Por que Paulo disse que o exercício físico para pouco é proveitoso? Ele era contra atividades físicas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Sou professor de educação física e sei como é importante para o ser humano se exercitar, porém, me deparei com um texto na Bíblia que achei curioso, que é quando o apóstolo Paulo diz a Timóteo que o exercício físico para pouco é proveitoso. Não entendi bem essa citação. Paulo tinha algo contra o exercitar-se? Ou era algum tipo de outra interpretação que não consegui perceber?

Caro leitor, sempre que temos algo meio estranho em um versículo bíblico isolado, temos que lançar mão do recurso importantíssimo de análise do contexto, que nos ajudará a compreender melhor a intenção do autor naquela frase. Vejamos porque para Paulo o exercício físico para pouco é proveitoso:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Paulo disse que o exercício físico para pouco é proveitoso?

(1) No início de 1 Timóteo 4 Paulo está trazendo um combate forte de ensinos que se levantariam nos “últimos tempos”. Ele se refere a esses ensinos como ensinos de espíritos enganadores e de demônios.

Muitos iriam dar ouvidos a esse tipo de ensino (1 Timóteo 4:1). Paulo chega a exemplificar alguns ensinos (falsos) que já estavam sendo lançados em seu tempo:

“que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade” (1 Timóteo 4:3).

Observe que esses ensinos não “tem pé nem cabeça”, são absurdos e proíbem coisas que Deus não proibiu como o casamento e comer qualquer alimento.

Esse tipo de grupo era muito comum na época de Paulo, pregavam disciplinas rígidas e abstinências também rígidas com o fim de “purificar” o espírito, de aperfeiçoar-se espiritualmente.

(2) Na sequência Paulo instrui o jovem pastor Timóteo a focar no ensino da boa doutrina, aquela pura e que vem de Deus, mandando-o rejeitar esse ensinos que ele qualificou como “fábulas profanas e de velhas caducas”, de gente que só quer inventar ensinos errados (1 Timóteo 4:6).

Na sequência ele faz uma comparação, que é o objeto de nosso estudo de hoje: “…Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 Timóteo 4:7-8).

Esse contexto completo nos ajudará a entender porque Paulo citou aqui o exercício físico em comparação com o exercício da piedade.

(3) Paulo não está fazendo aqui uma defesa contra os benefícios dos exercícios físicos (com fins da melhoria da saúde). É muito mais profundo que isso.

Sabemos que esses falsos mestres combatidos, que faziam proibições de coisas que Deus não proibiu, também tinham a ideia de que o corpo deveria sofrer como uma maneira de se purificar o espírito.

E para isso muitos castigavam o corpo com sessões de exercícios físicos, a fim de castigar o corpo de forma severa para aperfeiçoá-lo.

É provável que Paulo tenha esse tipo de atitude em mente. Sendo assim, ele ensina Timóteo que esse tipo de atitude é pouco proveitosa, ou seja, não trará os resultados que essas pessoas esperam, pois não é a forma correta de aperfeiçoar-se espiritualmente.

Já o exercício da fé sadia, baseada na verdade da palavra de Deus, esse sim, transforma positivamente o ser de uma pessoa e a salva: “…porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 Timóteo 4:7-8).

(4) Por isso, o exercício físico é pouco proveitoso nesse contexto, ou seja, quando aquelas pessoas o usavam como algum tipo de disciplina severa, com o objetivo de aperfeiçoamento espiritual.

Dessa forma, não temos o apóstolo sendo contrário àquela caminhada que sabemos fazer tão bem para saúde, nem àquela sessão de musculação que você pode fazer para melhorar sua resistência física.

Mas, claro, como ele ensinou, exercitar-se na piedade é um exercício importante que cuida da nossa alma, que nos faz gerar tesouros que vão além desse plano físico!

Por isso, esse é um dos principais exercícios que devemos fazer, é o exercício correto para cuidar da nossa vida com Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp