Por que pode blasfemar contra Jesus, mas contra o Espírito Santo não tem perdão?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Se as pessoas da Trindade são iguais (Pai, Filho e Espírito Santo) por que os pecados de blasfêmia contra Deus e contra Jesus são perdoados, mas o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo nunca poderá ser perdoado, segundo o que Jesus disse?

Caro leitor, Jesus realmente explicou essa questão de forma detalhada, mostrando que até mesmo blasfêmias contra Ele poderiam ser perdoadas, mas esse tipo de blasfêmia contra o Espírito Santo, não:

“Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir” (Mateus 12:32).

Alguns concluem erradamente que isso significa que o Espírito Santo poderia ser maior, mais Santo que Jesus e até maior do que Deus por esse motivo de blasfêmia contra Ele não ter perdão, porém, não é esse o motivo bíblico que explica essa questão!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que somente blasfêmias contra Jesus e Deus são perdoadas?

(1) Para entender o motivo por trás dessa fala de Jesus, precisamos compreender a função do Espírito Santo no que se refere a atuação Dele na vida dos seres humanos. A Bíblia explica assim:

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8).

O Espírito Santo é quem opera de forma eficaz o convencimento do pecado dentro do coração humano, tocando-o e transformando-o.

Isso significa que aquele que blasfema contra o Espírito Santo tem uma rejeição total contra essa ação Dele (de convencimento) e nunca poderá arrepender-se, já que estará totalmente dominado pelo mal.

Sendo assim, não há como haver a obra completa de arrependimento e perdão na vida desse tipo de pessoa. Se não existe arrependimento, fica claro que não irá existir também o perdão.

Mas por que blasfêmias contra Deus e contra Jesus poderiam ser perdoadas?

(2) Quando uma pessoa peca contra Deus ou mesmo contra Jesus Cristo, ela ainda têm condições de ser perdoada, através do convencimento realizado pelo Espírito Santo:

“Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mateus 12:31).

Observe que blasfêmias diversas poderão ser perdoadas, desde que não seja a blasfêmia direcionada ao Espírito Santo, essa não será perdoada.

Mas pecando a pessoa contra Deus haverá perdão, pois ainda poderá haver o arrependimento que Deus aceita, pois o Espírito ainda poderá agira na vida dessa pessoa.

E se houver esse arrependimento dessa pessoa, ela pode ser perdoada, já que a condição básica para o perdão é o arrependimento sincero e a confissão dos pecados:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Isso nos mostra claramente o motivo de blasfêmias contra Jesus e Deus serem perdoadas, mas esse pecado em específico contra o Espírito gerar uma condenação total a uma pessoa que assim age.

Por isso, não tem nada a ver com Jesus ser menor, menos poderoso, ou mesmo com Deus também estar abaixo do Espírito Santo.

Sabemos que a trindade é igual em poder e divindade, mas diversa em papéis e atuação. Esse é o foco desse ensino se Jesus.

(3) É preciso pontuar aqui que esse pecado contra o Espírito Santo parece ser algo mais raro, algo que não acontece sempre, talvez uma exceção. Pois, caso contrário, nenhum de nós seria salvo.

Então, é importante que não fiquemos desesperados com essa questão como se algum pensamento que escapa ao nosso controle ou mesmo alguma palavra dita sem pensar fosse esse pecado sem perdão. Não é.

Se nosso coração está triste, está arrependido por algo, está envergonhado por algo que fizemos ou pensamos, está tentando se voltar para Deus, quebrantado de alguma forma, isso tudo são sinais de que não cometemos esse pecado imperdoável; antes, o Espírito está agindo em nós moldando e transformando!

Se quiser saber mais se você cometeu esse pecado imperdoável, veja este estudo aqui: Como saber se eu blasfemei contra o Espírito Santo?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp