Os seres humanos são deuses! Por que o Salmos 82 diz que “sois deuses”?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de entender por que o Salmos 82 chama os seres humanos de deuses? Um pastor famoso já aplicou esse texto dizendo que todos nós somos “pequenos deuses”. Isso realmente está correto, já que tem outros textos que dizem que somos pó?

Caro leitor, comecemos relembrando o texto que você citou de Salmos: “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo” (Salmos 82:6).

A leitura isolada desse texto nos faz concluir: eu e você, que somos filhos do Altíssimo, somos deuses!

É claro que o ser humano não é um pequeno deus! Essa é uma interpretação equivocada e, obviamente, feita através do erro de isolar um texto sem considerar o contexto!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que não somos pequenos deuses?

(1) A Bíblia diz exatamente e de forma totalmente clara o que somos em nossa natureza caída:

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam” (Isaías 64:6).

É claro que isso não significa que não somos nada ou que não somos importantes para Deus. Mas temos que ter em mente o nosso lugar e o nosso lugar não é sermos “pequenos deuses”!

Mas como explicar a fala de Salmos 82, dizendo claramente a seres humanos, que “sois deuses”?

O contexto do Salmos 82

(2) O contexto explica de forma clara a questão! Primeiro precisamos entender para quem Deus está falando nesse Salmo. Vejamos:

“Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios?” (Salmos 82:2).

Deus está falando para juízes e governantes. Pessoas que tinham de fazer a justiça nesse mundo, mas torciam a verdade para favorecer o mal!

Tal comportamento era inaceitável! O juiz dos juízes, o Senhor Deus, se coloca no seu tribunal e explica a eles como deveria ser a postura reta e aceitável:

“Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado” (Salmos 82:3).

(3) Esses juízes tinham uma postura arrogante, altiva, que desagradava a Deus. Eles, que tinham poder em suas mãos, achavam que não dariam conta de seus atos maldosos a ninguém! Eles tinham todo o poder na terra!

Mas o Senhor relembra a eles quem eles, de fato, são: “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo” (Salmos 82:6).

A palavra deuses usada aqui, no hebraico é “’elohiym”. Ela é usada com o sentido de deuses, de Deus, porém, também significa governantes, juízes. O que define o significado é o contexto.

No caso desse Salmo fica evidente que o contexto é uma fala de Deus sobre juízes, pessoas que tinham poder de exercer justiça e governo. E essa autoridade, claro, foi dada pelo próprio Deus! Daí início da frase “eu disse…“. Deus os fez juízes! Deus deu poder a eles!

(4) Observe que depois de Deus dizer que, de fato, eles eram “’elohiym” (juízes, governantes nessa terra), eles se iludiram, achando que eram mais do que eram:

“Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir” (Salmos 82:7).

Deus relembra que eram homens! E que o poder humano iria acabar, que suas vidas e seu poder iria desaparecer. Eles não eram eternos e nem poderosos o bastante! Suas ações também seriam julgadas por um Juíz que estava acima deles!

O Salmo termina com um clamor para que o Juiz de toda a terra, o verdadeiro “’elohiym” faça justiça de forma plena e precisa:

“Levanta-te, ó Deus (’elohiym), julga a terra, pois a ti compete a herança de todas as nações” (Salmos 82:8).

(5) Sendo assim, percebe-se claramente que o verso não ensina que os homens são deuses, nem pequenos deuses!

Antes, temos uma crítica severa de Deus a juízes, pessoas que exercem poder na sociedade e o exercem de forma injusta e maligna!

Eles se acham grandes, mas são como Isaías disse “murcham como as folhas”. Todo seu orgulho maligno seria derrubado pelo Justo Juiz de toda a terra!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp