Os cristãos vão julgar os ímpios e os anjos? Como isso é possível?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu li na Bíblia (Em 1 Coríntios 6.3) que os santos vão julgar o mundo e também os anjos. Eu gostaria de entender melhor isso, pois a Bíblia nos ensina a não julgar e nesse texto Paulo diz que iremos julgar. Além disso, a Bíblia diz que todos serão julgados, então nós também seremos julgados por Deus. Como funciona isso? Como teremos poder de julgar anjos?

Cara leitora, primeiro é importante esclarecer que em sua dúvida existe um erro no que se refere a Bíblia nos proibir de julgar. Não existe essa proibição na Bíblia.

O que é proibido é o julgamento hipócrita e condenatório. Veja mais sobre esse tema aqui neste estudo: a Bíblia nos proíbe de julgar?

Com referência a questão dos crentes (santos) julgarem o mundo e os anjos, vejamos os detalhes que nos ajudarão a entender com profundidade essa questão:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Os cristãos vão julgar os ímpios e os anjos?

(1) Paulo está repreendendo a igreja de Corinto, pois ela estava levando questões da igreja (desentendimentos entre irmãos da comunidade) para serem resolvidas pela justiça “do mundo”, ou seja, diante de ímpios:

“Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos?” (1 Coríntios 6:1).

Paulo via isso como uma grande derrota e mau testemunho perante o mundo, além, claro, de demonstrar imaturidade dessa igreja, que não estava sendo capaz de resolver seus problemas com base nos ensinos de Cristo sobre perdão, reconciliação e outros deveres cristãos de uns para com os outros.

(2) Dentro desse contexto Paulo revela a eles o seguinte: “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?” (1 Coríntios 6:2).

Esse texto faz surgir a seguinte pergunta: em que sentido os santos (crentes fieis) irão julgar o mundo? Sabemos que por nós mesmos não temos qualquer condição de nos colocar na posição de juízes, antes, somente somos perdoados de nossos próprios pecados por causa de Cristo.

Logo, a fala de Paulo parece nos levar na direção de nossa identificação com Cristo. Quando Cristo voltar estaremos como Ele, ou seja, participaremos com Ele do grande julgamento, pois estaremos na posição de perdoados, de justificados.

(3) Na sequência Paulo ainda revela um pouco mais sobre esse julgamento: “Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!” (1 Coríntios 6:3).

O ponto que Paulo quer destacar é que os crentes estão unidos ao grande juiz de todas as coisas. Observe que a Bíblia também cita que haverá o julgamento de anjos:

“e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia” (Judas 1:6).

Assim, podemos concluir que Paulo tinha em mente que os crentes, unidos com Cristo, participarão com Ele desse grande julgamento no último Dia. Claro, não por méritos deles próprios, mas pelos méritos de Cristo.

Os crentes não serão os juízes que conduzirão tudo isso, mas estarão com o juiz de todas as coisas!

(4) Tudo isso deveria levar a igreja de Corinto (e nós) a entender que nossa união com Cristo nos dá capacidade de resolver as demandas (bem menores) que ocorrem nesse mundo.

Para Paulo era uma completa derrota que pessoas da igreja recorressem a justiça humana com questões que poderiam ser resolvidas por crentes maduros que estavam unidos com Cristo, o grande juiz.

Paulo chega a declarar que o mau testemunho era tão grande que era preferível aceitar o dano do que levar questões perante incrédulos:

“O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?” (1 Coríntios 6:7).

Ou seja, como igreja de Cristo, seria melhor aceitar uma injustiça contra si mesmo para que o nome de Deus não fosse desonrado entre os ímpios!

O chamado de Paulo é para que cada crente assuma seu lugar no reino de Deus e, desde já, pratique as boas obras que esse reino exige, pois a união dos crentes com Cristo não é algo pequeno, não é algo imprestável, antes, é algo que exige de nós a santificação de todos os nossos atos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp