A seta que voa de dia do Salmos 91. É sobre disco voador?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: O Salmos 91 é um dos meus preferidos, porém, tem uma frase em um dos versículos, o verso 5, que fala que “não se assustará com seta que voa de dia”. Gostaria de entender melhor o que seria isso, que seta é essa, se seria algo que tem a ver com o mundo espiritual, com demônios.

Caro leitor, o Salmos 91 é recheado de expressões figuradas que tem o objetivo de ilustrar o que acontece com aquele servo de Deus que tem sua confiança verdadeiramente depositada no Senhor.

Esse é o servo que habita junto com o Senhor, no esconderijo de Deus, que é uma figura que mostra Deus guardando e protegendo Seus servos:

“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91:1).

Esse servo, por estar no local correto, fazendo o que é correto e na presença do Deus todo poderoso, recebe muitas bênçãos de proteção vindas do Senhor.

Chegamos, então, ao verso de nossa análise: “Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia” (Salmos 91:5).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Observe que o verso está falando de coisas que podem acontecer a noite e também de dia. Esse terror noturno pode estar ligado a medos que as pessoas tinham de ataques demoníacos, já que a figura da noite é muito ligada a ação do maligno.

Porém, qualquer tipo de perigo noturno deve estar em vista aqui, principalmente de homens maus que aproveitavam as dificuldades visuais da noite para trazer mal a outros.

O servo de Deus não fica assustado com a noite, pois ele serve ao Deus que é a luz do mundo! Por isso, esse servo tem sabedoria para lidar com as dificuldades que as trevas impõem a ele!

A seta que voa de dia traz agora uma figura sobre os perigos do dia. A palavra “seta” traduzida para o português pela versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) é “chets” em hebraico, que significa “flecha”.

No contexto temos uma figura e não algo literal. No mundo das guerras era comum o uso de flechas como uma arma muito perigosa e que dava vantagem aos guerreiros, já que podiam atingir um inimigo à distância.

Sendo assim, aqui significa que o Senhor dará tanta confiança aos Seus servos e que a fé deles no Deus todo poderoso será tão grande, que os perigos da noite e os perigos do dia, mesmo aqueles das quais todo tipo de pessoa tinha pavor, não serão capazes de amedrontá-los.

É evidente, porém, que esse verso não ensina os servos de Deus a se exporem de forma impensada a perigos desnecessariamente. Ninguém, mesmo protegido por Deus, entraria em frente de uma linha de arqueiros e ficaria esperando que as flechas caíssem em seu peito. Isso é falta de sabedoria.

Antes, Deus está ensinando que o servo Dele não seria paralisado de forma assustada diante dos perigos desse mundo, pois sabe que o Senhor está com ele! Então, ele enfrenta os medos e os inimigos mais temidos com coragem, ousadia e sabedoria! Mas enfrenta, claro, do jeito certo!

Um exemplo bíblico interessante está na passagem do Êxodo no Egito. O povo estava de frente ao Mar, o Faraó vinha com seu exército atrás deles, o povo ficou em desespero, porém, Moisés, que conhecia o Seu Deus, resolveu clamar ao Senhor.

“Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14:15).

Em outras palavras, Deus estava dizendo que Eles deviam confiar e continuar andando em frente, sim, pelo meio do Mar Vermelho, crendo que Deus faria a obra! E foi isso que fizeram, pois Deus abriu o mar e eles passaram e os inimigos não puderam tocá-los!

Essa é a fé do Salmos 91! Moisés teve ousadia, confiou no seu Deus e Deus promoveu o livramento, enquanto o povo marchava em frente! Se ficassem paralisados de medo, os inimigos os teriam alcançado!

Por isso, não se assuste com as investidas dos inimigos, sejam os inimigos espirituais, sejam inimigos humanos. Enfrente sempre com sabedoria e fique sempre perto de Deus nessas batalhas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp