É possível saber o tempo exato que o dilúvio durou?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Comecei meu estudo da Bíblia em 1 ano e estou estudando o dilúvio. Sei que a chuva durou 40 dias e 40 noites, mas não consegui calcular quanto tempo Noé e sua família ficaram dentro da arca. É possível saber de forma exata quanto tempo eles ficaram dentro da arca?

Caro leitor, primeiro quero dizer que é possível sim fazermos essa conta sobre o tempo em que Noé e sua família, juntamente com os animais, ficaram dentro da arca. Vai exigir um pouco de atenção e uma boa dose de matemática para sabermos. Vamos fazer juntos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quanto tempo durou o dilúvio, desde quando começou a chover até quando saíram da arca de Noé?

(1) Primeiramente precisamos encontrar o começo de tudo. Podemos observar que Deus começa os preparativos para o dilúvio sete dias antes dele começar:

“Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz” (Gênesis 7:4).

Não vamos contar esses 7 dias, pois ainda não tinha começado a chuva de fato. O texto segue nos informando a idade de Noé, e o dia e mês exato de quando começou o dilúvio. Iremos usar essa informação para começar:

“No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram” (Gênesis 7:11). Iremos montar as contas da seguinte forma:

(i) Começo da chuva: 17 (dias) / 02 (mês) / 600 (ano de vida de Noé)

(2) A continuação do texto nos informa que a chuva durou quarenta dias completos: “e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites” (Gênesis 7:12).

(ii) Tempo de chuva: 17/02/600 + 40 dias = 27 (dias) / 03 (mês) / 600 (ano de vida de Noé). Estamos considerando aqui meses de 30 dias para facilitar as contas.

(3) Na sequência somos informados o tempo em que as águas ficaram fortemente inundando tudo e quando elas começaram a escoar: “No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate” (Gênesis 8:4).

(iii) Tempo em que a água predominou e começou a escoar:  17 (dias) / 07 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).

(4) Ainda é explicado que as águas foram escoando e que as pontas dos montes começaram a aparecer, vejamos: “E as águas foram minguando até ao décimo mês, em cujo primeiro dia apareceram os cimos dos montes” (Gênesis 8:5).

(iv) O cume de mais montes começou a aparecer: 01 (dia) / 10 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).

(5) Temos ainda uma nova data mencionada para nos ajudar na contagem do tempo de Noé e sua família dentro da arca: “Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto” (Gênesis 8:13).

(v) Noé remove a cobertura da arca e percebe que o solo havia secado: 01 (dia) / 01 (mês) / 601 (ano da vida de Noé).

(6) Agora chegamos ao momento exato em que Deus manda que eles saiam da arca, tudo estava perfeito como Deus queria para que a vida recomeçasse na terra: “E, aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava seca. Então, disse Deus a Noé: Sai da arca, e, contigo, tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos” (Gênesis 8:14-16).

(vi) A saída da arca: 27 (dias) / 02 (mês 02) / 601 (ano de vida de Noé).

(7) Para fazer nossa conclusão do tempo em que Noé e sua família ficaram na arca, iremos pegar a data em que entraram nela e verificar a data em que saíram dela.

  • Data em que começou a chuva: 17 (dias) / 02 (mês) / 600 (ano de vida de Noé)
  • Data em que saíram da arca: 27 (dias) / 02 (mês) / 601 (ano de vida de Noé)

Vamos à nossa continha matemática:

Fazendo uma conta rápida verificamos que no dia 17 (dias) / 02 (mês) / 601 (ano de vida de Noé) eles completaram 1 ano dentro da arca. Como eles saíram dela no dia 27/02/601, somamos mais 10 dias.

Considerando que 1 ano tem 365 dias, temos que eles ficaram 1 ano + 10 dias, isso dá 375 dias dentro da arca, contando a partir do começo das chuvas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp