O que significa habitar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Eu amo estudar o Salmos 91, pois tem uma mensagem que realmente meche com meu coração. Mas gostaria de sua ajuda para entender com profundidade o que quer dizer no versículo um, quando ele diz habitar no esconderijo do altíssimo e descansar à sombra do onipotente? Quais as lições que esse trecho nos ensina?

Cara leitora, realmente o Salmos 91 é um dos mais amados da Bíblia, talvez um dos mais lidos. Ele traz algumas lições sobre nosso Deus protetor, sobre um tipo de relacionamento profundo que podemos ter com Ele, que nos inspira muito. Vamos entender juntos os ensinos do versículo um.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Habitar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente?

(1) O verso completo está assim na Bíblia: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91:1).

Chama a atenção que logo de início o salmista está falando de alguém, de uma pessoa: “o que habita…”. Essa pessoa é mencionada inicialmente realizando duas ações: ele é o que “habita” e o que “descansa”.

Ações importantes com relação a Deus. Habitar e descansar são duas coisas conhecidas de todos nós. Todos nós “moramos” em algum lugar.

Temos o nosso cantinho, um lugar onde nos sentimos seguros. Neste lugar passamos algum tempo descansando, nos recompondo das lutas da vida.

(2) O Salmo 91 explica que essa pessoa habita no “esconderijo do altíssimo”. Esconderijo tem aqui uma ideia de um “local secreto”. Além de ser um local secreto, o que já tem em si uma ideia de segurança, proteção de inimigos, também é associado ao “altíssimo”.

Sendo assim, essa primeira figura aponta para uma pessoa que tem em Deus a sua proteção. Ela vai em direção Dele (sempre), frequentemente vive em Sua presença poderosa, onde consegue encontrar proteção contra os inimigos e duras lutas da vida.

Essa pessoa goza da proteção do Senhor, pois é íntima Dele! Ela é recebida no “esconderijo”, pois Deus a conhece e a chama pelo nome!

(3) Na sequência o salmista fala de descanso. A ideia da palavra descansar aqui é repousar, dar uma parada, hospedar-se. É quando se cessam as atividades para a recuperação.

Sombra aqui nos lembra aqueles lugares de onde se protege dos raios solares para recobrar as forças. Quem projeta essa sombra é o “onipotente” (aquele que pode todas as coisas).

Aqui temos ideia de proximidade com Deus e confiança em Seu poder. O salmista fica tão próximo do Senhor que goza de Sua sombra protetora!

O Deus que pode todas as coisas têm uma “sombra” onde podemos nos refugiar e é um local tão bom que nos permite relaxar ao ponto de descansar!

Existem locais que nos causam tensões, mas à sombra do Senhor descansamos de verdade! Mais uma vez temos aqui a questão da intimidade em foco!

Não é qualquer um que pode de fato descansar na presença de Deus, apenas o que tem intimidade verdadeira com Ele!

(4) O início desse salmo, portanto, fala de proximidade com o Criador! Somente poderá gozar das mais grandiosas bênçãos aquele que está próximo do Pai, muito perto Dele.

Está falando de alguém que tem intimidade. Não está falando daqueles que enxergam Deus como um “gênio da lâmpada”, que só querem bênçãos, mas não o Deus das bênçãos!

Fala de alguém que o ama de verdade, de coração, alguém que habita perto Dele e é aceito, pois o ama de coração. Alguém que pode descansar à sombra Dele, pois não é inimigo, mas filho!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp