Por que Jesus foi batizado se Ele não tinha pecados?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)
[adrotate group="9"]

Você Pergunta: lendo o relato sobre o batismo de Jesus fiquei meio sem entender porque Jesus foi batizado se Ele não tinha pecados e se Ele é Deus. Qual seria o significado desse batismo de Jesus? Por que Ele aceitou ser batizado?

Caro leitor, essa sua dúvida é bastante interessante. Vamos fazer uma análise agora para entendermos porque Jesus achou necessário se batizar antes de começar seu ministério de forma efetiva aqui nessa terra.

Por que Jesus foi batizado se Ele não tinha pecados?

Por que Jesus foi batizado se não tinha pecados?

(1) A Bíblia afirma categoricamente que Jesus, apesar de ter passado por toda sorte de tentações comuns a nós humanos, não foi vencido por nenhuma delas, logo, não pecou: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15). Isso já nos leva a uma primeira conclusão: Jesus não foi batizado como um sinal de que precisava de arrependimento e de perdão de pecados.

(2) Para nós pecadores, o batismo é um sacramento, ou seja, um sinal de uma transformação interior, do arrependimento sincero de nossos pecados, onde já buscamos o perdão de Deus e, através do batismo, sinalizamos perante as pessoas que somos servos de Deus e iremos andar em Seus caminhos. Mas o batismo de Jesus foi um pouco diferente desse que nós devemos fazer.

Leia também: O que significa sacramento e quantos existem na Bíblia?

(3) Podemos observar que quando Jesus chega até João Batista para ser batizado, o próprio João fica sem entender o porquê e busca mudar a ideia de Jesus: “Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mateus 3:14). Jesus, porém, insistiu na necessidade de que fosse batizado: “Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu” (Mateus 3:15).

O que significa Jesus cumprir toda a justiça?

(4) O que podemos notar é que Jesus, mesmo sendo Deus, naquele momento quando em forma humana, buscou cumprir todos os preceitos da lei de Deus, de forma que se identificasse com os seres humanos. Dessa forma, Jesus decide que iria ser batizado para que começasse ali seu ministério público (iniciado aos trinta anos – Lucas 3:23), identificando-se com aqueles a quem iria salvar. O batismo de Jesus aponta para a Sua morte na cruz: “Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize!” (Lucas 12:50).

(5) Quando Jesus disse a João que convém cumprir toda a justiça (Mateus 3:15), Ele estava dizendo a respeito da Sua obra a ser realizada para transformar os injustos em justos perante Deus. E isso começava ali naquele momento, quando Cristo começava a caminhada final para chegar até a cruz como nosso substituto: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Leia também: o que significa remissão de pecados e redenção?

(6) Dessa forma, concluímos que Jesus, em Seu batismo, nos dá o exemplo daquilo que mais tarde Ele mesmo instituiu, o batismo cristão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). À semelhança Dele e com a autoridade vinda Dele, os Seus discípulos deveriam ser batizados como símbolo da transformação de Deus em Suas vidas. Transformação essa que só podemos gozar porque o próprio Cristo nos deu (não só o exemplo) mas também essa possibilidade sendo vitorioso em morrer na cruz pelos nossos pecados e vencer a morte!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério Infantil[adrotate group="9"] O curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) - […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)[adrotate group="9"] Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermões[adrotate group="9"] Conheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) - Memorização Fácil […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000[adrotate group="9"] Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em Teologia[adrotate group="9"] Você não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão