O significado profético de Gogue e Magogue na Bíblia e hoje em dia!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: O livro de Apocalipse e também o profeta Ezequiel fala de uma batalha entre o povo de Deus e Gogue e Magogue. Esses dois são duas pessoas que representam o Maligno? Ou são nações malignas? Não entendo muito bem essa linguagem figurada de Apocalipse. Pode me ajudar a compreender sobre o que o texto está falando?

Caro leitor, para entender a que se refere Gogue e Magogue, precisamos voltar ao primeiro livro da Bíblia, a Gênesis, para entender de onde vem esses nomes.

“Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras” (Gênesis 10:2).

Observe que aqui, Magogue é uma pessoa, é um dos filhos de Jafé, que era filho de Noé. Esse texto mostra que ele foi cabeça de uma nação que se originou dele.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Pulando para o texto profético de Ezequiel, podemos observar que esse povo, juntamente com um tipo de líder (princípe) chamado Gogue, se levantariam contra o povo de Deus:

“Filho do homem, volve o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal; profetiza contra ele” (Ezequiel 38:2).

Observe que ele cita aqui “Meseque e Tubal”, também descendentes de Jafé, descritos em Gênesis 10:2. Ou seja, a ideia aqui é de povos não judeus, inimigos do povo de Deus. Gogue é descrito como o líder desses povos.

Eles se levantariam, segundo a profecia, contra o povo de Deus nos últimos dias, por ordem do próprio Senhor, que vai triunfar contra eles:

“e subirás contra o meu povo de Israel, como nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias, hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, perante elas” (Ezequiel 38:16).

Observe que Ezequiel profetiza uma fúria dos povos pagãos contra o povo de Deus, porém, a fúria do Senhor seria maior e destrutiva para eles:

“Chamarei contra Gogue a espada em todos os meus montes, diz o SENHOR Deus; a espada de cada um se voltará contra o seu próximo” (Ezequiel 38:21).

Todo o capítulo de Ezequiel 39 também é dedicado a mostrar a fúria dessas pessoas (Magogue) lideradas por esse Gogue (veremos a seguir quem ele é), porém, o Senhor os vencerá poderosamente e definitivamente.

Note que interessante como temos aqui, neste final de capítulo, um paralelo com o Espírito Santo, derramado sobre a igreja de Cristo:

“Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o SENHOR Deus” (Ezequiel 39:29).

A profecia se dará, então, no tempo após Cristo, quando o Espírito Santo estaria na terra, como ocorreu após a morte de Cristo e permanece ainda hoje!

Apocalipse 20 nos relata a mesma profecia, o que a coloca em termos de data, de fato, nos últimos dias anteriores à segunda vinda de Cristo. Logo após relatar os mil anos em que Satanás está preso, veremos que haverá grande ação do diabo nas nações:

“Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão” (Apocalipse 20:7).

A ação do diabo em influenciar povos em toda a Terra e inflamá-los contra o Senhor Deus é relacionada com Gogue e Magogue:

“e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar” (Apocalipse 20:8).

Veja que aqui temos muita luz na compreensão da profecia. Gogue são líderes malignos influenciados pelo diabo. É possível que aqui tenhamos um líder mundial que seja mais proeminente e esteja a frente dos outros!

Magogue são todas as nações, de toda a terra (quatro cantos), que se levantam, confiando em seu poder humano, para resistir ao povo de Deus e ao próprio Senhor Jesus!

“Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu” (Apocalipse 20:9).

Temos aqui a última tentativa do Maligno (Gogue), junto com os seus servos (Magogue), de frustrar os planos de Deus. No entanto, observe que assim como profetiza Ezequiel, aqui também, essas nações terão um fim brusco e humilhante. Temos uma intervenção de Deus com fogo, o que indica juízo e condenação deles!

Finaliza-se o poder que Satanás ainda tinha. Ele é derrotado totalmente e plenamente, assim como todos os que o seguem:

“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 20:10).

Segue-se o grande julgamento, o juízo final, público, do qual ninguém pode escapar:

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros” (Apocalipse 20:12).

Sendo assim, em um contexto geral, Gogue representa Satanás agindo através de um ou mais líderes malignos que se levantam contra o Senhor e Seus servos. Magogue são povos de toda a terra, inimigos do povo de Deus, que ouvem a palavra do seu líder e se apressam em perseguir o povo do Senhor e o próprio Senhor.

Gogue e Magogue são a Rússia, a China e Turquia?

Muitos tentam “adivinhar” quais seriam essas nações nos tempos modernos, naquele tempo do fim. Alguns já tentaram relacioná-las com a Rússia e a Turquia e até China, por exemplo.

Porém, o texto bíblico não nos dá elementos suficientes para fazer essa correspondência, até porque não sabemos de forma exata quais nações estarão de pé nesses tempos do fim.

O que me parece favorecer como melhor interpretação o fato de que nações pagãs diversas (de todos os quatro cantos da terra) se levantarão unidas contra o povo de Deus, sob as ordens de Satanás, que irá arrebanhar líderes (provavelmente um deles mais poderoso) para perseguir e tentar frustrar os planos de Deus, o que, claro, não conseguirá!

O que sabemos é que esse levante será tão grande e a derrota deles tão forte que saberemos de forma exata quando acontecer!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp