O cristão pode ser policial ou militar? E se precisar matar um bandido?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você pergunta: Eu sempre sonhei seguir a carreira militar. Mas desde que me converti há alguns meses tenho tido muitas dúvidas, pois não sei se o cristão pode ser policial. Fico pensando, por exemplo, se eu precisar atirar em um bandido e ele morrer. Eu não estarei pecando contra o mandamento de não matar? Ou se receber alguma ordem dos meus superiores que seja contrária a Palavra do Senhor. O que vou fazer, terei de pecar? Ajude-me a refletir sobre isso, estou muito confuso.

Caro leitor, sobre o cristão ser policial ou militar, veremos a seguir que não existe qualquer proibição na Bíblia. Mas é importante refletirmos com profundidade sobre o assunto para que, caso você siga essa carreira, saiba exatamente o que a Bíblia te permite ou não fazer.

O cristão pode ser policial ou militar?

Cristão pode ser policial ou militar?

(1) Em primeiro lugar é preciso compreender que a Bíblia ensina que Deus estabeleceu autoridades para que aqueles que andam contra a lei, prejudicando a sociedade de alguma forma, sejam punidos de forma exemplar: “visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal” (Romanos 13:4). Esse texto deixa bem claro que a ação punitiva da autoridade, de acordo com as leis e dentro de suas funções, é respaldada por Deus para que haja castigo para o que pratica maldades e para proteger as pessoas de bem.

(2) Sendo assim, uma primeira conclusão a que chegamos é que o cristão pode ser policial ou militar. Seguir essa carreira não é nenhum pecado, não vai contra os ensinos bíblicos. Dentro dessas funções estabelecidas nessa carreira, o cristão será um braço da lei para ajudar na punição de quem comete crimes e proteger as pessoas de bem na sociedade.

E se o policial cristão precisar matar algum bandido?

(3) Sabemos que Êxodo 20:13 nos ensina a não matar, pois a vida é preciosa para Deus. Mas em outros textos Deus estabelece que a legítima defesa é um direito: “Se um ladrão for achado arrombando uma casa e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue” (Êxodo 22:2). O policial, no exercício de sua função, além de em alguns momentos precisar defender a sua própria vida, poderá também ter de defender a vida de terceiros como a sua função preconiza. Eventualmente, poderá ocorrer casos em que ele terá de usar a legítima defesa. Nesses casos o policial não peca no exercício de sua função.

Podemos citar, por exemplo, um caso em que um bandido pega uma pessoa como refém e ameaça seriamente a vida dessa pessoa. A polícia, esgotadas as possibilidades de negociação, pode decidir que um atirador de elite abata o meliante. Nesse caso, na defesa de uma pessoa de bem, não peca em atirar contra o bandido.

E se um policial cristão ou militar receber uma ordem contrária à Bíblia?

(4) Como em qualquer profissão sempre existirá a possibilidade de um cristão receber ordens de seus superiores que sejam contrárias à sua fé. Nesse caso, deve buscar a sabedoria de Deus e o diálogo e não executar ordens que sejam contrárias à palavra do Senhor, mesmo que isso lhe gere retaliações, conforme vemos claramente nos atos de servos de Deus na Bíblia: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).

(5) Vale lembrar que apesar de a Bíblia apoiar as autoridades no uso de suas atribuições para o bem da sociedade, a Bíblia proíbe veementemente que as autoridades usem de sua posição de forma autoritária, injusta e corrupta: “Maldito aquele que aceitar suborno para matar pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém!” (Deuteronômio 27:25).

(6) Assim, concluímos que o cristão pode ser policial ou militar, mas essa não é uma carreira fácil. Ele deverá cuidar para que seja correto, íntegro e justo na aplicação da lei aos maus indivíduos. Poderá usar da força e da legítima defesa quando necessário, mas deve manter-se longe do abuso de autoridade, da corrupção e da injustiça. Agindo dessa forma será um grande instrumento do Senhor na polícia ou no serviço militar.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão