O que é o culto racional que Paulo disse que devemos prestar a Deus em Romanos 12:1?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de entender melhor o que Paulo quis ensinar quando disse que temos de prestar um culto racional a Deus. Paulo seria contra prestar cultos a Deus muito emotivos, emocionais, por exemplo? Como seria na prática esse culto racional, gostaria muito de entender.

Caro leitor, em Romanos 12:1-2 Paulo nos ensina o modo que devemos seguir para servirmos a Deus de uma forma que Ele se agrade conosco.

Dentre as várias lições que temos nesses dois versos, está a forma de culto que Paulo chamou de culto racional. Iremos entender em detalhes a seguir:

O que é o culto racional que Paulo disse que devemos prestar a Deus?

(1) O verso completo do ensino de Paulo diz o seguinte: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

Paulo faz um apelo, um chamado àqueles irmãos (Rogo-vos) para que se atentem (pelas misericórdias de Deus), ou seja, que tenham em mente o reconhecimento daquilo que Deus fez por eles.

Esse reconhecimento deve gerar uma ação concreta. E essa ação é explicada por Paulo contendo uma atitude central muito importante: o sacrifício.

Da mesma forma que Cristo se sacrificou para nos trazer a vida eterna, espera-se que os servos de Cristo também tenham esse amor sacrificial em tudo que fazem. É a ideia de carregar a cruz ensinada por Jesus!

(2) Paulo explica como é esse sacrifício. Primeiro ele é uma apresentação do corpo a Deus (Apresenteis o vosso corpo…). Isso requer consagração, que é quando nos “separamos” de forma especial para agradar a Deus.

É uma escolha de honrar a Deus através do corpo. Através do corpo podemos “honrar” o pecado, fazendo suas vontades.

Mas Paulo fala aqui de alguém que se sacrifica para honrar a Deus, para ser um servo consagrado ao Senhor. Não temos aqui a ideia de “culto” dentro de uma igreja somente, mas a vida como um todo sendo um culto. Cristo apresentou-se diante de Deus como Servo consagrado para se sacrificar por nós.

O servo de Cristo também, agora, conhecendo a fundo o Senhor Jesus, apresenta-se para viver consagrado e honrando a Deus, mesmo tendo de enfrentar sacrifícios para isso (luta contra o pecado).

(3) Na continuação de como é esse sacrifício, Paulo revela três qualidades presentes nele, a saber, (1) vivo, (2) santo e  (3) agradável a Deus.

Vivo nos indica um sacrifício vigoroso, ou seja, com desejo, com força, algo que fazemos de todo o coração a Deus. Santo indica um sacrifício especial, consagrado, separado especialmente para Deus.

Nós o fazemos por escolha, por amor. Agradável nos indica algo que fazemos com aceitação, boa vontade, amor e não como que obrigados, com fingimento.

Como podemos observar, temos aqui Deus esperando de nós uma resposta extremamente positiva, com todo o nosso ser respondendo a Sua grandiosa misericórdia derramada em nosso favor.

A tudo isso Paulo dá o nome de culto racional: “…que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

(4) Note que não temos nesse texto nenhum foco em uma luta do racional contra o emocional como alguns por muitas vezes confundem nesse texto. Paulo não é contra sermos pessoas emocionais!

Paulo está falando do nosso ser como um todo. Em Romanos 12:1 ele falou do corpo, em Romanos 12:2 ele fala da “renovação da vossa mente”, o que mostra que Paulo quer indicar uma transformação completa da pessoa, física e espiritual (com emoções e a razão debaixo do domínio do Senhor).

Todo o nosso ser deve estar envolvido em honrar a Deus em todo momento, em todas as situações, com esforço sacrificial quando for necessário!

E para fazer isso nesse corpo do pecado e nesse mundo caído, teremos que optar racionalmente em fazer sacrifícios para agradar a Deus. Esse é o culto racional que prestamos a Ele todos os dias, em todas as ocasiões!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp