5 dicas para quem está desanimado e sem vontade de orar

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou muito desanimada nesses últimos dias. Sempre fui uma pessoa de muita oração e leitura da Bíblia, mas confesso, tenho estado muito desanimada até mesmo para orar. Nunca fiquei um dia sequer sem orar, mas já faz quase um mês que não oro como deveria, estou totalmente sem vontade. O que devo fazer? Como ter novamente a vontade de orar de volta?

Cara leitora, nós somos humanos e somos facilmente influenciados por muitas coisas. Momentos difíceis costumam nos desaminar e nos impactar negativamente algumas vezes, pois somos seres emocionais!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O desemprego, a mágoa, a doença, a dor e outras tantas coisas muitas vezes vêm sobre nós e nos tiram o ânimo até mesmo de orar ao Senhor. Mas gostaria de te dar algumas orientações para vencer essa falta de vontade que muitas vezes aparece em nossas vidas, nos levando para longe do Senhor.

Desanimado e sem vontade de orar? Como vencer:

1) Ore e estude a Bíblia mesmo sem vontade

Muitas situações que acontecem podem tirar a nossa vontade de orar. Às vezes estamos tão cansados e exaustos com as tensões que estamos passando que nosso coração tem dificuldades de se aquietar e orar ao Senhor.

Mas mesmo assim, ore. Jesus Cristo estava em um desses momentos. Lucas nos relatou que tamanha era a pressão sobre Jesus que ele suou gotas de sangue:

“E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lucas 22:44)

Mas mesmo em meio a tanta tensão, talvez até mesmo sem vontade de orar, Jesus sabia que conversar com o Pai em oração era o caminho certo a seguir.

Foi o que Ele fez. Jesus orou ao Senhor, decidiu fazer isso, mesmo que as emoções pudessem o levar para outra direção. Não espere a vontade aparecer para orar. Ore de qualquer forma, ainda que sem vontade na presença de Deus. Deus sabe ouvir até mesmo quando estamos sem vontade na presença Dele nos esforçando para buscá-Lo!

2) Planeje momentos de oração e leitura da Palavra

Engana-se quem pensa que para que uma oração seja proveitosa ela deve ser longa ou cheia de palavras rebuscadas. Deus se alegra com orações simples e de coração também.

Tenha momentos em seu dia em que você para por alguns instantes e ora ao Senhor. E também momentos para leituras da Palavra. Separe estes momentos, planeje-os! Você verá que a vontade de orar começará a se tornar uma necessidade.

Veja que interessante o exemplo de Daniel: “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer” (Daniel 6:10)

Comece, por exemplo, planejando três momentos do dia (podem ser curtos) em que você se concentra e ora a Deus. Isso fará uma grande diferença e você sentirá cada vez mais vontade de ampliar esses momentos com o Pai.

Quando fazemos planos específicos a chance de cumpri-los é bem maior. Planeje seus momentos de oração e de leitura da Bíblia!

3) Anote pedidos de oração em um papel

Nossa memória é muito ruim. E quando estamos passando por dificuldades e pressões costumamos ter uma memória ainda mais deficiente e fraca devido ao impacto emocional que vivemos.

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel” (Êxodo 34:27). Por que Deus mandou Moisés escrever aquilo que era importante? Porque nossa memória é fraca, precisamos estar em contato com o que é importante para se lembrar!

Uma boa estratégia é anotar pedidos de oração em um papel simples, que possa ser levado no bolso. Em seus momentos de oração que separou poderá sacar rapidamente esse papelzinho e orar ao Senhor pelos pedidos anotados e outros que lembrar.

Todo esse planejamento antecipado irá te ajudar a lembrar de orar e efetivamente fazer suas orações, ainda que o dia esteja difícil!

(4) Comece a olhar mais para as dores do próximo

Costumamos ser muito egoístas em nossas orações. Pedimos muito para nós mesmos. Uma coisa que traz avivamento para nossa vontade de orar é começar a perceber as dificuldades do próximo e ver o quanto outras pessoas precisam de oração.

Comece a notar quantas pessoas doentes, desempregadas, afastadas de Jesus ou enfrentando problemas graves e que precisam de oração estão ao seu redor! São muitas.

Aprenda a começar a interceder por essas vidas. Isso vai ajudar a ver que seu problema não é o maior do mundo e te tornará mais grata a Deus e com mais vontade de orar.

Jesus tinha esse olhar para as pessoas. Ele era um grande homem de oração porque olhava muito ao seu redor, importava-se com a dor do outro: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:36)

(5) Faça sempre orações de gratidão

Geralmente uma pessoa que não ora é uma pessoa ingrata. A oração nos ajuda a nos conectar com Deus e sermos gratos a Ele.

Procure parar por alguns instantes em seu dia e relembrar o que Deus tem feito em sua vida, ainda que seja uma vida de lutas.

Comece a fazer mais orações de gratidão ao Pai por tudo que Ele tem feito. Isso será como um oxigênio para a sua vida de oração, pois um coração grato é um coração animado para orar ao Senhor. Veja como Paulo trata essa questão:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp