Batismo, o que realmente significa na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

O batismo com toda certeza é algo conhecido por quase todas as pessoas. No entanto, com certeza, não entendido corretamente em seu sentido bíblico pela maioria delas. Há muita confusão a respeito do real sentido do batismo, por isso, com este artigo esperamos elucidar de forma simples algumas dessas dúvidas.

A mais importante informação sobre o batismo cristão, é que ele foi instituído por Jesus Cristo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mateus 28. 19-20)O que significa batismo?

Batismo, o que significa na Bíblia?

Batismo significa um ato no qual se usa a água como símbolo da purificação que já aconteceu na vida de uma pessoa, ou seja, alguém é alcançado por Deus, arrepende-se de seus pecados, é purificado, justificado por Jesus pela fé e, então, se torna Seu discípulo. Essa é a transformação interior que ocorre antes da pessoa ser batizada.

A partir daí a pessoa está pronta para ser batizada, selando essa transformação e purificação que já aconteceu em sua vida. O batismo também representa um compromisso da pessoa com Deus e com Sua obra.

Batismo e salvação

Muitas pessoas confundem-se achando que o batismo salva. Como presbítero converso com muitos “novos convertidos” que vêm de outras religiões e que têm uma pressa gigantesca em batizar-se. Quando questionados, eles logo associam que precisam ser batizados para que sua salvação seja selada ou alcançada.

Porém, é um erro pensar assim, pois a salvação é pela fé e não pelo batismo. Para ilustrar cito o ladrão da cruz. Ele foi salvo? As palavras de Jesus mostram que sim, veja: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23. 43). Ele foi batizado? Não! Se o batismo fosse uma condição essencial para a salvação o ladrão da cruz não poderia ser salvo. O que dizer, por exemplo, de uma pessoa que se converte e morre logo em seguida? Não seria salva porque não se batizou? Obviamente que será salva, pois a salvação está ligada a obra que Jesus já fez no coração dela.

É claro que esse fato não diminui a importância do batismo, pois o batismo é um símbolo (um sacramento) importante (que vem de Deus) e que deve ser recebido pelos que foram purificados por Jesus pela fé. O que não precisa é haver pressa e desespero, que resultam em batismos mecânicos e sem sentido. Muitas denominações batizam pessoas quase por atacado, sem ao menos acompanhar essas pessoas em um discipulado e explicar a elas as coisas básicas a respeito do arrependimento e sobre a obra de Cristo. Levantou a mão já batizam. Repito: Batismo não salva ninguém.

Quem salva é Jesus Cristo. Todos os que foram alcançados por Jesus serão salvos, no entanto, nem todos os que foram batizados serão salvos, somente o serão os que foram verdadeiramente alcançados por Jesus. Digo isto porque uma pessoa pode se batizar por motivos e crenças erradas, ou seja, pode enganar os homens que a batizam, que acabam muitas vezes achando que essa pessoa realmente teve um encontro com Jesus, mas ela não teve.

A forma do batismo

Quando à forma existem pelo menos três formas de batizar praticadas pelas igrejas. Antes de mencioná-las é importante frisar que não há um único caso na Bíblia em que seja dito explicitamente a forma exata de como se deve ministrar o batismo. Pessoalmente sou adepto da aspersão. Vejamos:

Aspersão: A água é borrifada sobre a pessoa. Aqui não há a necessidade de piscinas ou de um deslocamento aonde há um rio. Apenas uma vasilha com água é suficiente.

Leia também: O apóstolo Paulo foi batizado por aspersão ou por imersão?

Imersão: Na imersão a pessoa é colocada dentro da água e levantada pelo ministro. Normalmente é realizada em um rio ou em alguma piscina.

Efusão: Bem parecida com a aspersão. A água é também jogada na cabeça da pessoa.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão