Na Bíblia, Isaque e Rebeca moraram juntos sem casar?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou confuso em relação a história narrada de Isaque e Rebeca, pois não consegui ver um casamento oficial entre os dois, pois Isaque já encontrou Rebeca e foi para a tenda de Sara e os dois já tiveram relações sexuais e foram morar juntos. Isso seria uma indicação de que não existe problemas em morar junto, em se amasiar, já que não temos a menção de nenhum casamento oficial entre Isaque e Rebeca na Bíblia?

Caro leitor, a narrativa sobre o casamento entre Isaque e Rebeca precisa ser analisada corretamente para que não se tirem conclusões equivocadas.

Muitos leem de forma superficial o relato e entendem que a Bíblia estaria ali aprovando que qualquer pessoa possa se juntar com alguém e morarem juntos, tendo relações sexuais normalmente, sem um casamento oficial, e isso estaria de acordo com os ensinos de Deus. Porém, esse não é o ensinamento da Bíblia e vou te explicar porquê:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Isaque e Rebeca moraram juntos sem casar?

(1) A forma dos casamentos serem legalizados em épocas antigas é bem diferente da forma que é hoje. Em nosso país, por exemplo, o casamento tem validade legal quando feito em um cartório obedecendo a todas as regras estabelecidas.

Mas nos tempos antigos não tínhamos cartórios e o reconhecimento de um casamento era realizado de outras formas. Porém, não era algo bagunçado como alguns pensam, não era apenas se “juntar” e o casal já estaria casado, pelo contrário, um compromisso de casamento era bastante rígido e vou mostrar isso na história narrada de Isaque e Rebeca.

(2) Abraão, já idoso, desejou que seu filho Isaque encontrasse uma esposa que não fosse de povos pagãos de onde eles viviam, mas de seus parentes (Gênesis 24:4).

Abraão estabeleceu que seu servo de maior confiança fosse seu procurador (e fez isso em forma de um juramento) e viajasse para seus parentes com a missão de encontrar uma esposa para Isaque:

e jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque” (Gênesis 24:3-4).

Observe aqui a primeira menção clara da formalidade desse futuro casamento que estava sendo construído.

Leia também: Sexo antes do casamento é uma invenção dos religiosos?

(3) O servo representante (procurador) do patriarca Abraão chega até determinada região e, guiado por Deus, chega até os parentes de Abraão, onde encontra uma moça a qual revela, a ela e a sua família, toda a sua jornada guiada por Deus nessa missão de achar uma esposa para o filho de Abraão, Isaque.

Tudo é contado a família da moça. A missão oficial é exposta. Aqui temos mais uma menção clara da formalidade envolvida nesse casamento, que não foi um mero “juntar”, mas um verdadeiro casamento constituído oficialmente.

(4) Na sequência temos o pai e o irmão da moça dando o seu aval positivo sobre essa união: “Labão e Betuel responderam: “Isso vem do Senhor; nada lhe podemos dizer, nem a favor, nem contra” (Gênesis 24:50).

Mais à frente temos também a menção do aval da mãe de Rebeca: “Mas o irmão e a mãe dela responderam: “Deixe a jovem ficar mais uns dez dias conosco; então você poderá partir” (Gênesis 24:55).

E, finalmente, a própria Rebeca diz sim ao pedido formal de casamento: “Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: “Você quer ir com este homem? ” “Sim, quero”, respondeu ela” (Gênesis 24:58).

Temos aqui mais um elemento claro do aspecto legal dessa união, ou seja, uma concordância dos líderes (patriarcas) e também da própria pessoa.

(5) O servo procurador de Abraão ainda passa para a família de Rebeca e para ela o que chamamos de dote, que eram valores ou presentes que eram entregues aos pais da noiva como uma forma de oficializar o pedido do casamento:

“Então o servo deu joias de ouro e de prata e vestidos a Rebeca; deu também presentes valiosos ao irmão dela e à sua mãe” (Gênesis 24:53).

Algo que demonstrava perante todos que o pedido de casamento era sério, oficial e havia sido aprovado por todos. Temos aqui mais uma evidência clara de que essa união não foi um simples “juntar”, mas um casamento oficial.

Isaque e Rebeca tiveram relações sexuais sem casar?

(6) E, depois de todos esses detalhes sobre essa preparação oficial do casamento de Isaque e Rebeca, temos então claramente diante de todos que eles estavam compromissados legalmente diante de seus familiares e diante da sociedade, não havendo qualquer impedimento de exercerem seu direito de casados de terem relações sexuais, o que de fato acontece em seguida, após a chegada da esposa de Isaque:

“Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe” (Gênesis 24:67).

(7) Toda essa análise nos leva a verificar que Isaque e Rebeca não tiverem um “sexo casual”, nem uma “ficada” como alguns dizem, e nem viviam apenas “juntados”, “amasiados”, sem estarem debaixo de um casamento oficial.

O que vemos é que todos os detalhes exigidos em suas épocas foram cumpridos, que a preparação do casamento deles foi um processo guiado por Deus e também realizado de forma clara diante da sociedade da época e das suas famílias e, portanto, um casamento oficial e totalmente válido conforme a Bíblia orienta que os casais tenham.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp