Você entendeu errado o que significa a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estou com dificuldades de entender as palavras de Jesus em Mateus 16:24, quando ele diz “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Eu até entendo o que significa negar a si mesmo, mas o que seria tomar a minha cruz? Em termos práticos do dia a dia, quais atitudes eu deveria ter que indiquem que estou tomando a minha cruz?

Cara leitora, essa palavra de Jesus é uma das mais desafiadoras que Ele lançou a todos nós que desejamos ser discípulos Dele.

Alguns entendimentos errados que as pessoas têm sobre essa fala de Cristo são que crentes não podem viver alegrias, nem estarem sorrindo por muito tempo, nem ter planejamentos de vida que incluam momentos de lazer, pois, essas coisas não são “carregar a cruz”!

Para que o crente esteja “carregando a cruz” ele precisa estar “na luta”! Não é incomum encontrar irmãos que quando perguntados como vai a vida, só respondem: é luta, estou na luta, é só batalha! Precisam “parecer” que estão sofrendo, senão, não estão carregando a cruz!

Mas carregar a cruz, negar a si mesmo, seguir Jesus não é viver dessa forma carrancuda!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me?

(1) Essa fala de Jesus aconteceu logo após um problema Dele com o apóstolo Pedro, onde Jesus começou a mostrar mais claramente aos discípulos que sofreria, morreria e ressuscitaria (Mateus 16:21).

Mas Pedro reprova essas falas de Cristo, tentando convencer Jesus de que não precisaria acontecer assim (Mateus 16:22).

Jesus, então, repreende a Pedro de forma severa, mostrando que Pedro tinha deixado o diabo usá-lo para tentar desviá-lo de Sua missão (Veja um estudo completo desse fato aqui: Pedro ficou possuído pelo diabo diante de Jesus?).

E é justamente depois disso que Jesus diz: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24).

(2) Passemos agora a uma explicação detalhada do objetivo de Jesus ao dizer “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”:

a) Se alguém quer vir após mim: Jesus está claramente identificando aqueles que de alguma forma simpatizam com Sua mensagem, pessoas que O seguiam por algum motivo.

Parece-me que Jesus está deixando claro que segui-Lo não é meramente uma decisão simples e sem consequências, antes, é uma decisão que precisa ser tomada de forma racional e com fé. Jesus prepara seus ouvintes para escutar a sequência das exigências de para os que desejavam segui-Lo.

Aqui é como se ele tivesse dizendo: Você querem mesmo me seguir, então, ouça as minhas orientações e tomem essa decisão de forma pensada!

b) A si mesmo se negue: Aqui Jesus tem como foco que aquele que deseja segui-lo precisa estar alinhado com Sua vontade. E a vontade de Deus se choca muitas vezes com nossa própria vontade.

Os que seguirem a Cristo precisam ter a capacidade de considerar a vontade de Deus superior à sua própria e terem atitudes claras escolhendo a vontade de Deus e negando a sua própria quando for necessário.

Como exemplo, cito o ensino de que devemos amar os inimigos. A vontade natural da carne é de ódio pelos inimigos.

Mas o padrão de Jesus é de amá-los. Aqui preciso negar a mim mesmo em apoio à vontade do Pai. Cristo mostrou como isso é feito quando orou pelo perdão dos que O crucificavam.

Negar a si mesmo, então, é um conjunto de ações diárias que vamos tomando à medida que esses conflitos de vontades aparecem em nossa vida.

c) Tome a sua cruz: Seguir a Cristo é tomar sobre si alguns sofrimentos que não teríamos se não o tivéssemos seguido. A cruz era um objeto muito famoso entre os judeus. Centenas de crucificações aconteciam, realizadas pelos romanos. E muitas, claro, de forma injusta.

A cruz impunha o sofrimento, a dor e a morte. Jesus está deixando claro aos Seus ouvintes que segui-Lo requer uma abnegação tão forte, capaz até mesmo de enfrentar as mais duras perseguições, dores, dificuldades e coisas parecidas por amor a Ele.

De forma prática, tomar a sua cruz é viver no dia a dia fazendo as escolhas certas (que agradam a Deus) sem se importar com as consequências negativas (muitas vezes muito difíceis e dolorosas) que podem vir sobre nós, devido à resistência dos inimigos.

d) E siga-me: Toda essa abnegação trazia em si uma grandiosa bênção: estar na presença de Jesus, seguindo-O. Estar em Sua presença, compartilhando de Sua companhia, de Seu cuidado, de Seu ensino, de Sua ação poderosa.

Assim, todas as difíceis escolhas de negar a si mesmo e de tomar a cruz trazem alegria ao invés do medo paralisante.

Foi exatamente isso que Pedro disse a Jesus em certo momento: “Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:67-68). Por isso, leitor, decida-se, tome a sua cruz e siga Jesus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp