Como sentir a presença de Deus em minha vida?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma das minhas maiores frustrações é que não consigo sentir a presença de Deus em minha vida. Apesar de eu clamar, de buscar, não tenho sentido Deus. Algumas pessoas me dizem que sentem várias coisas, que choram, que se arrepiam, que até caem no chão com a grandeza da presença de Deus, mas eu não sinto nada. Isso me deixa muito triste. Será que estou buscando de forma errada?

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo” (Isaías 6:1).

Ter experiências fortes com Deus, sentir a Sua presença, ver manifestações de seu poder! Todas essas coisas são citadas na bíblia, são bênção para nós, porém, muitos não conseguem ter essas experiências!

E isso tem feito muitos questionarem sua fé, acharem que são crentes “com defeito”! Apesar de não haver problema algum em querer sentir a presença de Deus, isso precisa ser compreendido à luz do que a Palavra diz sobre isso!

Será que todo crente irá sentir a presença de Deus em sua vida ou isso é algo para poucos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como sentir a presença de Deus?

(1) Em primeiro lugar é importante observar que Deus nos fez com sentimentos e que eles são importantes para nós. Porém, Deus também deixa claro que, por causa do pecado, nossos sentimentos são enganosos:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Isso nos leva a pensar que devemos ter cuidado ao tentar basear coisas importantes da nossa vida em nossos sentimentos, pois podemos nos enganar facilmente.

O fato de uma pessoa se arrepiar, chorar, cair no chão, de forma alguma pode ser um parâmetro para dizer que ela tem uma vida fervorosa com Deus.

Esses fatores, sozinhos, não apontam que uma pessoa está (sentindo) Deus em sua vida! Não é assim que se avalia a vida espiritual de um crente verdadeiro!

(2) A Bíblia, em nenhum lugar, nos diz que sentir coisas é o sinal de que Deus está ou não conosco. Ou seja, o sentir pode até existir, mas não é ele quem determina o quão perto de Deus estamos.

A Bíblia determina que aquele que faz a vontade de Deus, esse é o que está perto de Deus:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21).

Com isso, entendemos que quando fazemos a vontade de Deus, praticamos a Sua palavra, O buscamos de coração, ainda que não sintamos coisas extraordinárias, certamente estamos diante da presença viva de Deus em nossa vida.

Tomé era um desses que desejava e achava que precisava sentir. Ele diz algo audacioso aos seus companheiros:

“Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei” (João 20:25).

Observe que Tomé queria sentir, queria ver, queria que seus sentidos fossem inundados por algo mais “palpável”, senão, não acreditaria! Jesus corrigiu seu pensamento:

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

Leia também: 5 dicas para quem está desanimado e sem vontade de orar

(3) Tem sido muito comum em algumas igrejas esse buscar do sentir a presença de Deus através dos nossos sentidos e manifestações estranhas, como pessoas caindo, pessoas rindo sem parar, pessoas pulando e fazendo uma série de coisas estranhas, sentindo uma série de coisas que, para eles, evidenciam a presença de Deus.

Porém, é bem claro que essas coisas não têm nenhuma ligação com ter Deus em sua vida. Aliás, muitas delas é puro teatro e manipulações de sentimentos através de músicas e alguns tipos de técnicas de manipulação de pessoas.

Vida com Deus está ligada ao exercício da fé, da obediência e de ter na vida o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). É essa busca e essa prática que faz uma pessoa estar perto de Deus.

Leia também: A presença de milagres indica que uma igreja é verdadeira?

(4) Assim, concluo que não devemos basear nossa vida com Deus no que sentimos. Ou seja, se sentimos poucas coisas estranhas temos uma vida com Deus fraca, se sentimos muitas coisas estranhas temos uma vida com Deus forte! Não!

Vida com Deus se mede vendo nossos frutos, nossa busca por andar nos caminhos do Mestre, fazendo a vontade Dele, ainda que não sintamos nada espetacular. Essa vida firme e forte com Deus é baseada na fé e não nos sentimentos, pois são enganosos.

Claro, não estou aqui dizendo que NUNCA você irá sentir nada! Deus proporciona que sintamos coisas em alguns momentos. O que estou afirmando é que sentir não deve ser tudo que buscamos, pois o sentir nem sempre irá existir na nossa caminhada de vida!

Assim, se você quer sentir a presença de Deus de forma cada vez mais forte e viva em sua vida, faça a vontade Dele, busque-O, e sirva-O pela fé. Jesus deixou claro que quer ver frutos e não apenas sentimentos vazios na vida de Seus discípulos:

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp