A Bíblia diz para não confiarmos nas pessoas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

desconfiança, não confiar

Você Pergunta: Olá! Queria saber por que existem tantas contradições. Em muitos textos encontramos passagens que dizem para não acreditarmos nos homens, certo? Mas, como saber em quem acreditar, afinal, se a Bíblia foi escrita pelo homem? Os textos mais próximos da época em que Jesus viveu foi o de Marcos? Obrigado por este espaço. Abraços!

Caro leitor, é bem comum tirarmos conclusões erradas sobre o significado de textos bíblicos, quando extraímos um pedaço do texto e não observamos o contexto (o que vem antes e o que vem depois do texto). Isso é algo que acontece muito e que contribuí para a criação de ensinos errados e falsos.

Quando você diz de passagens bíblicas que dizem que não devemos confiar nos homens, provavelmente está se referindo ao texto de Jeremias 17. 5. A maioria das pessoas extrai apenas um pedaço desse texto e o interpretam erroneamente. Veja: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…” (Jr 17. 5). Só com esse pedaço do texto, certamente a sua interpretação estaria correta: Não poderíamos confiar em ninguém de acordo com a Bíblia.

Porém, o versículo completo, diz: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jr 17. 5)Veja, o sentido completo do texto aponta para pessoas que confiam no homem ao ponto de colocar a sua esperança e fé nele, e ao ponto de rejeitar a Deus, colocando o homem no lugar Dele. É a esse tipo de confiança que a Bíblia se refere nesse contexto.

A confiança normal (quando confiamos na honestidade das pessoas, na discrição de um amigo, no conselho de um familiar, na esposa…) é totalmente saudável. Deus reprova-nos quando trocamos a nossa confiança e fé Nele, pela confiança em nós mesmos e em outros homens. É o pecado do orgulho, da altivez, da auto-suficiência, da descrença em Deus. Essa atitude é a condenada. No mesmo contexto, veja como Deus deseja que seja: “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.” (Jr 17. 7).

Com relação à Bíblia, ela realmente foi escrita por homens. Mas eu te pergunto: Se não fosse escrita pelos homens seria escrita por quem? Na verdade, a Bíblia foi escrita por homens, mas inspirada, ditada pelo próprio Deus. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17).

Até aqui não há contradição alguma. Homens de Deus escreveram a Palavra de Deus, foram instrumentos, e confiar em seus escritos é aceitável, pois são escritos do próprio Deus para nós.

Com relação à autenticidade da Bíblia, posso dizer que não precisamos apenas crer nos escritos em si, mas podemos também ver que a história e a arqueologia modernas testificam também a veracidade destes escritos, de lugares, de pessoas e de acontecimentos. Muitos cientistas buscam todos os dias desacreditar o texto bíblico, mas o que temos visto é que a cada dia mais evidências aparecem de sua autenticidade. Um exemplo é o escritor Augusto Cury, em sua série “Analise da inteligência de Cristo”. Ele testifica, após uma longa análise científica, a autenticidade dos escritos dos quatro evangelhos no que se referem aos personagens, acontecimentos e história. (Livro 1 – “O Mestre dos mestres”)

Com relação ao livro de Marcos, você tem razão, os estudiosos dizem que é o livro mais próximo da época em que Jesus viveu.

 

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão