Quantos anos João Batista é mais velho que Jesus? Onde temos essa informação na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gostaria de saber quanto tempo João Batista é mais velho do que Jesus. Eu li as histórias, mas confesso que não consegui tirar uma conclusão clara. Alguns dizem que João era 6 meses mais velho que Jesus, outros, que era 3 meses, mas onde se encontra essa informação na Bíblia?

Caro leitor, as informações sobre idades na Bíblia nem sempre são tão claras. Às vezes precisamos consultar diversos textos e fazer deduções e contas para chegarmos à uma conclusão.

E nem sempre ela é tão exata e precisa, pois, em muitos casos, a cultura judaica tinha o costume de arredondar datas. Vamos achar essa resposta agora?

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Quantos anos João Batista é mais velho que Jesus? 

(1) Quando analisamos as narrativas de Mateus, Marcos e João, observamos que eles não trazem muitos detalhes sobre o nascimento de João Batista que nos ajudem a determinar a questão das idades.

Sendo assim, o evangelho que traz maiores detalhes quanto ao nascimento de João e do próprio Jesus é o de Lucas. Comecemos a análise com a gravidez de Isabel, mãe de João Batista. Lucas narra o seguinte:

“Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo…” (Lucas 1:24).

A esposa de Zacarias engravidou, segundo a promessa feita pelo anjo (Lucas 1:11-23). O texto narra que ela se oculta por 5 meses.

(2) Observe o que diz os próximos versículos da narrativa: “No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré” (Lucas 1:26).

Lucas passa a narrar a comunicação do anjo sobre a gravidez de Maria, mãe de Jesus. Mas qual é esse “sexto mês” mencionado no texto?

Com base em Lucas 1:24 observamos que é o sexto mês da gravidez de Isabel, mãe de João Batista. O anjo diz a Maria que ela ficaria grávida de um menino pelo poder do Espírito Santo: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus” (Lucas 1:31). 

(3) Na sequência do diálogo do anjo Gabriel com Maria, observe o que ele diz sobre Isabel: “E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril” (Lucas 1:36).

O texto narra que Maria vai visitar Isabel e ali temos aquela linda passagem de Isabel narrando que João, ainda na barriga dela, estremece de alegria com a chegada de Maria (já grávida de Jesus).

Na sequência Lucas traz ainda mais uma informação importante para nossa conta: “Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa” (Lucas 1:56). Na sequência narra-se o nascimento de João (Lucas 1:57).

(4) Agora já temos elementos suficientes para realizarmos nossas contas e descobrir quanto tempo João Batista era mais velho do que Jesus. Maria ficou grávida quando Isabel estava com cerca de 6 meses de gestação.

Quando João Batista nasceu (No 9º mês de gestação), Maria estava no 3º mês de sua gestação (ou seja, faltavam 6 meses para dar à luz).

O texto não diz se a gravidez de Maria foi de 9 meses completos, apenas diz que se completaram os dias para dar à luz (Lucas 2:6). Sendo assim, iremos considerar uma gravidez de período completo, de cerca de 9 meses.

Então, concluímos que quando Jesus nasceu, João Batista tinha aproximadamente 6 meses de idade. Essa é a diferença aproximada de idade entre Jesus e João.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp