Por que Jesus não deixou Maria Madalena tocá-lo, mas deixou Tomé? Foi preconceito?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: quando Jesus ressuscitou e apareceu a Maria Madalena, Jesus não permitiu que ela o tocasse, conforme está em João 20:17. Porém, depois permitiu que Tomé o tocasse. Por que houve essa diferença? Alguns dizem que era porque ela era mulher. Já vi gente falando que isso foi preconceito de Jesus!

Cara leitora, tudo aquilo que Jesus fez sempre teve um objetivo envolvido. Sendo assim, precisamos sempre analisar com cuidado texto e contexto, pois Jesus costumava tratar com cada pessoa de forma bem particular.

Além disso, hoje em dia tem sido muito comum análises superficiais da Bíblia, com base em textos isolados, sem o devido estudo completo, buscando achar preconceitos e erros que não existem ali de forma alguma. Vejamos…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus não deixou Maria Madalena tocá-lo?

(1) Em primeiro lugar precisamos compreender que Maria Madalena tocou sim em Jesus. A ideia de que ela não O tocou está errada e mais à frente irei explicar. Mas observe como ela o tocou:

“E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram” (Mateus 28:9).

Está bem evidente que elas tocaram nos pés de Jesus, em uma atitude de adoração. Mas por que muitas pessoas dizem que Jesus não deixou Maria Madalena tocar Nele? Essa ideia é baseada no seguinte texto:

“Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (João 20:17).

(2) Observe que a ideia aqui não tem nada a ver com não poder tocar em Jesus. O que Jesus está dizendo aqui para Maria Madalena é: “deixe de me segurar, de me agarrar”. Essa é a ideia expressada pela expressão “não me detenhas” nos originais em grego. Mas por que Ele disse isso?

O que podemos perceber é que Maria Madalena, guiada pela grande emoção desse encontro e pelo grande amor que sentia pelo Mestre, ainda estava com a mente no relacionamento anterior, antes da ressurreição. Ou seja, ela pensava que o Mestre era ainda o Jesus humano.

Talvez esse “segurar” de Maria expressasse o Seu medo de perder o Mestre, de se distanciar Dele novamente! Ela ainda não entendia que por meio do Consolador (o Espírito Santo) que seria enviado por Cristo, ela teria Jesus em seu coração de forma viva todos os dias! Jesus começa a construir essa ideia nela quando diz “deixe de me segurar”!

(3) Observe que quando as mulheres abraçam os pés de Jesus em Mateus 28:9, temos ali uma atitude de adoração que não é repreendida pelo Senhor.

Isso indica que quando Maria segura o Mestre, a atitude de adoração some, dando lugar a pensamentos que não estavam em conformidade com o plano de Jesus, pensamentos egoístas.

É por isso que amavelmente Jesus a conduz novamente ao caminho: “…vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (João 20:17). Maria Madalena deveria dar a boa notícia da ressurreição!

(4) Já com Tomé, a permissão de Jesus para tocá-lo visava ensino e correção. Tomé não creu inicialmente na ressurreição de Jesus. Queria “ver para crer”:

“Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei” (João 20:25).

Depois dessa fala cheia de incredulidade de Tomé, alguns dias depois, imagine o susto dele ao ter em sua frente o próprio Senhor Jesus Cristo, que disse sem rodeios e meias palavras:

“E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” (João 20:27).

Jesus deu uma “pancada” em Tomé, claro, no bom sentido! Aquela palavra firme, dura, certeira que precisamos em muitos momentos devido nossos olhos estarem cegados pela incredulidade! Tomé, então, podia tocar em Jesus para que essa incredulidade de seu coração desaparecesse!

(5) Concluímos então que o fato de Jesus dizer a Maria Madalena para não o “deter” não tem nada de preconceito envolvido e nada que indique que Jesus não podia ser tocado, já que foi tocado por diversas pessoas nesse período de aparições após a Sua ressurreição.

Temos ali um momento único de ensino, direcionado a Maria, mostrando a ela realidades novas de como seria o relacionamento com Jesus a partir da Sua ressurreição. Tudo ficaria diferente, mais espiritual e mais profundo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp