O que significava a palavra cristãos no passado? E hoje em dia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: quando os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos no passado o que isso significava na época deles? Essa palavra tem algum significado especial. E hoje em dia o que significa ser cristão? Significa a mesma coisa que antigamente ou temos mudanças com a modernidade das coisas?

Caro leitor, apesar de a palavra cristão ser muito usada hoje em dia para apontar certo grupo de pessoas que certas características, creio ser importante sabermos o real significado dela, tanto antigamente quando hoje em dia, para que saibamos quem são os verdadeiros cristãos segundo a Bíblia.

De onde surgiu o termo cristãos na Bíblia?

(1) Quando lemos a história dos evangelhos, da ressurreição de Jesus e do avivamento do pentecostes, observamos que a igreja de Cristo começa a surgir e avançar em diversas regiões (inclusive fora do território de Israel).

Nesse primeiro momento as pessoas eram identificadas como discípulos de Cristo, servos de Cristo e o grupo de liderança como apóstolos de Cristo.

Mas com o passar do tempo surgiu um termo comum que designava essas pessoas. Vejamos:

“tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26).

Por que foram chamados cristãos?

(2) O nome “cristãos” passa a ser usado para designar esse grupo de pessoas que agia de acordo com os ensinos de um tal Jesus de Nazaré, chamado de Cristo, ensinado primeiramente por aqueles que foram chamados por Cristo, os Seus apóstolos, e depois compartilhado por milhares de pessoas.

Essa palavra “cristãos” nos ajudará a entender bem porque eles foram chamados assim. Cristãos em grego é “Christianos”, uma palavra que deriva de “Christos”. Christianos significa “seguidor de Cristo”, “partidário de Cristo”, ou seja, seguidor do ungido, do Messias.

Inicialmente esse nome pode ter sido dado a eles como forma de zombaria, pois muitas pessoas que seguiam outros homens recebiam nomes parecidos como, por exemplo, os augustinianos que louvavam o imperador César Augusto ou os herodianos, que seguiam Herodes.

Inicialmente uma provável zombaria estaria por trás desse nome dado aos seguidores de Jesus.

(3) Esse nome não parece ter sido muito agradável aos cristãos inicialmente (provavelmente por causa do tom de zombaria com o qual era usado pelas pessoas), pois temos apenas três citações dele no Novo Testamento (Atos 11:26, Atos 26:28 e 1 Pedro 4:16).

No entanto, com o passar do tempo, já nos tempos além do Novo Testamento, temos esse nome sendo muito usado para designar esse grupo de homens e mulheres.

Como costumamos dizer o nome “pegou”. Não temos aqui um nome que indica apenas quem segue uma ideia, mas que mostra pessoas parecidas com quem seguem, Jesus, o Cristo, e que o amaram até a morte.

(4) Hoje em dia o nome cristãos é aplicado de uma forma geral para pessoas que creem ou simpatizam com Jesus Cristo.

Muitos usam o nome cristãos hoje apenas porque simpatizam com certas ideias e ensinos de Jesus, mas o nome na Bíblia designou pessoas que deram suas vidas a Cristo, que o seguiram até a morte, que foram perseguidos por causa do nome de Jesus, que não amaram a própria vida, mas a entregaram ao Senhor como sacrifício vivo, santo e agradável!

Esses são os verdadeiros cristãos de antigamente e devem ser os verdadeiros de hoje em dia! O que não se enquadra nisso são falsificações!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp