Como saber se eu blasfemei contra o Espírito Santo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Alguma vez você já cumpriu a promessa de ler a Bíblia de Capa a Capa entendendo tudo que lia nela? Você tem vontade de ter esse entendimento completo da Bíblia? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Ontem estava vendo uma pregação da tevê e o pregador só pedia dinheiro. A cada cinco minutos ele parava o culto para falar de contribuição. Aquilo me irritou e acabei dizendo que ele não era um homem de Deus sério, que essa pedição de dinheiro é coisa do diabo. Logo depois que falei isso senti um peso na consciência, um remorso. Então comecei a pesquisar na internet sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo e vi que é um pecado que Deus não perdoa. E agora? Estou desesperada! Vou perder a minha salvação? Como saber se blasfemei contra o Espírito Santo?

Cara leitora, é importante que saibamos com mais exatidão o que blasfemar contra o Espírito Santo significa para que não caiamos no erro de sofrer por algo que não fizemos. Convido-te a refletir em alguns pontos bíblicos para solucionarmos essa questão:

Como saber se eu blasfemei contra o Espírito Santo?

Como saber se blasfemei contra o Espírito Santo?

(1) Em um encontro com os críticos fariseus, onde Jesus foi acusado de fingir fazer a obra de Deus guiado pelo diabo e até mesmo de estar possuído pelo diabo (Marcos 3:22,30), Jesus trouxe uma severa advertência a eles: “Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno” (Marcos 3:29). Essa fala de Jesus tem feito muitas pessoas acharem que em algum momento da vida cometeram esse pecado imperdoável. Mas é preciso fazer algumas observações antes de achar que isso aconteceu.

(2) Jesus deixou claro que esse tipo de blasfêmia era uma blasfêmia especifica e que haviam outros tipos de blasfêmias e pecados que Deus poderia perdoar: “Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem” (Marcos 3:28). Ou seja, quando ainda não estamos na presença de Deus (ou mesmo em nosso processo de amadurecimento como cristãos), certamente fazemos e falamos coisas que são blasfêmias, mas nem todas elas se enquadram como sendo o pecado imperdoável. Mas que tipo de blasfêmia é essa que não tem perdão? No contexto da fala de Jesus aos fariseus, geralmente entende-se que seja um comportamento refletido, perverso e intencional de rejeitar a clara obra feita por Deus, atribuindo-a ao diabo. Porém, Isso não é tão fácil de se explicar na prática.

(3) Assim, eu prefiro me apoiar em três questões que me ajudam a avaliar se houve blasfêmia contra o Espírito Santo ou não. Responder às três perguntas abaixo vai te ajudar a avaliar se você cometeu o pecado imperdoável:

a) A pessoa que acha que blasfemou contra o Espírito Santo já entregou sua vida a Jesus Cristo? Essa pergunta é muito importante, pois um salvo, alguém que já entregou sua vida a Jesus, nunca cometerá o pecado imperdoável, visto que nele habita o Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Penso que seja o caso da pergunta da leitora. Assim, se você é um servo de Deus consagrado e, por algum motivo, disse ou fez algo que pesou em seu coração e acha que cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo, é preciso entender que você não a cometeu. Você cometeu outro tipo de erro e precisa se arrepender e pedir perdão a Deus, que te perdoará, segundo nos ensina 1 João 1:9. Outro ponto a se esclarecer é que uma vez que alguém é salvo por Jesus, não pode perder essa salvação. Veja explicações mais detalhadas sobre isso neste estudo: podemos perder a salvação?

b) Houve arrependimento sincero pelo que se disse ou fez? O fato de haver arrependimento é um indicativo forte de que a pessoa não cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas os outros tipos de blasfêmia que podem ser perdoadas mediante o arrependimento. Entendo que quando Jesus diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão eternamente, quer nos mostrar a força da corrupção desse coração, a sua maldade e impiedade que atuam mesmo quando vê que é o poder de Deus que está agindo. Jesus disse essa palavra aos fariseus, e observamos neles que eles perseguiram Jesus até a sua morte, depois continuaram a perseguição aos discípulos. Ou seja, em momento algum houve arrependimento do que falaram e fizeram, razão pela qual não foram perdoados.

c) Avaliar questões com base na palavra de Deus  é blasfêmia? É importante observar que o simples fato de fazer avaliações e julgamentos daquilo que pregadores falam ou fazem para verificar se estão de acordo com a palavra de Deus não é blasfêmia. Paulo elogiou os bereianos que agiam dessa forma, avaliando se aquilo que Paulo falava estava de acordo com o ensino das Sagradas Escrituras. (Atos 17:11). Jesus, porém, nos ensinou que nosso julgamento deve ser justo: Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (João 7:24). João também nos ensinou a provar as coisas espirituais para termos certeza de que procedem de Deus ou não: Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 João 4:1).

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão