O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Por que foi dito sobre Jesus que Ele não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega? Não consegui entender nada do significado disso. Gostaria muito de entender melhor essas duas expressões e o que elas significam sobre Jesus e também para nós nos dias de hoje.

Caro leitor, essas duas expressões, apesar de não serem muito usadas nos dias de hoje, falam sobre verdades muito preciosas sobre a forma de Jesus tratar as pessoas, coisas preciosas que iremos aprender a partir de agora.

O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

(1) Essas duas expressões aparecem no Antigo Testamento, no livro do profeta Isaías: “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito” (Isaías 42:3).

Isaías está profetizando sobre um “servo” do Senhor especial que seria enviado por Deus (Isaías 42:1). Esse Servo teria atitudes muito especiais quando estivesse realizando a missão do Senhor. Iremos analisá-las daqui a pouco.

(2) Esse texto de Isaías é então apontado pelo evangelista Mateus como o cumprimento de atitudes que Jesus Cristo teve, dando a Ele, portanto, a identificação como sendo esse Servo citado em Isaías.

Jesus fez muitas curas poderosas (Mateus 12:15), mas não desejava que as pessoas o expusessem à publicidade por conta disso (Mateus 12:16).

Mateus viu essas atitudes de Jesus e o identificou como o Servo de Isaías 42 (Mateus 12:17-21). Agora que situamos os contextos, vamos aprender o que significa não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega.

Não esmagará a cana quebrada

(3) A cana é uma planta, possivelmente aquática, também conhecida como junco. Para melhor visualização, imagine algo parecido com a nossa conhecida “cana-de-açúcar”, ou seja, uma planta com uma haste fina e vertical que nasce em moitas. A fala de Isaías usa essa planta como comparação.

A comparação é de uma cana quebrada (rachada). Ou seja, a cana já está gravemente comprometida, frágil, tombando por conta de uma rachadura.

A ideia aqui é que esse Servo de Deus que seria enviado não iria acabar de destruir uma “cana” (pessoa) que já estava gravemente ferida (quebrada).

É bem possível que esteja falando de um pecador contrito, ou seja, de um pecador arrependido, quebrado pelos seus pecados. Jesus não iria esmagá-lo, antes, acudi-lo com misericórdia.

Não apagará a torcida que fumega

(4) A torcida mencionada no texto seria o que conhecemos hoje como o pavio de uma lamparina. Era a parte onde a chama ficava queimando.

A torcida que fumega, então, é um pavio que está quase apagado, que está dando uma pequena luz, uma chama bem fraquinha.

Novamente a ideia que temos aqui é que este Servo (Jesus) trataria os mais fracos com justiça, mesmo aqueles que tem “pouco brilho” como um pavio quase apagado.

É uma linda comparação sobre a misericórdia e graça do Messias sobre a vida dos pecadores arrependidos e dos mais fracos da sociedade, trabalhando na vida deles de forma misericordiosa, bem diferente do tratamento que recebem da sociedade, tratamento este de opressão, exploração e outros.

A sociedade quer esmagar o quebrado, apagar o que está quase sem chama, mas Jesus veio fazer o contrário disso: levantar o caído e transformar aqueles que estão sem luz em luz do mundo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp