O que significa o cinturão da verdade na Armadura de Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Vi o estudo sobre o capacete da salvação e gostaria muito de entender cada uma das partes da armadura de Deus citada por Paulo. Uma parte que não entendo muito é sobre o cinturão da verdade. De uma forma prática, o que era essa parte e como usamos ela nas lutas espirituais do dia a dia?

Cara leitora, a armadura de Deus citada por Paulo é uma linda passagem que nos ensina como Deus nos deu recursos vindos Dele para vivermos uma espiritualidade forte, firme, cheia de vigor e vitoriosa!

Mas para vestir essa armadura precisamos conhecer cada parte e também, claro, saber manuseá-la da forma correta, conforme Deus estabeleceu. E hoje falaremos do cinturão da verdade!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A Armadura de Deus: O Cinturão da Verdade

(1) Para compreender o contexto da descrição de Paulo dessa armadura, precisamos entender que ele tinha em mente um soldado de sua época.

Os soldados se protegiam com uma armadura e com armas de defesa e de ataque. É isso que Paulo usa como pano de fundo para conectar a sabedoria de Deus conosco e nos ensinar que também temos armas e armadura de soldados de Deus!

Sendo assim, as partes da armadura que Paulo explica são: Cinturão, couraça, sapatos, escudo, capacete e espada! Além de citar também a oração como algo extra.

Essas partes, unidas, formavam a totalidade de armas de proteção e ataque de um soldado da época de Paulo e, claro, aplicadas espiritualmente, é a armadura de Deus dos soldados de Cristo. 

Mas por que uma das partes é chamada de cinturão da verdade? Qual o ensino profundo que temos aqui?

(2) A primeira parte da armadura que é mencionada por Paulo é o cinturão: “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade…” (Efésios 6:14).

A palavra cingindo-vos no grego é “perizonnumi”  e significa “prender as vestes com uma cinta ou cinto”. No contexto de um soldado, o cinturão protegia a área da cintura e dava mobilidade para ele se movimentar sem que as roupas o atrapalhasse.

Alguns cintos eram maiores do que apenas uma tira e protegiam também as partes íntimas do soldado, estendendo-se e cobrindo as partes íntimas e parte das coxas.

(3) Note que o texto contém também um imperativo (uma ordem), que é expressa pela palavra “estai, pois, firmes”. E para entendê-la precisamos relembrar o que Paulo disse antes:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13).

Para essa batalha, ensina o apóstolo, é preciso firmeza. E essa firmeza começa vestindo o cinturão, seguido das outras partes. É preciso “estar” vestido para a batalha. Essa é a ideia. Pegue a armadura e coloque!

Os leitores de Paulo entenderam muito bem isso, pois quando alguém colocava um cinto era porque ia fazer algo e estava, então, preparado para essa obra ou trabalho.

(4) Mas o cinturão ganha agora um nome. Era o cinturão da verdade. Se o guerreiro de Deus está preparado com seu cinturão, isso significa que sua confiança é plena, pois na verdade não existe dúvida, receio.

Agora veja que impressionante o que a Bíblia nos ensina a respeito da verdade. Sabemos que Jesus afirmou algo muito singular sobre isso:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Além disso, Jesus também disse que a Palavra de Deus é a verdade: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

Ainda temos algo impressionante descrito na Bíblia, que fala sobre o Espírito Santo: “…E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade” (1 João 5:6b)

O que podemos perceber é que esse cinturão aponta para nosso relacionamento com Cristo, também para nossa santificação na Palavra, que é viver na verdade, e também em nossa relação com o Espírito Santo!

(5) Cercados com todo esse aparato da “verdade” não há como um guerreiro ser fraco. Antes, ele está preparado para enfrentar o dia mau e as investidas do maligno sobre a sua vida.

Sendo assim, o cinturão da verdade representa para nós um relacionamento profundo com Deus e com Sua palavra, o reconhecimento do senhorio de Jesus Cristo sobre a nossa vida, que é possível pela obra do Espírito Santo realizada em nós.

Tendo isso em mente e vivendo essa realidade, nossos olhos estarão abertos para as realidades espirituais e seremos guerreiros que sabem lutar e que sabem vencer com a verdade ao nosso lado!

Você já colocou seu cinto da verdade?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp