Se existia só Adão, Eva, Caim e Abel, de onde apareceu a mulher de Caim?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de entender de onde surgiu a mulher com quem Caim se casou. Lendo o texto percebo que só existiam Adão, Eva, Caim e Abel. Essa mulher teria sido criada por Deus de forma sobrenatural para Caim? Ou ela faz parte de outros seres humanos que Deus criou sem virem de Adão e Eva? Como podemos explicar essa aparente contradição logo no começo da Bíblia?

Caro leitor, devemos entender primeiramente que não temos qualquer contradição no começo da Bíblia. O que ocorre é que precisamos estudar e não apenas ler a Bíblia.

E esse estudo deve ser sempre amplo, olhando contextos e detalhes que fazem toda diferença para entender questões como essa. Vamos fazer isso juntos para aprendermos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Se existia só Adão, Eva, Caim e Abel, de onde apareceu a mulher de Caim?

(1) A primeira observação a ser feira é sobre as genealogias. Temos várias genealogias em Gênesis e devemos compreender que elas não são completas. O que isso significa?

Significa que não são listados todos os filhos nelas. Geralmente são listados os homens (primogênitos) e também algum personagem que tem alguma relevância para a história.

Mulheres são citações raras nas genealogias, claro, pois estamos falando inicialmente de uma sociedade no modelo patriarcal. Vejamos um texto: “Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas” (Gênesis 5:4).

Observe nesse destaque que filhos e filhas que Adão teve não foram listados nome por nome. Quantos foram? Quantos homens? Quantas mulheres? Não sabemos! Mas é fato que existiram pessoas além dos personagens citados por nome!

(2) Falemos agora sobre Caim. Depois que matou seu irmão Abel e recebeu a punição de Deus, é dito sobre ele que se retirou da presença de Deus, foi habitar na região de Node, ao oriente do Éden (Gênesis 4:16), casou-se e teve um filho:

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho” (Gênesis 4:17).

Aqui temos a maioria das dúvidas dos leitores: que mulher é essa? De onde ela veio? Aqui também entra a maioria das interpretações absurdas: Deus criou outra mulher por meios sobrenaturais, dizem alguns.

Deus fez outro homem e mulher antes de Adão e Eva (Em Gênesis 1) que gerou esse povo de onde urgiu essa mulher, dizem outros… e por aí vão surgindo interpretações absurdas que não têm embasamento bíblico.

Mas qual seria a resposta lógica, então?

(3) A resposta sobre a esposa de Caim mora nos detalhes do texto que nos é revelado. Analisemos agora com o cuidado necessário as informações que o texto nos dá e vejamos como tudo fica claro:

(i) As genealogias (como já vimos) não citam todos os nomes de todos os filhos, por isso, você não vai achar o nome da mulher de Caim ali nas genealogias;

(ii) Depois da citação do nascimento de Caim e Abel (Gênesis 4:1-2) observe que eles, na mesma sequência de versos, já são citados adultos e com profissão inclusive (Gênesis 4:2).

O que aconteceu no tempo entre o nascimento deles e o crescimento deles? Aqui já concluímos que se passou um bom tempo entre o nascimento deles e terem se tornado adultos.

(iii) Evidentemente que  já conseguimos concluir que Adão e Eva não tiveram apenas Caim e Abel e pararam de ter filhos até que eles ficassem adultos! Isso seria pouco provável!

Enquanto Caim e Abel foram crescendo, Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (não citados nome por nome nas genealogias). Esses filhos e filhas foram crescendo também, formando um pequeno povo.

(iv) É exatamente daqui que vem a esposa de Caim, e também é desse pequeno povo que Caim sente receio de receber a vingança pelo ato dele. Veja:

“Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará” (Gênesis 4:14).

Quem poderia se encontrar com Caim para matá-lo? Se houvesse apenas Adão e Eva (já que Abel estava morto), por que Caim falaria isso?

Fica cristalino que já havia um pequeno povo formado ali, que poderia trazer vingança a ele e do qual ele conseguiu achar uma esposa em algum momento posterior.

(4) Dessa forma, podemos ver que a esposa de Caim não foi outra mulher criada por Deus, mas foi uma mulher nascida pelos meios naturais estabelecidos por Deus a partir de Adão e Eva e filhos e filhas que geraram.

Não foi também uma mulher vinda de outro casal criado antes de Adão e Eva. Aliás, já expliquei aqui neste estudo sobre esse erro de interpretação: Por que existe o relato de duas criações do homem na Bíblia? Ele foi criado duas vezes?

Apesar dos relatos bem resumidos, vimos em nosso estudo de onde veio a mulher de Caim de forma clara na Bíblia, mostrando que não temos contradições ou erros ali!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp