Como Sara era irmã de Abraão se ela não aparece na genealogia de Tera?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Gostaria de compreender melhor a questão de Sara ter sido irmã de Abraão. O nome dela não aparece na genealogia do pai de Abraão. Alguns dizem que ela, na realidade, poderia ter sido uma prima ou sobrinha de Abraão, seria isso verdade? Gostaria muito de compreender esse ponto com mais profundidade.

Cara leitora, quando falamos em genealogias na Bíblia, precisamos ter muita atenção ao estudá-las. Elas têm detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Por exemplo, em alguns momentos citam mulheres, mas isso não era a regra. Algumas vezes citam personagens importantes para a história que está sendo contada, mesmo não sendo eles os filhos primogênitos.

A regra geral é que as genealogias citam os primeiros filhos homens para construir as bases das descendências. Vejamos mais detalhes.

Como Sara era irmã de Abraão se ela não aparece na genealogia?

(1) Quando questionado por Abimeleque, rei de Gerar, Abraão revelou que omitiu que Sara era sua esposa, dizendo que ela era sua irmã, por causa do medo de ser morto.

Abraão, porém, mostra um detalhe interessante: “Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher” (Gênesis 20:12).

O que Abraão mostra nessa fala indica claramente que Sara não era sua sobrinha, nem sua prima. O texto é bem claro, dizendo que Sara era filha do pai de Abraão com outra mulher, que não era a mesma mãe de Abraão.

Isso significa que Tera (o pai de Abraão) teve outra esposa com quem teve ao menos essa filha.

(2) Quando analisamos as genealogias, não temos detalhamento a respeito de quem seria a mãe de Sara. Também não temos detalhes sobre quem seria a mãe de Abraão, simplesmente não é mencionada.

A genealogia é bastante resumida: “Viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã” (Gênesis 11:26).

Mas como disse no início, é bem comum que as genealogias de Gênesis não citem todos os filhos nome por nome, mas isso não significa que Tera, pai de Abraão, por exemplo, não tenha tido mais filhos.

Veja que interessante este exemplo: “e, depois que gerou a Tera, viveu Naor cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas” (Gênesis 11:25). Baseado na fala de Abraão, seu pai Tera teve mais filhos, pelo menos mais uma filha, Sara.

(3) Alguns ficam confusos pelo fato de Abraão ter casado com uma meia-irmã. Não seria isso pecado diante de Deus? É importante atentarmos ao fato de que as leis sobre casamentos proibidos só vieram a existir muito tempo depois, na época de Moisés, então, na época de Abraão não tínhamos uma lei que proibia esse tipo de casamento.

Veja aqui quando esta lei aparece: “A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás” (Levítico 18:9).

Descobrir a nudez aqui significa casar e ter relações. A partir da lei de Moisés algumas relações são proibidas, o que incluía casar-se com uma irmã.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp