O que era esse Espírito que Deus tirou de Moisés e deu a setenta homens?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em uma ocasião, enquanto o povo de Israel andava pelo deserto, temos uma passagem onde Deus diz que tiraria do Espírito que estava em Moisés e colocaria sobre algumas outras pessoas. Gostaria de entender o que significa tirar do Espírito que estava em Moisés. É possível dividir o Espírito de Deus?

Caro leitor, o povo estava de caminho até a terra prometida, sendo provado em meio ao deserto, quando surgiu uma grande vontade de comer carne (Números 11:4).

O povo teve saudades das comidas que comiam no Egito e começou a murmurar contra Deus e contra o Maná que Deus dava a eles diariamente como alimento (Números 11:5-9).

Na sequência iremos analisar o descontentamento de Moisés que provocou a iniciativa de Deus de arrumar ajudantes para ele.

Inscreva-se em nosso canal: http://youtube.com/c/AndréSanchez

Como Deus tirou do Espírito que estava em Moisés e deu a outros?

(1) Quando Moisés ouve o povo chorar e vê a ira de Deus se acendendo contra eles, não acha uma situação correta: “Então, Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés” (Números 11:10).

Moisés, de forma muito clara, sente o peso do seu trabalho, todo o estresse que lhe causava e “descarrega” suas frustrações contra Deus: “Disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo?” (Números 11:11).

Aqui vemos o sentimento de Moisés sobre o grande peso do ministério que estava sobre ele. Ele, então, finaliza: “Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais” (Números 11:14). 

(2) Deus, mostrando misericórdia, compreende as palavras de Moisés (ainda que elas estejam bastante exageradas por causa da grande emoção contida nelas) e ajuda Moisés a resolver o problema com uma solução de compartilhamento desse ministério (serviço):

“Disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos e superintendentes do povo; e os trarás perante a tenda da congregação, para que assistam ali contigo” (Números 11:16).

Se Moisés estava achando muito pesado todo esse trabalho (como de fato era), Deus iria ajudá-lo a compartilhar responsabilidades a fim de aliviar a carga de tão grande trabalho. Como Deus fez isso?

(3) Deus orientou a Moisés: “Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente” (Números 11:17).

Não podemos tomar a frase “tirarei do Espírito que está sobre ti” em termos matemáticos, como se o Espírito de Deus pudesse ser diminuído, dividido em sua grandeza, ou seja, como se Moisés agora tivesse uns 30% do Espírito e os outros setenta homens tivessem os outros 70%.

O mesmo e poderoso Espírito de Deus iria continuar agindo em Moisés de forma plena (100%) como também, agora, nos setenta escolhidos para ajudar na administração deste ministério que Deus deu a eles (100% também).

Então, o foco aqui é na capacitação do Espírito Santo na vida desses líderes através de dons para trabalhos específicos que iriam colaborar com a missão de Moisés.

Assim como o Espírito capacitava Moisés, agora capacitaria também esses setenta homens de formas especiais para a realização do trabalho.

(4) Deus iria descer ali (o que nos indica uma teofania – uma manifestação visível de Deus) e iria equipar esses setenta homens para parte do trabalho (que antes era feito por Moisés).

Responsabilidades iam ser tiradas de Moisés e colocadas sobre eles. E todo esse trabalho seria feito através da ação do Espírito de Deus, que é quem equipa os crentes com dons para o trabalho na obra de Deus.

Sendo assim, temos aqui algo grande: um Deus que cuida de Seus servos, que os ajuda nas tarefas, que os capacita para a realização da missão dada.

Tirar do Espírito que estava em Moisés, então, foi um ato da graça de Deus, que viu em Moisés o cansaço excessivo de tão grande obra, e capacitou outros para cooperação mútua! Deus cuida de Seus servos e ouve a oração deles!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp