Jesus fez uma tatuagem na coxa escrito que ele é o Rei dos reis?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Muitas pessoas que fazem tatuagem usam o texto de Apocalipse 19:16 para dizer que o próprio Jesus fez uma tatuagem inscrita em sua coxa dizendo que ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Isso é algo real? Jesus fez uma tatuagem mesmo? É isso que o texto quer nos ensinar?

Caro leitor, é muito comum que conclusões erradas sejam tiradas de textos isolados para embasar certos pensamentos que as pessoas querem que sejam apoiados de alguma forma pela Bíblia, para trazer certa paz à consciência delas diante de questões que têm dúvidas.

Vejamos se Apocalipse 19:16 é um texto que apoia o uso de tatuagem. Jesus teria feito mesmo uma tatuagem?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Jesus fez uma tatuagem na coxa escrito que ele é o Rei dos reis?

(1) O contexto do capítulo 19 de Apocalipse é a batalha final. Jesus Cristo de forma esplendorosa se manifesta para acabar com todo o mal.

Diversas características Dele são mencionadas por João, que busca descrever o cenário que está vendo na visão. E em uma das partes da descrição, diz: “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16 – ARA).

Primeiro vamos falar sobre a palavra “manto”. É uma peça de roupa que reis, autoridades e pessoas ricas costumavam vestir sobre as outras roupas. Simboliza aqui o poder de Cristo, Sua soberania como Rei sobre todos os reis.

Porém, deveria haver algo a mais para diferenciá-lo, já que outros reis também usam mantos.

(2) O texto narra, então (além de diversas outras características), uma inscrição, um tipo de nota explicativa sobre Aquele que estava montado no cavalo branco (Apocalipse 19:11). A nota diz que ele é

REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

Segue-se, então, a dúvida: essa inscrição é uma tatuagem? Isso é pouco provável. Vou explicar porquê: Primeiro que existe certa dúvida sobre a composição do significado desse texto. Como uma inscrição na coxa de Jesus estava visível? Ele estava nu ou em pequenos trajes?

Isso parece pouco provável, já que a vestidura de um guerreiro não era comumente assim. Alguns argumentam que “coxa” aqui poderia significar também “perna” e essa inscrição estaria, então, em uma parte mais visível da perna, enquanto ele cavalgava sobre o cavalo branco.

Mesmo esse pensamento exigiria que Ele tivesse com menos trajes para que a inscrição fosse visível e compreendida por quem o visse.

(3) Qual seria, então, o significado da inscrição na coxa? Alguns argumentam que a construção do texto dá a ideia de que o manto onde estava a inscrição caia sobre a coxa, enquanto o cavaleiro cavalgava em seu cavalo branco, então, ficava visível a inscrição.

Essa ideia está presente na famosa tradução da Bíblia King James, que traduz assim:Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16 – versão King James).

Essa explicação não é livre de dificuldades de interpretação, porém, explicaria o fato da inscrição ser bem visível, já que com o movimentar do cavaleiro o manto faria movimentos para trás e para frente à medida que o cavaleiro parava e se movimentava.

Ela também resolveria a questão dos problemas levantados no ponto 2 (um tanto estranha) de um escrito na pele da coxa ser visível.

(4) Seja qual for o entendimento sobre a inscrição na coxa, uma coisa é certa: o texto ali não tem a intenção de defender ou proibir tatuagens. Esse não é o foco de João na sua descrição.

Por isso, ainda que haja o entendimento de alguns de que havia uma inscrição na coxa de Jesus, não temos ali qualquer ideia de que fosse uma tatuagem na forma como as pessoas a usam em nossos dias (e também no passado usaram).

O texto de Apocalipse nos apresenta muitas coisas simbólicas que devem ser vistas com cautela. Por exemplo: o texto seria simbólico, demonstrando que a identidade do cavaleiro está sobremodo clara a todos?

Essa é uma possibilidade, já que diversas características sobre o cavaleiro foram citadas antes dessa, demonstrando que Sua identidade era inquestionável. Todos saberão de quem se trata.

(5) Sendo assim, é um erro usar esse texto como embasamento para fazer uma tatuagem, já que o tema central dele não é esse.

Sobre o tema tatuagem (pode ou não pode para o cristão), se o cristão deve ou não fazer esse tipo de marca em seu corpo, escrevi estes dois estudos aqui: É pecado fazer tatuagem em homenagem a Deus? E: Posso fazer uma tatuagem mesmo sendo cristão?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp