O que significa o capacete da salvação mencionado pelo apóstolo Paulo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Quando Paulo fala da armadura de Deus ele fala a respeito do capacete da salvação. Eu gostaria de entender melhor esse conceito. Por que a salvação é comparada a um capacete nesse texto? Quais lições ele quer nos ensinar com isso?

Caro leitor, a comparação de Paulo de diversos aspectos importantes da vida cristã com uma armadura de um soldado é muito rica e nos traz lições incríveis.

Hoje irei trabalhar um pouco esse tema e te explicar o profundo significado do capacete da salvação que todos nós precisamos usar em nosso dia a dia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é o capacete da salvação?

(1) Quando Paulo está falando das lutas diárias do cristão, dos ataques que recebe do inimigo, ele nos manda vestir uma armadura completa, como um guerreiro em batalha:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13).

Mas, claro, ele não está falando aqui de uma armadura literal, mas de uma armadura espiritual que todos devemos tomar e vestir.

Ele passa, então, a explicar as principais partes dessa armadura que Deus nos dá e a possibilidade dela tanto nos defender quanto nos ajudar a atacar nessa grandiosa batalha espiritual que vivemos no dia a dia.

As partes desta armadura são: Cinturão, couraça, sapatos, escudo, capacete e espada!

(2) E uma dessas partes dessa armadura é o capacete da salvação: “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17).

Que capacete era esse? O capacete de guerra, aquele que os guerreiros romanos usavam, que provavelmente era o que Paulo tinha em mente aqui nessa comparação, era feito de bronze e, além de proteger a cabeça, protegia também a face do guerreiro, ou seja, partes importantes como os olhos, ouvidos e nariz.

Isso dava ao guerreiro uma proteção total dessa parte do corpo que é uma das principais e mais sensíveis. Um golpe na cabeça é mortal. Mesmo que pequeno pode desmaiar o guerreiro e fazê-lo ficar vulnerável.

Um pequeno golpe nos olhos, por exemplo, também pode deixar o guerreiro vulnerável na batalha. Mas qual o significado espiritual disso?

Qual o significado espiritual do capacete da salvação?

(3) A salvação dada por Jesus Cristo é a maior bênção que um crente pode ter em sua vida! Ela traz a ele a esperança de que Deus o libertou do maligno e da condenação do pecado e lhe deu a vida eterna.

Saber disso faz toda a diferença na vida de um cristão. Pessoas que não são salvas vivem sem esperança, sem saber o que será do amanhã, sem viver uma vida que agrada a Deus.

Ou seja, estão perdidas, como que cambaleando sem rumo entregues nas mãos do inimigo. Andam totalmente nas mãos do inimigo, que as destruirá!

Mas o crente salvo recebe como parte da sua armadura o capacete da salvação! Mas o que esse capacete faz?

(4) O capacete da salvação protege nossa mente (cabeça), ou seja, nos ajuda a ter pensamentos saudáveis, pois nela está a palavra de Deus! Conseguimos resistir aos ataques do inimigo a nossa cabeça (mente).

O maligno deseja trabalhar em nossa mente e nos trazer pensamentos que não agradam a Deus, mas quando estamos vestindo o capacete, ele não conseguirá!

O inimigo também tenta colocar informações malignas em nossos ouvidos! Quantas pessoas não são derrubadas por palavras ruins, ácidas, destrutivas, que penetram seus ouvidos e entram na mente?

O capacete da salvação bloqueia isso e faz com que nossa mente esteja conectada à boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:1-2)!

Ele protege também nossos olhos espirituais para que nada possa feri-los facilmente para que possamos enxergar perfeitamente a vontade de Deus. E protege também nossa boca, para que dela só aquilo que é bom venha a sair.

(5) Concluímos, então, que o capacete da salvação é imprescindível para o crente viver neste mundo! Não dá para enfrentar esse mundo sem essa proteção que Deus nos deu, sem essa esperança de que somos salvos e de que Deus está conosco guerreando as batalhas.

Essa certeza nos dá muito mais ousadia de guerrear! Assim como os cristãos da época de Paulo, que iam até o fim, mesmo que fosse preciso perder a vida, pois estavam vestindo sua armadura e sabiam que seriam honrados pelo comandante, nós também devemos vestir essa armadura e, como Paulo ensina:

depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13).

Não saia para sua guerra do dia a dia sem seu capacete da salvação! Lembre-se a cada dia do que Jesus Cristo fez por você, como se entregou, como te perdoou e te salvou; agradeça, creia, e só então, vá para sua batalha do dia a dia!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp