A Bíblia proíbe o casamento entre primos? Veja uma análise completa

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: A Bíblia proíbe o casamento entre primos? Eu sou crente e estou namorando uma prima minha e queremos casar em breve. Muitas pessoas têm questionado essa nossa união com base na Bíblia, dizendo que a Bíblia proíbe casamento entre parentes, mas eu realmente não tenho certeza se a Bíblia proíbe nosso casamento. Você pode me ajudar nessa questão?

Caro leitor, essa questão de casamento entre primos é bem polêmica não só biblicamente falando, mas também por outras diversas questões envolvidas. Por isso, ela precisa ser muito bem refletida.

Passo a seguir uma reflexão bem detalhada do tema para sua reflexão:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A Bíblia proíbe o casamento entre primos?

(1) Nós temos na Bíblia um único conjunto de orientações mais detalhadas a respeito de casamentos lícitos e ilícitos entre parentes. E esse conjunto está na lei de Moisés e examinaremos daqui a pouco.

No início da criação, sabemos, a única forma de crescer e multiplicar era o casamento entre parentes. Isso aconteceu e não tínhamos ainda naquele tempo leis que proibiam isso.

Essa era a única forma de crescer e multiplicar. Pense em Adão e Eva e os primeiros filhos deles. Os casamentos iniciais foram entre eles.

Porém, no tempo de Moisés, Deus resolveu trazer certas proibições a casamentos entre parentes em forma de leis: “Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR” (Levítico 18:6).

Temos nesse primeiro verso a parte introdutória das leis que regulavam os casamentos entre parentes. É importante pontuar aqui que “descobrir a nudez” nessa época era aplicado com referência a relações sexuais e, consequentemente, ao casamento.

Como via de regra a relação sexual deveria ser praticada dentro do casamento. Ou seja, são regulamentos que visavam organizar a vontade de Deus para a união conjugal entre parentes de Seu povo.

(2) Na sequência dos versos as leis detalham os tipos de uniões proibidas mostrando um a um. Veremos aqui se a Bíblia proíbe o casamento entre primos:

a) Pai e mãe (de sangue ou não): “Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai” (Levítico 18:7-8).

b) Irmão ou meio-irmão: “A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás (…) Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã.” (Levítico 18:9, 11)

c) Netos: “A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.” (Levítico 18:10)

d) Tios:  “A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.” (Levítico 18:12-14)

e) Nora: “A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez.” (Levítico 18:15)

f) Cunhada: “A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.” (Levítico 18:16) – Temos nessa lei uma exceção colocada mais à frente, chamada de Levirato. Acesse aqui um estudo sobre o que significa levirato.

g) Mãe e filha ou mãe e neta: “A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são; maldade é” (Levítico 18.17).

Então, a Bíblia proíbe o casamento entre primos ou não?

(3) Podemos observar que nessa lista não consta proibição de casamento entre primos. Sendo assim, a Bíblia não proíbe o casamento entre primos.

Alguns, no entanto, interpretam o texto de Levítico 18:6 que expomos no ponto “1” como uma proibição de casamento entre qualquer tipo de parente.

Mas isso é pouco provável, pois, seria difícil estabelecer então algum nível em que o casamento entre parentes muito distantes pudesse ser feito, pois, de certa forma, quase todos são parentes em algum grau, pois dentro do criacionismo cremos que todas as pessoas descendem de Adão e Eva.

Sendo assim, penso que seja uma interpretação equivocada considerando o objetivo dessa lei. Levítico 18:6 é apenas uma introdução aos versos seguintes que pontuam exatamente os tipos de casamentos entre parentes que Deus estava proibindo.

(4) Isso significa que primos podem se casar sem qualquer problema? Sim e não. Explico:

Vimos que a Bíblia não impede o casamento entre primos, no entanto, dentro do campo científico já ficou provado as altas probabilidades de filhos que nascem da relação de parentes próximos nascerem com deficiências graves, devido a questões genéticas.

Assim, penso que o casal de primos que pensa em se unir, deve pensar muito bem sobre essa questão antes de realmente assumirem um casamento.

Porém, conheço casais de primos que se casaram e optaram por adotar filhos ao invés de correr o risco de trazer ao mundo uma criança com alguma deficiência grave. Essa é uma opção possível.

(5) Ainda pontuo que a lei brasileira traz diversas proibições de casamentos entre parentes, por exemplo, entre pais e filhos, entre pais e filhos adotados legalmente, etc.

Mas não proíbe o casamento entre primos, pois considera que primos são parentes colaterais de 4º grau, e a legislação brasileira libera casamentos nesse grau de parentesco.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp