O que significa esse Corbã que Jesus citou na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu não entendi muito bem aquela passagem onde Jesus critica os fariseus e escribas, dizendo “aquilo que poderias aproveitar de mim é corbã”. O que seria esse corbã? Gostaria muito de entender melhor essa passagem, pode me ajudar?

Caro leitor, devemos sempre ter em mente que a Bíblia foi escrita em uma cultura diferente da nossa e que cada cultura tem expressões próprias que muitas vezes têm significados que outras culturas têm dificuldade de entender. Somente com o estudo mais detalhado, conseguiremos, então, compreender essas expressões, como faremos agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é Corbã?

(1) Tudo começa quando os fariseus e escribas observaram que os discípulos de Jesus não estavam praticando a observância tradicional de purificação antes de comer, que era lavar as mãos e, por isso, questionam Jesus sobre essa questãso:

“interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?” (Marcos 7:5).

Jesus observa muita hipocrisia na pergunta deles, pois sabia que tudo que faziam (essas tradições que criaram) eram rituais vazios, pois seus corações não eram retos diante de Deus.

É importante entender que fariseus não tinham aqui preocupações higiênicas, mas de que suas regras cerimoniais fossem cumpridas, pois achavam que isso agradava a Deus!

(2) Jesus faz uma primeira acusação sobre a hipocrisia deles, citando o profeta Isaías:

Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:6-7).

Jesus continua Sua resposta demonstrando a falsidade deles em colocar a tradição humana acima dos mandamentos do Senhor.

Jesus, então, irá citar uma manipulação que eles fazem da lei de Moisés e então saberemos certinho o que significa corbã. Continuemos:

O Corbã dos fariseus e escribas

(3) Jesus cita o “jeitinho” malandro que eles usam para manipular a lei de Moisés: “Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte” (Marcos 7:10).

Aqui temos a citação da lei de Moisés, clara e cristalina sobre a responsabilidade de honrar pai e mãe. Mas vejamos o que fariseus faziam:

“Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe” (Marcos 7:11-12).

(4) A palavra aramaica para oferta é “qorban”. No grego usado pelo evangelista Marcos ele a translitera como “korban” (Em português fica Corbã). Ambas significam “oferta”.

Na prática, os fariseus faziam uma manobra para não cuidar dos pais, para não usar seus recursos financeiros em benefício deles. E como eles faziam isso?

Eles declaravam que determinado dinheiro que tinham era uma “oferta ao Senhor” (Corbã) e por conta disso se esquivavam de usar esse valor em benefício dos pais, já que esse valor estava “consagrado a Deus” para o uso na obra do Senhor e não poderia ser usado em outra coisa.

Jesus viu nisso grande hipocrisia porque certamente não faziam nem uma coisa nem outra, ou seja, nem cuidavam dos pais nem ofertavam ao templo, antes, ficavam com tudo para satisfazer sua avareza e fome de poder.

E o principal: em nenhum lugar da lei de Moisés temos essa possibilidade dessa manobra. Honrar pai e mãe era algo que deveria ser feito sem qualquer exceção. Era obrigação!

(5) Por fim, Jesus considera que tal ato “da tradição” que eles insistiam em manter de pé, está totalmente em desacordo com a Palavra de Deus: “invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes” (Marcos 7:13).

Com isso Jesus expôs a avareza e a falsidade dos objetivos das tradições que eles tinham. Portanto, eles não tinham qualquer moral para acusar os discípulos e nem Jesus do que quer que seja. Declarar que algo era Corbã (oferta) para não cuidar dos pais demonstrava a maldade deles.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp