O que significa Diabo, Satanás, Lúcifer, demônio e maligno?

Postado por em: O que significa isso?

Alguns preferem nem mencionar as palavras que constam no título deste artigo. Porém, não há como negar que a Bíblia fala de demônios, do Diabo, de Satanás, de Lúcifer e do maligno. Não há como negar também que não precisamos ter medo do Diabo e suas hostes, pois estamos em Cristo. Esse artigo visa trazer o significado de cada termo para que possamos conhecer exatamente o que são.

O que significa Diabo, Satanás, Lúcifer, demônio e maligno?DIABO, SATANÁS, LÚCIFER

A palavra Diabo vem do grego “διαβολος diabolos” e significa “Enganador”. Ele é identificado na Bíblia como um anjo caído e é chamado também de Satanás, cuja palavra hebraica é “שטן satan” e a palavra grega é “σατανας satanas” e significa “adversário”. É citado como o grande inimigo de Deus e dos homens. Tem poderes sobre o mundo, pois é chamado de “príncipe do mundo” (Ef 2. 2). Uma de suas maiores forças é a tentação, pois ele a utilizou até contra o próprio Jesus Cristo (Mt 4. 1). Será derrotado no fim dos tempos com todos os seus demônios. Seu fim está decretado por Deus. A palavra Lúcifer é usada hoje também para se referir ao Diabo. Se trata do mesmo ser.

Qual você quer? Escolha e clique:
Teologia Sem Mensalidades - Curso Para Pregadores - Memorização da Bíblia - Ver Outros

E importante ressaltar que o Diabo, apesar de ser muito poderoso, não é onipotente. Ou seja: Até ele está debaixo da soberania de Deus.

DEMÔNIOS

São espíritos maus. São ministros (anjos caídos) a serviço do mal. São também chamados na Bíblia de espíritos imundos: “E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?” (Lc 4. 36). São opositores a Deus e buscam a todo custo causar males na vida das pessoas. Vemos na Bíblia que alguns tipos de males podem ser causados nas pessoas (Normalmente, as que não têm uma vida com Deus) pelos demônios: “Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado.” (Mt 17. 18)

É importante ressaltar aqui que espíritos de pessoas mortas, segundo a Bíblia, não tem contato com os vivos como alguns dizem e, por isso, não se enquadram na categoria de demônios e nem de espíritos bons que influenciam as pessoas vivas. Outra coisa a ressaltar é que nem todo problema que a pessoa tem é causado por demônios como algumas seitas afirmam.

MALIGNO

O Diabo também é apontado na Bíblia como sendo o Maligno (quando grifado com inicial maiúscula): “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (1Jo 5. 19). Quando a palavra maligno está grifada com a inicial minúscula se refere à maldade, perversidade ou a alguma pessoa má. Como nesse caso: “porque o maligno não tem futuro; e a lâmpada dos ímpios se apagará.” (Pv 24. 20)

Compartilhe a Bênção:

Seja Bacharel em TEOLOGIA - Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui

Recomendados para você:

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

89 comentários

  • Fabio Silveira de Faria disse:

    Querido irmão: Creio que você poderia ter avançado um pouco mais nas explicações, pois, este tema é um dos mais mal explicados dentro do cristianismo, e, o seu conhecimento pode fazer a diferença para muitas pessoas inclusive para ‘amadores’ como eu. Que tal nos brindar com um “artigo-estudo” elaborado com minúcias?! Só não vale seguir os adeptos do alegorismo e usar Isaías 14 como ponto de partida.
    Abraços.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fábio, não é muito meu objetivo no blog publicar artigos mais complexos e grandes, mas vou anotar aqui sua sugestão.

      Abs!!

      Responder
      • André disse:

        Você esta de parabéns vaso,,tudo que te vier a mão para fazer,faça,,e você fez isso.P A R A B É N S!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Responder
    • cassiellev disse:

      eu odeio o diabo

      Responder
      • jackson disse:

        eu tbm nai gosto

        Responder
        • Aliciosilva disse:

          Penas que os pastores que já tenho presenciado suas pregações, não sitam os mais principal das escrituras que justamente é o fim dos tempos profecias do apocalipses.

          Responder
      • bona disse:

        Que pena,vc descobrir que ele não existe,rsrs.

        Responder
      • glauco disse:

        alienado,a pessoa ler e ainda nao consegue interpretar.
        diabo nao é uma pessoa para voce odiar…kkkkkk!

        Responder
    • giorggi disse:

      O Irmão ai é tendencioso, copia o que lhe convem, pois não é de sua cabeça e escolhe o que os outros postam pra parecer um deuzinho,..portanto deveria existir democracia e nenhuma manipulação historica. Descredito total. Uma pena.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Não entendi sua colocação.

        Responder
  • Zelia Souza disse:

    MUITO BOM..

    Responder
    • vitor disse:

      eee ma estou tentando descubrir a palavra satanas

      Responder
      • Cecília disse:

        Caluniador.. acusador.. cão. . Tentador.. sujo.. gênio do mal.. rebelde. . Espírito das trevas.. impaciente. . Irado.. terrível. . Excessivo. .incomodo.. enganador.. adversário. . Inimigo.. desobediente.. insistente. . Leão do mal q te percegue noite e dia..
        1 Pedro 5:8 lê lá

        Responder
        • Geison disse:

          Satanás significa “acusador”. Era todo aquele que era contra a tirania da igreja na idade média.

          Responder
        • Reginaldo disse:

          Satanás é a nossa carne, os desejos da nossa carne, não um ser!!
          E só estudar as cartas de Paulo, apostolo dos gentio, q somos nós

          Responder
          • Presbítero André Sanchez disse:

            Essa é nova. Que dizer que Jesus foi tentado por quem no deserto, já que ali se diz claramente de um ser que o tentou e, inclusive, falou com ele e teve atitudes de ser

          • Jorge disse:

            Oi boa noite a todos, concordo com VC reginaldo*- em partes – Qual o Significado da Palavra (Satanas) que No Padrao Gramatical Latino Americano e interpretado por todos da mesma forma. (Caluniador – Opositor- acusador). Observa-se que quem Executa a Calunia fala mal de alguem Correto logo percebemos que isso e uma Acusação, e quem Caluniou acusando se colocou contra uma Norma ou Regra criada por alguem , entao para resumir essa teoria dai surge o Nome Satanas para Nos aqui que somos (Leigos), porque nossa base na realidade nao deveria ser a setima ou oitava tradução da Biblia com referencia mas sim aquela Primitiva a Hebraica e segundo essa Tradução Satanas era um Titulo que enquadrava nao so o Ser conhecido Como Lucifer mas todo aquele que pratica a Calunia ,acusação por Isso acusador e todo a quele que acusa, e todo aquele que se opoe a uma ideia por Exemplo todo o Brasil se enquadrou na condição de Stanas quando se opos que Dilma liderasse um novo mandato logo vemos que na gramatica os termos e padroes que regem trabalha a Palavra Satanas como um Adjetivo que Qualifica acoes pois acusar , caluniar e se opor sao todos acoes cometidas por qalquer pessao ou Animal.agora existe uma explicação da histori do deserto e Jesus e bem simples o Nome daquele Ser Evoluido que estva no desrto tentando Jesus nao era Satanas era Lucifer segundo a Biblia porem Lucifer se enquadrou na condição de acusador e caluniador que Significa nos dias de hoje Satanas , viu e bem simples.

  • Alex Milo disse:

    Irmão, como explicar então a passagem do apocalipse 22:16 onde Jesus se denomina Lúcifer: “Eu sou… a resplandecente estrela matutina”, pois estrela matutina é traduzido de lúcifer, do latim.
    Que também pode ser lido em 2 Pedro 1:19 (versão Almeida): “19 – E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;” Que em Latim da Vulgata lê-se: “19 – et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et LUCIFER oriatur in cordibus vestris”.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      A palavra do latim “lúcifer” não tem nada a ver com o diabo. Ela ganhou essa conotação, mas nos originais não tem nada a ver com ele. Você deve considerar os originais para fazer essas análises

      Responder
    • giorggiGiorgi disse:

      A bblia veio do Tora (judeu), e foi escrito pelo homem e mudado com o tempo..se for seguir a bilbia como palavra de deus vai ter que explicar porque deus queimou Sodoma e Gomorra, matando crianças e inocentes,..isso coloca deus como criminoso, como genocida..e se todos colocam deus copmo bom, isso mostra o contrario, e..tambem tem que explicar o diluvio, que não só não matou todos os seres vivo (animais) como tambem a fauna e a flora, tudo teve que nascer de novo, isso é um crime grandioso, e, na arca nem tinha japones nem negros….vai explicar tudo o que mesmo os padres já falam, a biblia não é um livro de historia, nem jornal…É SIMBOLICO..ou seja, historinhaaaaaaaaaaas….Pato Donald..etc.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Giorgi, você deveria ser deus já que mostrou que julgou até o próprio Deus e o condenou. Pena que você é homem e não sabe nem o que sucederá amanhã com você. Não sabe nem se daqui a dois minutos estará vivo.

        Responder
      • Líbine Gomes disse:

        Deus é amor! Mais… Ele também é justiça. Depende do tamanho da sua fé!!

        Responder
      • Elpidio pereira fonseca disse:

        Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.Todo o seres da terra pertence a ele, ele é o dono ele pode fazer o que quiser, e o que você disse crime isto é ao ver dos homens, segundo as suas leis.Deus é soberano, no que faz.O vaso não pergunta o olheiro porque o fez.

        Responder
        • Lyndnelso Dantas disse:

          Deus não ama nem o pecado, nem o pecador. Deus ama a criatura homem, as práticas dos homens Deus abomina. Deus chama o homem pecador para uma reconciliação com Ele, todavia muitos continuam nas práticas perversas e mal. Deus por sua vez nos adiverte que o salario do pecado é a morte. Ele faz justiça, e a justiça do Senhor não agrada a muitos, principalmente aos incrédulos que questionam a santidade e a bondade do Senhor.

          Responder
      • Jorge disse:

        Fica tranquilo Giorge estao quase todos cegos Eo so quqeria ter o poder de conseguir ver a vergonha e a frustação se um dia isso pode ou nao acontecer VCs (Evangelicos gospeis maconicos ) que se julgam certos mas sao mestiços de quase todas as religioes pagãs e santas bem onde ouve misturas de religiao ja se foi corrompido todo um padrao entao nem se tem o que se discutir , mas se tiver so me responda uma das milhares de perguntas que um dia Eu tive mas porque sou humilde ouvi a todos desde os espiritas ate os Evangelicos e cheguei ate aqui arrependido porque descobri a matriX e ela nao e bonita seu mundo vai desabar QND vc descobrir que tudo que aprendeu ate hoje no que se diz respeito ao Ambito religioso e mentira ilusao Vc dira como assim e sso msm amigo mas vai ai a Pergunta .

        Na Palavra de Deus disse Nenhum Til ou J se Omitira ou se acrescentara entramos em um concenso de Debate e me vem a pergunta porque afirmar que se basear nessa Biblia que Vc ou Eu possuimos Hoje e Seguro ja que ela propria diz sobe adulteração .

        Porque A Sociedade Brasileira Biblica mente ao colocar no rodape dos Prefacios de todoas as Biblias que todo conteudo e fielmente traduzido segundo os Escritos Originais ( Mentirosos Joao 8:44) filhos do diabo que nem e uma pessoa kkkk ou ser mas blz , porque a Palavra ( Jeova ) e (Jesus) foi adulterada e Vc nao sabia, se sabia porque nao se manifestou e disse nao aceito a mentira pois todo aquele que comete a mentira e filho de Lucifer ou que e conivente a mentira TBM eh poruqe a Biblia nunca pode ser traduzida para o portugues porque nosso Dialeto tem o padrao totalmente diferente nos escrevemos da esquerda para a direita e nos ecritos originais o Dialeto rege que se escreve da Direita para a Esquerda logo tentar traduzir ocasionaria em diversos erros entao teria que se transliterar mas isso e outra questao a questao eh quem e (Jesus ) com a Letra (J) sendo que essa letra nem existe nos Escritos primitivos Originais nas quais foram usados para a tradução para o Nosso dialeto Portugues latinizado logo podemos ver que nao seria o nome correto Jesus pois o (J) existe em nosso dialeto e akfabeto mas ja eh uma Tradução de um Outro dialeto que em seu respectivo alfabeto nao existe a letra (J) entao qual letra realmennte ocuparia os Jotas dos nomes (Jesus) e (Jeova) ou VCs estao adorando um deus que nem sabem quem ehh.

        Responder
    • Tayna da silva disse:

      Irmã, o texto sem o contexto, vira pretexto. Não vai adiantar nada nós lermos um versículo e tirarmos a conclusão sem saber o contexto . Seria uma boa estudar esses versículos

      Responder
  • FRANCISBERG J SILVA disse:

    ola querido irmão em cristo como faço para conseguir copiar esse artigo no meu computador para posteriormente fazer algumas consultas rapidas, aproveitando e elogiando a conteúdo de fácil entendimento

    Responder
    • André Sanchez disse:

      FRANCISBERG, é só copiar e colar em um editor de texto, tipo o Word.

      Responder
  • jose carlos da silva disse:

    o meu cachorro se chama satanas,nao vejo mal algum …

    Responder
    • maribee disse:

      cruz credo só vc q não ver mal ai vc quer chamar seu cachorro : Sátanas ,satanas vem aki sataanas ai em vez de aparecer o cachorro vai aparecer o diabo mesmo rs

      Responder
      • Reginaldo disse:

        O diabo foi criado por religiões, dos seculo passado, é simbólico, as cartas de Paulo diz q satanás são os desejos da nossa carne

        Responder
        • Presbítero André Sanchez disse:

          Esse pensamento é bem fraquinho… não precisa nem de um verso inteiro para derrubá-lo

          Responder
          • Cristiane Santos disse:

            Na verdade, Satanás é um e diabo é outro. No entanto no Novo Testamento se tornam sinônimos o que não acontece no Velho Testamento. Satanás é um adversário nosso, pois nos testa diante de Deus, basta ver a história de Jó e passagem onde Jesus está no deserto, e também é um promotor, basta observar a passagem de Josué com o anjo Miguel e Satanás. Já o diabo é a personificação(simbólico) do mal que existe no homem e no mundo. “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.”Tiago 1:12-15.

  • marcelo disse:

    Bom muito obrigado por compatilhar o aprendizado, o Senhor Jesus é contigo.

    Responder
  • giorggi disse:

    A biblia não é um livro de historia, é de uma religião, e se for seguir ao pé da letra deus é do mal, final queimar Sodoma e Gomorra, isso é terrorismo, matndo crianças inocentes e amaldiçoando qume olhassem para traz ??? Isso é maldade não ??
    …Um dos problemas bíblicos “mais mortais” é o das traduções. Tendo passado por várias traduções até chegar na versão conhecida atualmente, é evidente que muitas modificações tenham acontecido; a maioria delas involuntariamente. Uma delas é a da confusão entre os termos Satanás, Diabo e Lúcifer.
    Na íntegra, Satanás é um, Lúcifer é outro. Lúcifer seria o famoso Portador da Luz (do latim Lux fero), Eósforos e Héspero, o planeta Vênus em seus aspectos matutino e vespertino.
    Diabo significa “acusador”, do grego diabolos, e pode se referir genericamente a qualquer pessoa que acusa e se opõe a outra.
    Já Satanás significa “adversário”.[carece de fontes] A Igreja Católica considera Lúcifer como Satanás, que seria um anjo que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu, apesar da Bíblia não ter uma passagem que explicite isso. A passagem usada para justificar a ideia Satanás = Lúcifer é Isaías 14:12 : “Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?”. Trata-se de uma passagem controversa, pois os judeus[carece de fontes] consideram essa a passagem sobre o desaparecimento da estrela Vênus diante da majestosidade do Sol como uma alusão à crença[carece de fontes] de que o Império Babilônico desapareceria diante do poder do Deus Yawveh, e a maioria dos cristãos considera a passagem como referente à queda física de um anjo, daí denominam Satanás como Lúcifer.

    Responder
    • Alexandre disse:

      Antes de falar que Deus é isso e aquilo, vai estudar a bíblia para saber o porque que Deus destruiu Sodoma e Gomorra..Não dá para saber de Deus sem ler a Bíblia.

      Responder
    • Reginaldo disse:

      Concordo giorggi!!

      Responder
      • Preznd disse:

        Eu creio em Deus e sei que ele não destruiria um filho seu e muito menos uma multidão,Deus não nos entrega para satanás nem para o diabo ou qualquer outro “bicho” como ele fez com Jó (está escrito na Bíblia pelos homens da época) mesmo se nós estivéssemos 1/4 da fé de Jó.As pessoas acreditam mais em Satanás ou qualquer outro “bicho” que em Deus.O Deus dito pela Bíblia quando Jesus estava lá é o Deus que já destruiu esses “bichos” faz tempo.Este Deus não deixaria esses “bichos” passearem pela terra e nos fazer de palhaço ou marionetes nas mãos dele. O mau causado ao homem é por atitudes errôneas , inveja,orgulho,ambição,egoísmo e etc…O tempo da ignorância já foi, qualquer um sabe o que bem e mau , se faz “merda”pela vida a fora é porque quer ,e vai ter que pagar por isto.Obs:você educa seu filho,explica como é viver neste mundo cheio de tentações,aos 20 anos ele muda a cabeça comete erros graves e morre aos 22 anos ,teoricamente ele já está no inferno.Que Deus ou um Pai mesmo deixaria um filho agonizando no inferno sem pelo menos lhe dar uma chance de corrigir seu erro?Ainda mais que viveu só 22 anos?

        Responder
  • giorggi disse:

    è muito importante, mas não publica, porque é tendencioso, é manipuklado e isso é coisa do mal, sabia ??

    Responder
    • Abraão RodriguÊs Melo disse:

      bom eu espero estar fasendo a coisa certa,e pensamdo em muitas coisa da vida q deus pode nos da de bom

      Responder
  • ana caroline disse:

    unika coisa q eu posso falar q eu fiko sem palavras pra jjesus e eu te amo vc vai esta senpre na minha viida

    Responder
  • Cecília disse:

    Gente falando a vdd pra quem não acredita nisso.. Lúcifer FOI o nome “dele” ANTES se ser EXPULSO do céu.. ele não caiu ele foi ex-pul-so… Jesus NUNCA disse que era Lúcifer… algumas traduções podem não estar corretas. .. Não venha com reclamações dizendo isso e aquilo.. pegando uma única parte de um versículo pra justificar outros.. TUDO o q está escrito na Bíblia é a pura vdd e foi inspirado por Deus.. vou dizendo mais uma coisa.. Está escrito na Bíblia que quem blasfemar contra o Espírito Santo não será salvo… Então amigo tome muito cuidado.. Deus te ama msm vc falando q ele é ruim por ter matado jovens e crianças na cidade de Sodoma e Gomorra.. a cidade já estava condenada.. Deus não é nenhum terrorista.. terroristas matam pessoas inocentes e culpadas. ..aquelas pessoas NÃO eram inocentes.. pelo contrário. . Estavam blasfemando contra Deus… fazendo sexo ilícito com qlq coisa .. pelo amor de Deus toma vergonha na cara e pensa antes de falar..
    O fim está próximo é melhor vc levar um tapa na cara e acordar logo pq se não Tchau pra vc amigo.. e outra coisa.. ano q vem tem a copa do mundo. .. fica ligado q Deus vai te surpreender com coisas tremendas!! Deus é lindo maravilhoso e eu sou LOUKAA por ele!! JESUS VEM NIMIM Q EU TO FACIIN!!!!
    Estarei aberta a opiniões:
    ceciliaripilica@bol.com.br

    Responder
    • anita disse:

      Lúcifer é o ser mais evoluído do cosmos, quem caiu foram os homens que invejaram e odiaram Lúcifer. Quem crucificou Jesus foi o homem, o verdadeiro demônio enganador que coloca a culpa de seus atos em outros.

      Responder
  • otoniel disse:

    estudando o ser humano e analisando suas potencialidades e suas deficiência,só posso entender que o Diabo (enganador),existe dentro de cada um de nós,como existe também o preceito do bem.Ora,como saberíamos proceder entre o bem e o mal se não houvesse parâmetros para isso.Existem sociedades tais,como já existiram inclusive no Brasil colônias,que eram antropófagas ou sejam:Comiam carne humana não no sentido de se alimentarem mas sim de absorverem algo deles.(brasil 1565 pedro dória).
    então creio que se o “diabo fica dando uns toques”é o mesmo que” o espírito mostra o caminho”.Na verdade é apenas a manifestação de nossa própria consciência.
    Claro,posso estar certo ou errado.

    Responder
    • wanderson disse:

      o evangelho de mateus atribui os dois nomes ao mesmo ser: ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
      10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
      11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

      Responder
      • Otoniel Prado Correa disse:

        não crei ao pé da letra.A exegese biblica é exagerada na interpretação atual.Na verdade pouco importa o nome do demo se com nome ou sem nome o mesmo anda em derredor querendo nos tragar,e ás vezes nos traga inclusive pelo exagero disciplinar em querer explicar tudo.

        Ricoeur é um dos maiores representantes da hermenêutica, disciplina herdada da exegese bíblica que propõe uma forma cerrada de interpretação de texto, levando em conta o significado de cada termo em seu contexto cultural e social. Sua assombrosa erudição, porém, não deve afugentar o leitor.

        Responder
  • Alexandre disse:

    A Paz.
    Quero fazer aqui um pequeno adendo sobre o assunto acima, que se refere a Deus como um terrorista ou injusto quando mata milhares de crianças em Sodoma ou durante o AT.
    Em primeiro lugar, quem garante que essas crianças não estão em um lugar muito melhor agora que antes, em Sodoma e Gomorra?
    Talvez Deus tenha é sido muito misericordioso com essas crianças, poupando de irem para o mesmo caminho de seus pais pecadores, o inferno!
    A morte não é um fim, mas o começo de uma nova história, com Cristo ou sem Ele!
    Parabéns André Sanches
    Seu texto sobre o significado da palavra diabo esta curto e bem explicado.
    Deus te abençoe

    Responder
  • Paulo disse:

    Sou semi analfabeto, portanto não domino nada do tema em discussão, mas quero deixar aqui meu comentário, diabo, satanás, lúcifer, demônios, enfim tudo o que nos faz lembrar uma força do “mau” pode ser ou é um instrumento de controle utilizado pelas religiões(todas) para controlar seus seguidores… afinal todos temos algum receio e, medo mesmo desse tal satanás que nunca ninguém viu e, que recebe a maioria da culpa das coisas que dão errado em nossas vidas, seja por negligência, ignorancia, ou querer fazer alguma coiza errada mesmo… Será que esse tal satanas existe mesmo? penso ser muito fácil culpar alguém que não esta presente para se defender…

    Responder
  • Manuel Alberto disse:

    Bom dia eu quero que digam porque o domingo e não o Sábado o dia do Senhor nosso Deus, eu vejo nos dias de hoje é no Sábado, que grandes negócios, são firmados, a igreja de Satanás trouxe para nós o domingo de forma a humilhar a Deus! Mais a ainda muita gente que não se curvou a Satanás. tenho observado

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Manuel, os apóstolos guardavam o domingo. Eles são do diabo? Jesus teve grandes embates com os fariseus por causa do sábado. Ele é do diabo?

      Responder
  • Geison disse:

    Se post não faz o menos sentido e é contraditório.
    Lúcifer vem do latin e significa “o que traz a luz”, “A estrela da manhã”.
    Demônio vem do grego Daimon e significa “Repleto de sabedoria”.

    E porque não mencionou isso no texto?
    Vocês cristãos são muito contraditórios.

    Responder
    • Max disse:

      Max…

      Se perceber as intenções de Deus, seus desígnios e seus significados é preciso uma experiência real com ele.
      Acredito que se o provocarem com o mesmo ímpeto com que através da dúvida discordam Dele, conseguiram dele uma resposta muito convincente, fazemos isso pq sabemos que ele é real, ele vai falar, vai manifestar-se à para o senhores. :)

      Responder
  • roberto p carvalho disse:

    voce vai ser castigado pelo demonio tem logica

    Responder
    • otoniel disse:

      castigado pelo demônio???
      isso é uma ignorância.
      castigado pelo demônio por causa de que mesmo?????

      Responder
  • Rafael Rachide disse:

    ter demonios é uma desgraça porque a pessoa faz aquilo que nao quer, tudo que ela faz é pela vontade dos demonios. viver mal, comer mal, dormir no cimiterio, sobretudo é inimigo do bem. Jesus Cristo é a unica força para por em liberdade o homem contra os demonios. Mateus 4:3-10, Marcos 16:17.

    Responder
  • Missionário Daniel Motta disse:

    Jesus é lindo maravilhoso o inimigo é sujo sabemos que o denonio existe só que Deus é maior porem as pessoas preferem dar ibope ao diabo acorda povo

    Responder
  • Missionário Daniel Motta disse:

    Tem pessoas que se sente melhor defendendo demonios do que buscando a Deus

    Responder
  • Deto Teixeira disse:

    Demonio, Diabo, Lucifer, acorda gente são só expressões usadas para definir tudo o que é ruim, a igreja católica iniciou estas conotações para serem usadas contra os que se opunham a ela, afinal a Biblia teve inicio com ela, O homem pois adaptando de acordo com a sua conveniencia social, exemple Martim Lutero formou a esquerda da igreja católica que vendia indulgencias e que mais darde o homem transformou suas ideias em outra doutrina (Protestante etc.). Hoje o que se ve são grandes espetaculos em nome de Deus que enche os cofres destas instituições, padres e evangelicos que usam roupas de grife e carroes, mansões e fazenda, tudo isso em nome de cristo. Jesus mesmo disse se queres me seguir vendo tudo e siga-me, a unica pessoa na hestoria do cristianismo que fez isso se chamava Francisco de Assis. Pra mim todas estas igrejas e doutrinas modernas são as ovelhas vestidas em pele de cordeiro e terão de dar conta no dia do juizo final. Eu como cristão me entristeço muito e peço a Deus que tenha piedade de todos nós, para se falar de Deus não precisamos fazer faculdade nenhum, quem nos inspira é o Espirito Santo, Deus existe para ser vivido e não para ser estudado suas palavras são verdadeiras e não o que se estudar basta viver o seu amor em toda sua prenitude ” Eis que lhes dou um novo mandamento, Amai a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a ti mesmo”.
    Dues os abençõem!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Deto, parei de ler seu comentário nessa parte “afinal a Biblia teve inicio com ela”. Muita falta de informação. Quer dizer que a Bíblia teve início com uma igreja que só passou a existir quando mais da metade da Bíblia já havia sido escrita. Ahammm…

      Responder
      • anita disse:

        Existe muita ignorância no mundo e uma delas é colocar a culpa de seus erros no bode expiatório, como Lúcifer. Só quem não assume seus erros acredita em demônios.

        Responder
  • otoniel prado correa disse:

    sendo respeitoso porém não sendo demagogo só posso lamentar quem diz que a igreja romana começou com a bíblia ou vice-versa.Isso é uma ignorância histórica.Poderemos tratar disso noutra oportunidade porém é bom que se saiba que isso é pura ignorância.
    en tempo,ignorância não é pecado,é a falta de conhecimento em qqr área.

    Responder
  • rayna disse:

    Onde está escritona bíblia que e pra nós guarda o domingo??

    Responder
  • Max disse:

    O que eu gostaria que explicassem, com propriedade e reserva, é o porquê de Deus ( a perfeição) criar seres ou deuses menores capazes de afrontá-Lo, a ponto de criar um reino à parte. É inexplicável! Levanta questionamentos do tipo ” A Bíblia é um livro de fé”, apenas.

    Responder
  • Carlos Andre disse:

    Lúcifer tem sua origem em Jerusalém Celeste, quando o Eleito, o Filho Eterno, deveria ser coroado como Rei da Criação pelo Ancião de Dias.
    Satan é outro ser.
    Satan têm sua origem na prole dos anjos caídos quando eles se uniram com mulheres humanas, antes do dilúvio.
    Satan é o chefe que está acima dos espíritos demoníacos que foram condenados a vagar pelo mundo quando o dilúvio veio e destruiu seus corpos físicos, porém uma parte deles foi banida para o Inferno abaixo de nossos pés, e lá eles atormentam as almas dos pecadores, Satan lá habita em seu trono, ele literalmente tem sua aparência demoníaca. Em comparação com Satan, Lúcifer é ainda belo, ele apenas perdeu a sua harmoniosidade quando tinha antes.
    Lúcifer e Satan têm um mesmo propósito, tirar o homem de sua verdadeira condição para a redenção, é tirar o homem do caminho da retidão. Lúcifer e Satan sabe do seu futuro, eles já não tem mais a oportunidade de ascensão, sua ascensão é cada vez mais a atuação da maldade. Eles enganam a humanidade, principalmente os luciferianistas e satanistas, prometendo a eles a eternidade e um trono, mas Satan sabe, que quando este morrerem, irão para o inferno serem atormentados pelos demônios que eles mesmos serviram em vida.

    Responder
  • Joana Joana Emilly disse:

    eu em
    deus mim livre

    Responder
  • veridiano sousa disse:

    como a creditar em um Deus que criou tudo e sabe tudo e ele mesmo criou um inimiga. a creditar nesta versão so pra crente em jesus ,quando falta o saber

    Responder
  • donizeti dos anjos disse:

    Preocupado em conhecer a verdade cheguei a conclusão ,mesmo Deus sendo o Criador, o todo Poderoso, o Onipotente, o Onipresente, o Oniciente,Justo, Fiel, etc. Ele é simples e objetivo, quando criou o homem deu a ele poderes tremendo e tambem o livre arbitrio, Deus gostaria que o homem o adorasse em espirito e em verdade, mas o homem esqueceu que ele é um espirito que habita num corpo que tem uma alma,todos são importante mas o principal é o espirito, e o homem priorizou a carne pois ela é palpavel e visivel e as coisas espirituais só são alcançadas pela fé ou seja o ser humano quando quer algo ao invés de esperar em Deus, ele mata, rouba,engana, estorque etc,etc…contrariando tudo o que Deus esperava da primazia da sua criação, é isto que pra mim é opositor,acusador, enganador,adversario ,diabo,satanas,etc, ou seja o homem natural, este é o que tem que morrer, para nascer uma nova criatura, não mais da vontade da carne e sim da vontade de Deus

    Responder
  • Samuel Galdino de Araujo disse:

    Diabo e Satanás são a mesma pessoa.

    Responder
  • julio cesar de jesus disse:

    lúcifer queria construir seu trono acima de Deus sim ou não?

    Responder
  • Alexandre Magno disse:

    “grafada”

    Responder
  • joaozinho disse:

    eu nao tenho medo desse cabra da peste so que nem tudo de ruin que acontece com voce nem sempre e culpa di Deus porque Deus ele nos Ama incondiciona Amem

    Responder
  • pr fabio disse:

    nossa e tanta baboseira vao ler a biblia ora busca em Deus com todo coracao e fe ,que o propio Deus ira revela pra vcs tudo ,agora Deus destroiu sodoma e gomorra por causa do pecado deles Deus ama o pecador mais aburrece o pecado e nao deixa o culpado por inocente vao ler a biblia que ai vcs nao vao fica falando besteira se nao acontece o mesmo com vcs hein

    Responder
  • Reginaldo disse:

    No antigo Pacto ele existiu, hoje não, leia HB 2:14, ele foi aniquilado na morte de Cristo

    Responder
  • mary silva disse:

    Infelizmente as pessoas falam do que nao entedem,tiram suas próprias conclusoes,acusando o ser mais perfeito do universo,Deus,cada um tem o livre árbitrio para acreditar no que quer,e todas essas dúvidas terminará no dia do juízo final!oh glória,maranata!ora vem Senhor Jesus.

    Responder
  • izac vitorino da silva disse:

    lucifer quer dizer luz brilante seu corpo era feito todode diamante

    Responder
  • Salomao M D disse:

    Olha que Deus lhe abencoe e siga em frente, esses artigos ns ajudam,p isso faca o q Deus lhe mandou sem medo d nada.Jeremias 1:8 e 19 para si.

    Responder
  • Max disse:

    Bom André muito bom kkk o blog funcionou kkk

    Responder
  • cosma p silvia disse:

    euii ja estou cansada de mentiras e gostaria de saber toda a verdade deus e o diabo pos nao acredito que jesus o nosso salvador pos tosdos adoram a ele e esquerse do criador do ceu e aterra

    Responder
  • jose adriano de toledo disse:

    sim meus amados irmaos muitas vezes ate no escrever deus nos acompanha e sabe oque fazemos se quer saber algo diferenciado ore com fe leia a biblia e depois pergunte ao criador pois ele esta do nosso lado para responder todas as questoes do povo leia a biblia com fe com o coraçao pois deus nao e homem que minta e nem filho do homem

    Responder
  • jose adriano de toledo disse:

    para que se arrependa

    Responder
  • jose adriano de toledo disse:

    certas palavras mostra muitas vezes que o povo mundial em geral precisa verdadeiramente do amor e da verdadeira palavra da fe deus e nosso e so queremos tudo depende de nos, pra que desafiar ou pedir pra que deus responda oque achamos ou pensamos ,nossas opinioes do passado,as vezes somos tolo,para com o criador se pedi mos perdoes somos perdoado, jesus fez tudo por nos oque mais nos queremos, crucifica lo de novo, raça de viboras, quem vos, induziu a fugir da ira vindouro,

    Responder
  • jose adriano de toledo disse:

    jesus disse que todos aqueles que ama ele, ama o pai,e que somente o verdadeiro espirito saberia decifra lo pois jesus e insubstituivel ninguem consegue ser igual a ele e o principe da paz a luz do mundo,oque e de deus, segue os passos de deus, os que nao e nao o faz,pois muitas coisas lindas maravilhosas acontesse aqueles que nao busca o conhecimento do homem mas de deus,e crer nele mesmo sendo açoitado perseguido,pois a unica fe e esperança vem dele jesus cristo de nazaret a luz do mundo ;;;; creia nele pois sera salvo tu e a tua casa, amem;;;

    Responder
  • cid Oliveira disse:

    Respeito a sua opinião pessoal ou herdada das idéias arcaicas até o velho testamento ficou ultrapassado com.o novo evangelho eis que tudo se renovou.mas dispenso referências basta pesquisar não ser acomodado e ter uma mentalidade da busca de uma fé racional o diabo é uma palavra de origem latina nada haver com as mitologia dos judeus ou as contraditorias tradução da Bíblia por São Jerônimo eis óbvio Católico não tendo a biblia os textos original não há como comparar as escrituras e se tem apenas revisões humana na adaptação da linguagem sofrendo alterações da real essência por exemplo um erro grotesco de São Jerônimo comparar Lúcifer com Satã e com o rei nabucodenosor e a Jesus Cristo como Lúcifer sabendo que lucifer é um símbolo uma graduação um título de hierarquia lastimável acreditar cegamente em contos sem ciência sem razão aliás todos religioso quer dar crédito aos seus devaneios sem opinião alheia ou fora da religião cada um merece o diabo que cria

    Responder
  • Anne disse:

    Mesmo que meu comentário não seja publicado, deixo minha opinião. “Se” você afirma que “a bíblia diz que o espírito dos mortos não se comunicam com os vivos”, então a bíblia é um livro controverso. Examine o livro de Samuel e encontre a passagem onde Saul consulta uma necromante e fala com Samuel QUE JÁ ESTAVA MORTO. O interessante é que ele a pede “faz-me subir Samuel”. Logo, Samuel estava EM ALGUM LUGAR NA PARTE DE BAIXO! Não sou eu quem está dizendo, está no “livro sagrado”.
    E já que deixou os significados das palavras “lúcifer”, “diabo” e “satanás”, por que omitiu o significado de “demônio”, que é “conhecimento, inteligência”? Foi por não conhecer ou por “receio” de que muitos possam abrir os olhos com relação a esses mitos que erroneamente são “impostos” pelas igrejas?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Anne, leia aqui a explicação desse texto: Saul conversou com o espírito de Samuel após a sua morte? – http://bit.ly/pMqYC8

      Responder
  • otoniel disse:

    Anne.Comentário LUCIDÍSSIMO esse teu.
    A mim não preocupa se vão ou não publicar assim como dissestes,
    Alguns tentarão por todas as formas desqualificar essa lógica de pensamento, porém>
    JAMAIS CONSEGUIRÃO nos privar de pensar, e em pensando,eles não dão respostas adewuadas e que nos satisfça quanto a um assunto tão interessante e bem controverso.

    Responder
  • Julio disse:

    Eu. Acredito em Deus

    Responder
  • Julio disse:

    Eu acho qe a biblia e so acontecimentos qe explicam a vontade de Deus e tudos qe venha se de interesse a humanidade. E por nao se ele qe escreveu pode te peguenos erros por se tratar do homem erros como simbologia e referencia e comparaçoes com decorrer dos anos qe foram escrito muita coisa mudo com a evoluçao do homem e da pra ve qe o modo de escritura e tudo muda com decorrer. Entao unica coisa qe ta errada e algumas colocaçao e tao mas ela e um livro de inspiraçao porq ela e a única qe nos relatas as vontades de Deus por mas qe os homens nao foram seres de nivel integuitual desse novo tempos para escreve um relato mas coerente com tempos de hj ela ainda e verdadeira

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Recomendados para você: