O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade?

A boa notícia é que se você precisa de uma ajuda para estudar e entender a Bíblia, eu quero me apresentar para você: Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo no seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Quer saber mais como melhorar seu entendimento da Palavra de Deus? QUERO SABER MAIS…

Você pergunta: Por que foi dito sobre Jesus que Ele não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega? Não consegui entender nada do significado disso. Gostaria muito de entender melhor essas duas expressões e o que elas significam sobre Jesus e também para nós nos dias de hoje.

Caro leitor, essas duas expressões, apesar de não serem muito usadas nos dias de hoje, falam sobre verdades muito preciosas sobre a forma de Jesus tratar as pessoas, coisas preciosas que iremos aprender a partir de agora.

O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

(1) Essas duas expressões aparecem no Antigo Testamento, no livro do profeta Isaías: “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito” (Isaías 42:3).

Isaías está profetizando sobre um “servo” do Senhor especial que seria enviado por Deus (Isaías 42:1). Esse Servo teria atitudes muito especiais quando estivesse realizando a missão do Senhor. Iremos analisá-las daqui a pouco.

(2) Esse texto de Isaías é então apontado pelo evangelista Mateus como o cumprimento de atitudes que Jesus Cristo teve, dando a Ele, portanto, a identificação como sendo esse Servo citado em Isaías.

Jesus fez muitas curas poderosas (Mateus 12:15), mas não desejava que as pessoas o expusessem à publicidade por conta disso (Mateus 12:16).

Mateus viu essas atitudes de Jesus e o identificou como o Servo de Isaías 42 (Mateus 12:17-21). Agora que situamos os contextos, vamos aprender o que significa não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega.

Não esmagará a cana quebrada

(3) A cana é uma planta, possivelmente aquática, também conhecida como junco. Para melhor visualização, imagine algo parecido com a nossa conhecida “cana-de-açúcar”, ou seja, uma planta com uma haste fina e vertical que nasce em moitas. A fala de Isaías usa essa planta como comparação.

A comparação é de uma cana quebrada (rachada). Ou seja, a cana já está gravemente comprometida, frágil, tombando por conta de uma rachadura.

A ideia aqui é que esse Servo de Deus que seria enviado não iria acabar de destruir uma “cana” (pessoa) que já estava gravemente ferida (quebrada).

É bem possível que esteja falando de um pecador contrito, ou seja, de um pecador arrependido, quebrado pelos seus pecados. Jesus não iria esmagá-lo, antes, acudi-lo com misericórdia.

Não apagará a torcida que fumega

(4) A torcida mencionada no texto seria o que conhecemos hoje como o pavio de uma lamparina. Era a parte onde a chama ficava queimando.

A torcida que fumega, então, é um pavio que está quase apagado, que está dando uma pequena luz, uma chama bem fraquinha.

Novamente a ideia que temos aqui é que este Servo (Jesus) trataria os mais fracos com justiça, mesmo aqueles que tem “pouco brilho” como um pavio quase apagado.

É uma linda comparação sobre a misericórdia e graça do Messias sobre a vida dos pecadores arrependidos e dos mais fracos da sociedade, trabalhando na vida deles de forma misericordiosa, bem diferente do tratamento que recebem da sociedade, tratamento este de opressão, exploração e outros.

A sociedade quer esmagar o quebrado, apagar o que está quase sem chama, mas Jesus veio fazer o contrário disso: levantar o caído e transformar aqueles que estão sem luz em luz do mundo!

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Acesse aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão