É correto chamar os músicos da igreja de levitas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sou líder do ministério de louvor da minha igreja há vários anos e sempre me apresento dizendo que sou levita na obra do Senhor. Alguns dias atrás um irmão me questionou a respeito disso, dizendo que não existem mais levitas. Gostaria de saber se existe algum erro da minha parte em me apresentar como levita da obra do Senhor?

Caro leitor para responder a sua pergunta biblicamente, vamos avaliar o que a Bíblia diz a respeito dos levitas, de quem eles eram, o que faziam. Saber disso é imprescindível para termos uma posição bíblica sobre o assunto.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem eram os levitas na Bíblia? De onde vieram e quais eram suas funções?

(1) Do ponto de vista genealógico os levitas eram descendentes de Levi, filho do patriarca Jacó com Lia (Gênesis 29:34).

Com o passar dos anos os levitas viraram uma tribo de Israel, porém, não faziam parte das 12 tribos de Israel (no que diz respeito a ter um território), pois foram escolhidos por Deus para um trabalho especial e, por isso, não tiveram um território próprio na terra prometida, antes, viveram em meio as possessões das outras tribos (Números 35:2).

Ou seja, para ser um levita era necessário ser descendente de Levi.

(2) Do ponto de vista do trabalho que Deus os incumbiu, os levitas pertencentes a família de Arão, irmão de Moisés, foram escolhidos para trabalharem diante de Deus como sacerdotes (Êxodo 29:44).

Arão foi o primeiro Sumo Sacerdote e seus filhos os primeiros sacerdotes da Lei. Além deles, uma parte dos levitas que não eram da família de Arão, foram designados por Deus para os trabalhos no tabernáculo e mais tarde no tempo:

“mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele.” (Números 1:50)

(3) Do ponto de vista das funções, além de sacerdotes, os levitas também serviam a Deus como cantores, instrumentistas, guardas, porteiros, padeiros, enfim, tudo que era relacionado ao que era realizado no tabernáculo ou no templo era de responsabilidade dos levitas:

“porque havia sempre, naquele ofício, quatro porteiros principais, que eram levitas, e tinham a seu cargo as câmaras e os tesouros da Casa de Deus” (1 Crônicas 9:26)

“Outros dos seus irmãos, dos filhos dos coatitas, tinham o encargo de preparar os pães da proposição para todos os sábados” (1 Crônicas 9:32) – Observação: os coatitas eram uma família de levitas.

“Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria” (1 Crônicas 15:16)

Ou seja, os levitas não eram apenas músicos como muitas pessoas pensam. Eles realizavam um enorme número de funções diferentes.

(4) No Novo Testamento não temos qualquer menção de que as pessoas que realizam algum trabalho na obra de Deus sejam chamadas de levitas.

Pelo contrário, vemos que, por exemplo, o sacerdócio (e o servir a Deus) agora é de cada crente e não mais de um grupo específico:

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

(5) Assim, concluo que usar o termo levita para os músicos da igreja hoje em dia não é algo que se encaixa nas definições bíblicas que temos do que é um levita.

Alguns dizem que usam a palavra em um sentido mais amplo e figurado, mas isso traz mais confusão do que esclarecimento e é algo totalmente desnecessário.

Além disso, se o critério “figurado” fosse aceitável, deveria ser aplicado a todos que servem a Deus no templo de alguma forma e não somente a músicos, o que causaria uma confusão!

A meu ver o termo “Levitas” teve o seu tempo de uso, mas não cabe hoje na Nova Aliança, onde todos são chamados a servir a Deus de alguma forma, através dos dons!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp