Responda ao insensato. Não responda ao insensato. Contradição em Provérbios 26:4-5?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou em dúvida sobre uma contradição que li em provérbios 26:4-5. Em um verso diz “não respondas ao insensato” e no verso seguinte diz “respondas ao insensato”. Não entendi nada sobre esse ensino, pois parece totalmente contraditório. Pode me dar uma luz sobre o significado disso?

Caro leitor, esses dois versos de Provérbios, de fato, já trouxeram muita dúvida para muita gente, principalmente porque parecem muito contraditórios. Vejamos:

“Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele. Ao insensato responde segundo a sua estultícia, para que não seja ele sábio aos seus próprios olhos” (Provérbios 26:4-5).

Seria um tanto estranho que uma coletânea de ensinos de sabedoria cometesse um erro infantil de colocar em sequência dois ensinos contraditórios, concorda?

Isso nos leva a pensar que temos ali um ato intencional, de colocar daquela forma sequencial dois ensinos para chamar a atenção para duas verdades fundamentais que veremos a seguir.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Responda ao insensato e não responda ao insensato

(1) Quem é o insensato muito citado em Provérbios? Em Provérbios ele representa alguém sem juízo, sem sabedoria, tolo. Alguém distante de Deus, arrogante, com pretensões malignas muitas vezes.

O primeiro verso, Provérbios 26:4, vai dar um motivo para não responder a insensatos em determinadas situações. Ele diz: “para que não te faças semelhante a ele”.

Esse “para que” nos indica que quando provocados de alguma forma por algum insensato e desejarmos responder de alguma forma, não podemos usar o mesmo tipo de insensatez.

O apóstolo Pedro ensinou esse princípio, dizendo o seguinte: “não pagando mal por mal ou injúria por injúria…” (1 Pedro 3:9).

Ou seja, temos aqui um filtro que os sábios devem usar: se o pensamento em responder ao insensato nos levar a querer dar uma resposta também insensata, então, não devemos responder, pois ele terá conseguido seu objetivo em fazer um sábio se rebaixar a um nível de insensatez grandioso!

Logo, o insensato, nesse caso, conseguiu trazer um sábio ao nível dele mesmo, o que é algo triste, que traz de certa forma uma “vitória” ao insensato.

Então, em casos assim, o sábio deve se calar, não deve dar qualquer tipo de resposta, pois, agindo assim, estará desconsertando o insensato, derrotando-o com o silêncio.

(2) A segunda orientação, agora em Provérbios 26:5, já tem um foco diferente, ele manda responder ao insensato, dizendo o seguinte: para que não seja ele sábio aos seus próprios olhos”.

Esse outro “para que” nos indica agora um foco diferente. O sábio poderá responder ao insensato em determinados momentos, da maneira correta, para que fiquem claras as más pretensões dos insensatos.

Só que a resposta aqui tem caráter pedagógico e não de vingança. É por isso que o apóstolo Pedro, completando a orientação que lemos, diz:

“…antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1 Pedro 3:9).

O sábio que consegue controlar suas emoções vingativas e consegue enfrentar o insensato com o bem, da melhor forma, consegue “humilhar” as pretensões do insensato, conforme Provérbios também ensina:

“Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá” (Provérbios 25:21-22).

Deus chama os sábios a se posicionarem, mas não de qualquer forma, tem de ser da forma de Deus, no poder de Deus e não usando o mal como base, como fazem os insensatos em suas provocações.

(3) Dessa forma, o sábio de Provérbios ensina que devemos ter “sangue frio” para analisar quando responder a uma provocação de um insensato.

Em alguns momentos, será melhor se calar, manter-se longe para que o insensato não se gabe de ter humilhado um sábio, pegando-o na armadilha da provocação que gera respostas ímpias daquele que deveria estar acima desse tipo de comportamento!

Já em outros momentos, o sábio, elegantemente, com controle emocional e com seu espírito ciente das verdades ensinadas pelo Senhor, responderá de uma maneira que deixará claro quem é quem!

Nesse caso, a resposta correta vai expor as malignidades dos insensatos e ficará bem claro que eles não são os sábios na situação!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp