O que significa fogo estranho na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Gostaria de compreender o que era o fogo estranho que a Bíblia menciona que Nadabe e Abiú levaram diante de Deus. Não podia levar qualquer tipo de fogo ali? Como funcionava isso, gostaria muito de entender essa questão de fogo estranho e fogo que não era estranho.

Caro leitor, sabemos que Arão, juntamente com seus quatro filhos (Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar) formaram o primeiro grupo de liderança sacerdotal no culto instituído por Deus a ser realizado no tabernáculo, sendo Arão o sumo sacerdote e seus filhos os sacerdotes que serviriam a Deus e ao povo ali.

Os sacerdotes deveriam cumprir regras dadas por Deus à risca, pois eram mediadores entre Deus e o povo. Ou seja, representantes do Senhor ali.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa fogo estranho na Bíblia?

(1) Logo após serem consagrados (Levítico 8), Arão e seus filhos começam seus trabalhos no tabernáculo do Senhor. Existiam diversas regras específicas sobre como deveriam ser feitos os sacrifícios e todo o culto realizado ali.

Algum tempo depois da consagração deles, observamos a narrativa de Levítico 10:1, que diz:

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara” (Levítico 10:1).

Na sequência temos a morte deles, quando um fogo arrasador sai ali daquele lugar e os mata queimados (Levítico 10:2). Mas o que era esse fogo estranho apresentado por eles e que causou tamanho furor em Deus?

(2) Não é tão simples sabermos os detalhes desse pecado de Nadabe e Abiú. Mas é possível levantarmos algumas hipóteses:

a) Os elementos usados estavam errados?

Observe que Levítico 10:1 cita “Cada um o seu incensário”, o que pode nos levar a entender que não usaram incensários do tabernáculo, ou seja, aqueles que estavam prescritos para serem usados, que haviam sido consagrados para tal uso.

Ainda temos a citação do “fogo estranho” na sequência. Seria esse fogo algum fogo não tirado do próprio altar do incenso como sugere Êxodo 30:1-9 e Levítico 16:12?

Ou seja, um fogo de uma fonte externa não permitido? Ao que parece os dois sacerdotes poderiam ter desobedecido esses critérios com relação aos elementos usados.

Observe o final do verso, que diz “o que lhes não ordenara”. O que fizeram estava contrário à ordem de Deus e existe a possibilidade de que os elementos usados estavam em desacordo com as instruções.

b) Os procedimentos adotados estavam errados?

Quando o texto diz que colocaram fogo estranho “perante a face do Senhor” parece nos indicar também erros quanto ao procedimento na realização da queima desse incenso nesses incensários.

O texto não indica maiores detalhes, mas é possível que também não havia da parte de Nadabe e Abiú respeito diante das ordens e procedimentos corretos a serem realizados naquele trabalho em específico.

c) Os procedimentos e elementos (ambos) estavam errados?

Se unirmos os dois pontos acima talvez cheguemos a uma postura realmente mais grave. Os dois sacerdotes poderiam, nessa interpretação, além de terem oferecido um fogo estranho, com incensários indevidos, ainda terem realizado algum “método próprio” de culto, em um afronte claro às prescrições de Deus (o que lhes não ordenara).

Isso explicaria a forte reação de Deus, com uma punição imediata com a morte deles.

(3) A pergunta que fica é: porque Nadabe e Abiú fizeram isso dessa forma, sabendo e vendo tudo que Deus já havia feito em meio ao povo de Israel?

A sequência do texto parece nos indicar um abuso de bebidas alcoólicas associado a tudo isso, pois as prescrições dadas por Deus em Levítico 10:8-11 diretamente a Arão e seus outros filhos falam desse tema:

“Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo” (Levítico 10:9-10).

Essa ordem de Deus logo após a morte de Nadabe e Abiú parece indicar que foi exatamente o fato de não fazerem diferença entre o que era santo (consagrado) ao Senhor e o que era profano (não apropriado para o culto) que os levou a cometer aquele grave erro de levar fogo estranho.

E tudo isso ocorreu pelo uso excessivo de bebida alcoólica, o que potencializou ainda mais a ira de Deus sobre eles!

(4) Por fim, alguns não veem nesse “levar fogo estranho” um erro tão grande para ser punido com a morte. Dessa forma, classificam Deus como muito severo e até exagerado em Suas punições no Antigo Testamento.

Para esse argumento escrevi um outro estudo que responde a seguinte dúvida: Por que Deus é tão “malvado” e “severo” no Antigo Testamento? (clique aqui para ler).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp