O que eram as torrentes do Neguebe e o que significam na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu já li em alguns trechos da Bíblia a respeito de um tal Neguebe. E nessa semana, ao ler o Salmos 126, me deparei ali com a expressão “torrentes do Neguebe”. Gostaria de entender melhor que é esse Neguebe e qual o significado dele e dessas torrentes dele na Bíblia e para nós hoje.

Caro leitor, a geografia bíblica é uma importante matéria que todo estudante da Bíblia deve ter em seus estudos diários, pois ela nos ajuda a compreender diversas narrativas da Bíblia que utilizam dessa geografia, tanto de forma direta, quanto de forma figurada, como é o caso do Salmos 126. Vamos aprender um pouco mais sobre isso:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que são as torrentes do Neguebe? Aspecto geográfico

(1) O Neguebe era o nome de uma região que ficava ao sul da terra de Canaã (Sul do reino de Judá). Era uma região conhecida pela sua sequidão, devido às poucas chuvas anuais que recebia.

O interessante é que, mesmo assim, era uma região habitada por grupos de pessoas que aprenderam a lidar com esse local. Na maioria do ano era um local seco.

Mas esse local tinha uma característica geográfica interessante: Quando chuvas volumosas caiam em determinadas regiões ao redor desse deserto, devido as inclinações de seu terreno, grandes rios (torrentes) apareciam em meio a essa sequidão.

Esses canais de água possibilitavam que os habitantes dessa região pudesse usufruir dessa água naquele momento e se preparar para o próximo período de seca.

Isso era visto como um milagre, ou seja, um rio correndo em meio a um deserto! Algo quase impensável!

Torrentes do Neguebe? Aspecto figurado

(2) Por exemplo, o salmos 126 usa a figura do Neguebe para falar sobre um momento especial do povo de Israel: “Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe” (Salmos 126:4).

Essa Salmo retrata a volta do povo de Deus (reino do Sul, Judá) do cativeiro babilônico. Deus levantou o Rei Ciro (rei dos Persas), que fez com que tivessem liberdade de voltar e reconstruir Jerusalém e suas vidas (Esdras 1).

Em meio à alegria da liberdade, a tristeza de ver tudo destruído e tão grande quantidade de trabalho a ser feito, fez com que o povo orasse a Deus.

A oração é pela restauração de sua “sorte”, ou seja, que Deus trouxesse-os novamente a uma vida de bênção, que eles haviam perdido por causa de seus pecados.

(3) As torrentes do Neguebe usadas aqui de forma figurada representam exatamente essa bênção de Deus sendo derramada de forma abundante em meio a sequidão da escravidão que eles passaram e que agora tinha acabado.

No Neguebe geográfico as torrentes traziam vida ao deserto. No Neguebe que simbolizava a dura vida do povo como escravos e agora como livres, eles buscavam que Deus derramasse Sua torrente de bênçãos de restauração, de força, de vitalidade para que conseguissem cumprir tão grande tarefa que tinham pela frente.

É por isso que dizem na sequência: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão” (Salmos 126:5). O trabalho inicial de restauração seria duro e difícil, porém, resultaria em alegria contagiante!

(4) Hoje o Neguebe geográfico ainda existe, está lá no mesmo lugar de sempre. A sequidão e as bênçãos das torrentes aparecem todo ano.

Em nossa vida, a sequidão do pecado, das provas, das dificuldades que enfrentamos também aparecem em muitos de nossos dias. Mas a figura do derramar das bênçãos de Deus também permanece sobre nós.

Ainda que nossa vida seja de lutas, Deus derrama rios de bênçãos que trazem alegria, conforto e vitória em nossas jornadas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp