Por que Paulo diz que tomou 40 açoites menos um? Qual o significado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estava lendo um relato do apóstolo Paulo na carta aos Coríntios e lá ele mencionou que tomou uma quarentena de açoites menos um. Eu gostaria de entender essa citação dele. Por que ao invés de falar trinta e nove açoites ele diz quarenta menos um? Tem alguma simbologia nessa citação?

Caro leitor, essa é uma citação interessante do apóstolo Paulo que vai nos ajudar a conhecer um pouco sobre as leis do Antigo Testamento e como eram as suas aplicações na prática.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quarenta açoites menos um. De onde veio isso?

(1) A primeira coisa importante a saber é que na Lei de Moisés temos diversas penalidades que eram aplicadas em pessoas que quebravam as leis. Uma dessa penalidades era a pena de açoites.

Esses açoites eram a aplicação de um corretivo no infrator através de um chicote. A Lei de Moisés determinava como isso devia ser feito:

“Se o culpado merecer açoites, o juiz o fará deitar-se e o fará açoitar, na sua presença, com o número de açoites segundo a sua culpa. Quarenta açoites lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais do que estes, teu irmão não fique aviltado aos teus olhos” (Deuteronômio 25:2-3).

(2) Conforme observamos, a Lei trazia a possibilidade de alguém ser açoitado como pena, mas colocava um limite de, no máximo, quarenta açoites.

Mais do que isso representava humilhar a pessoa de uma forma ruim e contrária ao objetivo que a lei desejava. Dessa forma, usar a penalidade de açoites era algo muito comum nas práticas judiciais do judaísmo.

No entanto, essa pena era muitas vezes usada de forma injusta e arbitrária, como no caso em que Paulo e Silas foram açoitados (injustamente) por pregar o evangelho:

“E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança” (Atos 16:23).

Significado de quarenta açoites menos um na Bíblia

(3) Em uma de suas cartas, o apóstolo Paulo lembra essas ocasiões em que apanhou por açoites por pregar o evangelho: “Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um” (2 Coríntios 11:24).

Agora sim poderemos entender porque a citação “uma quarentena de açoites menos um”. Os judeus, principalmente as autoridades, gostavam de se gabar de que seguiam a Lei de Moisés à risca, então, quando alguém ia receber a pena de açoites, poderia ocorrer da pessoa que estava aplicando a penalidade de açoites se perder na contagem.

Se isso ocorresse o penalizado receberia mais de quarenta açoites e isso seria descumprir a lei.

Para evitar a possibilidade desse possível erro, a ordem era dar no condenado, ao invés dos quarenta açoites (o máximo possível), a quantia de trinta e nove, para deixar claro que ele não estava recebendo mais de quarenta açoites.

(4) Com essa ordem os juízes dos casos esperavam cumprir plenamente a Lei de Moisés, nunca deixando exceder quarenta açoites ao condenado (conforme mandava a lei).

No entanto, a fala de Paulo sobre “uma quarentena de açoites menos um” também demonstra a hipocrisia do judaísmo daquela época, onde, buscando cumprir a Lei de Moisés à risca, descumpriam a vontade de Deus fazendo oposição ao Evangelho, perseguindo os servos de Deus e aplicando penalidades para crimes inventados. É um típico mau uso, ou melhor, manipulação da lei para fins corruptos.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp