5 dicas para quem está desanimado e sem vontade de orar

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Estou muito desanimada nesses últimos dias. Sempre fui uma pessoa de muita oração, mas confesso, tenho estado muito desanimada até mesmo para orar. Nunca fiquei um dia sequer sem orar, mas já faz quase um mês que não oro como deveria, estou totalmente sem vontade. O que devo fazer? Como ter novamente a vontade de orar de volta?

Cara leitora, nós somos humanos e somos facilmente influenciados por muitas coisas. Momentos difíceis costumam nos desaminar e nos impactar negativamente algumas vezes. O desemprego, a mágoa, a doença, a dor e outras tantas coisas muitas vezes vêm sobre nós e nos tiram o ânimo até mesmo de orar ao Senhor. Mas gostaria de te dar algumas orientações para vencer essa falta de vontade que muitas vezes aparece em nossas vidas, nos levando para longe do Senhor.

5 dicas para quem está desanimado e sem vontade de orar

Desanimado e sem vontade de orar?

1) Ore mesmo sem vontade

Muitas situações que acontecem podem tirar a nossa vontade de orar. Às vezes estamos tão cansados e exaustos com as tensões que estamos passando que nosso coração tem dificuldades de se aquietar e orar ao Senhor. Mas mesmo assim, ore. Jesus Cristo estava em um desses momentos. Lucas nos relatou que tamanha era a pressão sobre Jesus que ele suou gotas de sangue (Lucas 22:44). Mas mesmo em meio a tanta tensão, talvez até mesmo sem vontade de orar, Jesus sabia que conversar com o Pai em oração era o caminho certo a seguir. Foi o que Ele fez. Jesus orou ao Senhor. Não espere a vontade aparecer para orar. Ore de qualquer forma, ainda que sem vontade na presença de Deus. Deus sabe ouvir até mesmo quando estamos sem vontade na presença Dele nos esforçando para busca-Lo!

2) Planeje momentos de oração

Engana-se quem pensa que para que uma oração seja proveitosa ela deve ser longa ou cheia de palavras rebuscadas. Deus se alegra com orações simples e de coração. Tenha momentos em seu dia em que você para por alguns instantes e ora ao Senhor. Separe estes momentos. Você verá que a vontade de orar começará a se tornar uma necessidade. Comece, por exemplo, planejando três momentos do dia em que você se concentra e ora a Deus. Isso fará uma grande diferença e você sentirá cada vez mais vontade de ampliar esses momentos com o Pai. Quando fazemos planos específicos a chance de os cumprir é bem maior. Planeje seus momentos de oração.

3) Anote pedidos de oração em um papel

Nossa memória é muito ruim. E quando estamos passando por dificuldades e pressões costumamos ter uma memória ainda mais deficiente e fraca devido ao impacto emocional que vivemos. Uma boa estratégia é anotar pedidos de oração em um papel simples, que possa ser levado no bolso. Em seus momentos de oração que separou poderá sacar rapidamente esse papelzinho e orar ao Senhor pelos pedidos anotados e outros que lembrar.

(4) Ore mais pelo próximo

Costumamos ser muito egoístas em nossas orações. Pedimos muito para nós mesmos. Uma coisa que traz avivamento para nossa vontade de orar é começar a perceber as dificuldades do próximo e ver o quanto outras pessoas precisam de oração. Comece a notar quantas pessoas doentes, desempregadas, afastadas de Jesus ou enfrentando problemas graves e que precisam de oração estão ao seu redor! São muitas. Aprenda a começar a interceder por essas vidas. Isso vai ajudar a ver que seu problema não é o maior do mundo e te tornará mais grata a Deus e com mais vontade de orar.

(5) Faça sempre orações de gratidão

Geralmente uma pessoa que não ora é uma pessoa ingrata. A oração nos ajuda a nos conectar com Deus e sermos gratos a Ele. Procure parar por alguns instantes em seu dia e relembrar o que Deus tem feito em sua vida, ainda que seja uma vida de lutas. Comece a fazer mais orações de gratidão ao Pai por tudo que Ele tem feito. Isso será como um oxigênio para a sua vida de oração, pois um coração grato é um coração animado.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão