Por que Deus mandou Gideão escolher 300 homens que lamberam a água?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Achei algo bem curioso na história de Gideão: Deus mandou que ele observasse como os homens do exército bebiam a água e mandou ele escolher apenas os que lamberam a água. Qual o significado disso? O que havia de tão especial nos homens beberem a água dessa forma?

Caro leitor, alguns textos bíblicos são realmente muito curiosos e o significado deles está ligado ao contexto do que Deus queria que as pessoas aprendessem e fizessem.

O texto que você mencionou é este aqui: “Então, disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar” (Juízes 7:7).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus mandou escolher os que lamberam a água? (contexto)

(1) Deus levantou Gideão para ser um juiz de Israel (um libertador militar) que liderou o povo contra os inimigos que os afligiam. Nessa época, o povo que trazia maiores dores a Israel eram os midianitas:

“Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir” (Juízes 6:5).

É bom lembrar que tudo isso estava acontecendo porque Israel abandonou a aliança com o Senhor. No entanto, nesse momento de aflição, o povo se arrepende e clama a Deus por ajuda (Juízes 6:7).

(2) Gideão é chamado por Deus e agrupa uma grande quantidade de guerreiros do povo para lutarem contra os midianitas:

“Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré” (Juízes 7:1).

Aos olhos humanos, quanto maior o exército, mais bem preparado, mais forte e com mais armas, mais confiança tem de que conseguirá prevalecer contra o adversário!

Porém, Deus quer mostrar a Gideão e ao povo que eles seriam libertados, não por força de exército, mas pelas mãos do próprio Deus.

Esse é o motivo principal de Deus escolher apenas aqueles 300 homens para que fossem à batalha. Humanamente não venceriam, não tinham chance! Mas com Deus guerreando por eles, venceriam.

Agora chegou a hora de entender: por que os que lamberam a água foram escolhidos para a batalha? Qual foi o objetivo de Deus ali?

(3) Algumas hipóteses são levantadas para responder a essa questão, já que o texto, de forma objetiva, não explica isso em detalhes. Mas o contexto e o conhecimento da cultura nos ajudará a desvendar essas possibilidades.

(a) Os mais atentos pegaram água com as mãos e trouxeram à boca (lamberam):

É importante compreender que quando o texto cita que lamberam água não está dizendo que eles se abaixaram e lamberam diretamente na fonte.

Se fosse isso, eles estariam no outro grupo que se abaixou para beber. Portanto, aqui temos um detalhe importante a ser observado.

O texto aponta que eles pegaram a água com as mãos e trouxeram à boca, o que pode indicar uma atitude de vigilância, de atenção, o que demonstraria, então, que esses 300 eram os melhores homens, mais bem preparados:

“Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água” (Juízes 7:6).

(b) Os mais medrosos pegaram a água com as mãos e trouxeram à boca (lamberam):

Esse ponto de vista analisa todo o acontecimento de uma ótica diferente. Deus queria escolher os piores homens, os que eram mais medrosos, para que ficasse claro que Ele, o Senhor, é quem estava dando a vitória.

Dentro desse ponto de vista, os 300 que pegaram a água com as mãos e levaram à boca estavam tão desesperados e estressados que não conseguiam nem mesmo relaxar e beber água de forma habitual (se abaixando e bebendo).

Sendo assim, seriam os mais fracos na ótica humana e, dentro do objetivo de Deus, foram os escolhidos para esse livramento.

Minha opinião sobre os que lamberam a água

(4) A primeira interpretação faz mais sentido a meu ver. Os mais medrosos já haviam ido embora um tempo antes:

“Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram” (Juízes 7:3)

Se o objetivo de Deus fosse usar os mais medrosos, teria usado alguns desses. Além disso, aqueles 300 escolhidos demonstraram grande garra e firmeza na batalha, o que não combina muito com medrosos e desesperados:

“Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados mas ainda perseguindo” (Juízes 8:4).

Para mim fica claro que foi a quantidade de homens o fator usado por Deus para demonstrar que Ele, o Senhor, é quem os estava libertando.

Ninguém ousaria (humanamente falando) despedir a maior parte de seu exército e ir para a batalha só com 300 homens!

Isso só foi feito porque havia a certeza absoluta (fé) de que Deus os estava liberando de forma poderosa e já havia dado a eles a vitória!

De qualquer forma, o modo como Deus quis separar esses guerreiros foi com essa forma diferente de beber água, o que demonstra uma soberania de Deus sobre todos os acontecimentos! Tudo está no controle Dele!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp