O que significa “últimos dias” na Bíblia? Por que esses dias demoram tanto?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu percebo que em muitos relatos bíblicos os escritores usaram a expressão “últimos dias” para falar do final dos tempos, da volta de Jesus, porém, esses últimos dias que eles citaram não chegaram ainda. Gostaria de compreender por que eles usaram essa expressão de algo que parece que iria acontecer logo, mas que, na realidade, ainda nem chegou, mesmo depois de quase dois mil anos passados.

Cara leitora, os autores bíblicos tinham de fato esse desejo grandioso de ver o retorno de Cristo acontecendo, uma ansiedade positiva de que acontecesse o mais rápido possível.

Por isso, precisamos compreender as expressões que usaram, o significado delas e o que elas apontavam, da perspectiva de Deus e da perspectiva que os autores bíblicos tinham desse evento. Vamos ver tudo isso agora?

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

O que significa “últimos dias” na Bíblia?

(1) Vamos começar analisando uma dessas expressões: “tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3:3-4).

Observe que nesse texto temos exatamente um tipo de questionamento feito por escarnecedores de que esse “dia da vinda de Cristo” era uma promessa vazia, pois tudo permanecia como sempre foi e Cristo não voltava.

Uma geração de pessoas estava morrendo (dormiram) e nada de Jesus retornar! Vemos que questionamentos assim sempre fizeram parte da história.

(2) A questão de querer saber (ou tentar adivinhar) de forma exata o dia da volta de Cristo é um erro clássico de interpretação das palavras de Deus! Note que até mesmo os discípulos de Cristo “caíram” nele e foram orientados pelo Mestre:

“Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (Atos 1:7).

Ou seja, o homem não terá esse conhecimento sobre o tempo exato em que Jesus retornará.

Mas aí ficam algumas questões intrigantes: por que os autores bíblicos relataram tantas coisas que iriam ocorrer nos “últimos dias” e esses “últimos dias” não chegaram até hoje? Será que se enganaram em algo?

(3) A resposta está no significado da expressão “últimos dias”. É claro que existia no coração dos servos de Deus daquela época um desejo profundo de ver uma volta rápida do Mestre.

Isso está explícito nos escritos! Porém, o significado exato de “últimos dias” é o tempo entre a finalização do ministério de Cristo (vindo em carne) e o seu retorno, sua segunda vinda.

Os apóstolos consideravam esse período como sendo esses tempos finais. Desejavam que terminassem logo, porém, deixaram claro que não sabiam a data.

Observe, por exemplo, esse uso de “últimos dias” em Atos 2:17, na profecia citada, que consta em Joel 2:28, sobre o derramamento do Espírito Santo (ali no pentecostes), que é citado como um acontecimento dos “últimos dias”, pois ocorreu exatamente nesse período entre a morte de Cristo e seu retorno ainda aguardado:

“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos” (Atos 2:17). 

(4) A Bíblia também usa outras expressões parecidas como “últimos tempos” (1 Timóteo 4:1), o “fim de todas as coisas” (1 Pedro 4:7), o “fim dos tempos” (1 Pedro 1:20).

Depois de ensinados pelo Mestre, os discípulos não ficaram mais preocupados com datas, com saber de forma totalmente exata tudo que iria ocorrer e nem quando.

O que desejavam era que a volta de Cristo ocorresse (logo). Observavam os sinais que o Mestre mesmo ensinou (como em Mateus 24) e que essa segunda vinda viria de surpresa, como o ladrão (2 Pedro 3:10).

Isso era tudo que precisavam saber e hoje é tudo que precisamos também, pois Ele virá e vivemos o tempo dos “últimos dias”; agora, porém, ainda mais próximos da Sua vinda do que nossos irmãos que viveram em épocas passadas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp