Qual é o nome da esposa de Josué? Era uma mulher chamada Aruna?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Recentemente, assistindo a novela Terra Prometida da Rede Record, estava passando a história de Josué. Na história aparece uma esposa de Josué que se chama Aruna. Fui pesquisar na Bíblia e não encontrei esse nome. Essa mulher realmente existiu na Bíblia? Onde podemos achar mais detalhes a respeito dessa história para conferir? Josué foi casado?

Cara leitora, sua pergunta é uma boa oportunidade para esclarecermos o quão importante é analisarmos tudo que é pregado ou falado sobre a Palavra de Deus. Paulo elogiou os bereianos por examinar até mesmo as palavras dele próprio para ver se estavam de acordo com as Escrituras Sagrada (Atos 17:11). Vamos fazer isso juntos agora?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Onde está na Bíblia o nome da esposa de Josué?

(1) A primeira coisa a dizermos é que não existe na Bíblia o nome da esposa de Josué. Ou seja, o autor não achou que essa informação fosse realmente relevante para ficar registrada.

Uma das hipóteses para não haver esse registro, é que geralmente apenas filhos de sacerdotes e reis é que davam continuidade na história do pai como sucessores e por isso tinham seus nomes registrados devido a sua importância na história contada.

Josué era um líder do povo de Deus, mas essa liderança não continuou com seus descendentes. Pelo contrário, observamos que o juiz Otniel, sobrinho de Calebe, foi quem liderou o povo de Israel na sequência:

“Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele” (Juízes 3:9).

Josué era casado com Aruna?

(2) A única informação que temos sobre a família de Josué é de seu pai e da tribo a qual pertencia: “Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos” (Números 27:18). Ou seja, o pai de Josué se chamava Num e era da tribo de Efraim (Números 13:8).

No entanto, existe um texto que pode nos indicar que Josué era casado e tinha sua família: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24:15).

Sabemos que na cultura judaica a família era vista como uma grande bênção de Deus (Salmos 128:3) e que não existia qualquer proibição de líderes se casarem, inclusive, era muito mais comum líderes casados do que solteiros.

Isso nos leva crer que a esposa de Josué não é mencionada, porém, é altamente provável que ele tenha sim tido esposa e filhos.

Soma-se a isso o fato dele, em Josué 24:15, estar se posicionando como líder do lar, o que pode indicar que ele já havia saído da casa do pai e tinha sua própria família.

De onde surgir Aruna, apontada como esposa de Josué?

(3) Essa esposa de Josué chamada de Aruna, que é apresentada nessa história da tevê, surgiu apenas da mente dos autores dessa trama televisiva.

Como vimos, a possibilidade de Josué ser casado era grande, porém, não existem relatos do nome dessa possível esposa de Josué.

Qualquer nome que seja dado a uma possível esposa é uma invenção que extrapola o que o texto bíblico diz.

Porém, isso não fere a Bíblia, já que essa pessoa possivelmente existiu e, dentro do contexto da novela baseada na Bíblia, o telespectador deve saber dos acréscimos para compor a história.

(4) Dessa forma, isso nos ajuda a entender o quão importante é observarmos sempre com muito cuidado aquilo que é pregado, que passa na tevê ou que nos é dito a respeito da palavra de Deus para conferir se realmente consta na Bíblia.

O caso da esposa de Josué é apenas um desses casos. Não vejo que seja um problema essa novela televisiva inventar um nome para a esposa de Josué, mas é importante que as pessoas saibam o que diz os originais do texto bíblico e que aquilo que passa nessa novela não deve ser considerado como um retrato fiel dos relatos bíblicos, antes, é apenas uma trama televisiva baseada em acontecimentos da Bíblia e preenchida com outros detalhes inventados pelos autores. Não podemos deixar de buscar sempre na fonte, que é a Palavra de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp