O que significa hebreus, israelitas e judeus na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você já parou para pensar que Deus sabe exatamente TUDO sobre sua vida espiritual, sobre se você tem se dedicado a aprender mais da Palavra Dele, se você tem sido relaxado ou prudente? Isso precisa causar temor em nosso coração!

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar muito! Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo no seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo, serei seu professor particular de Bíblia! Vamos começar AGORA mesmo essa jornada? QUERO SABER MAIS…

Você Pergunta: Eu me confundo um pouco quanto aos vários povos mencionados na Bíblia. Por exemplo, quando se menciona Hebreus, Israelitas, Judeus, Saduceus, etc. Esses são povos diferentes? Ou são o mesmo povo? Poderia me explicar isso com detalhes para eu entender?

Cara leitora, muitos povos realmente são mencionados na Bíblia e é preciso atenção e um estudo detalhado para que consiga identificá-los corretamente. Nesse estudo vou te ajudar a entender sobre os hebreus, israelitas e judeus de uma forma correta.

O que significa hebreus, israelitas e judeus na Bíblia?

O que significa hebreus, israelitas e judeus?

Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo. Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus” ou mesmo em algumas passagens como “povo de Deus”. Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e até Jesus Cristo. Bom, vamos então explicar com um pouco mais de detalhes cada uma dessas três expressões:

Hebreus:

É uma designação que foi aplicada inicialmente a Abraão e seus descendentes. Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi o próprio Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gênesis 14. 13). Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de povo hebreu.

Israelitas:

Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas. Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas). A primeira vez que foram chamados de Israelitas na Bíblia está em Êxodo 1:11: “E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”

Leia também: O que significa 12 tribos de Israel?

Judeus: 

Muito tempo se passou e depois que o povo (hebreus / israelitas) voltou do cativeiro (lá na ápoca dos reis de Israel), a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar esse povo de judeus. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje em dia. O primeiro texto bíblico que menciona os judeus é 2 Reis 16:6: “Naquele tempo, Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria e lançou fora dela os judeus; os siros vieram a Elate e ficaram habitando ali até ao dia de hoje”.

Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. Os nomes hebreus e israelitas são bem pouco usados em nosso tempo.

 

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Acesse aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilVocê já parou para pensar que Deus sabe exatamente TUDO sobre sua vida espiritual, sobre se você tem se dedicado a aprender mais da Palavra Dele, se você tem sido relaxado ou prudente? Isso precisa causar temor em nosso coração! Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Você já parou para pensar que Deus sabe exatamente TUDO sobre sua vida espiritual, sobre se você tem se dedicado a aprender mais da Palavra Dele, se você tem sido relaxado ou prudente? Isso precisa causar temor em nosso coração! Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesVocê já parou para pensar que Deus sabe exatamente TUDO sobre sua vida espiritual, sobre se você tem se dedicado a aprender mais da Palavra Dele, se você tem sido relaxado ou prudente? Isso precisa causar temor em nosso coração! Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já parou para pensar que Deus sabe exatamente TUDO sobre sua vida espiritual, sobre se você tem se dedicado a aprender mais da Palavra Dele, se você tem sido relaxado ou prudente? Isso precisa causar temor em nosso coração! Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê já parou para pensar que Deus sabe exatamente TUDO sobre sua vida espiritual, sobre se você tem se dedicado a aprender mais da Palavra Dele, se você tem sido relaxado ou prudente? Isso precisa causar temor em nosso coração! Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão