O que significa Santo dos santos? Aprenda mais essa expressão bíblica

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Já ouvi muitas pessoas usando essa expressão (Santo dos santos), principalmente em algumas músicas, porém, tenho certeza de que muitas delas não sabem exatamente o significado dela. Nesse artigo explicarei de forma simples esse significado. Tenho certeza que será muito proveitoso para seu entendimento.

Santo dos Santos é uma expressão vinda do Antigo Testamento. Para a entendermos bem, devemos lembrar que Deus ordenou ao povo israelita, enquanto eles ainda estavam no deserto em direção à terra prometida, que fizessem uma espécie de “templo” móvel que a Bíblia chama de tabernáculo.santo dos santos, tabernáculo, lugar santíssimo, planta do tabernáculo

O que significa Santo dos Santos?

Deus deu a planta deste tabernáculo a Moisés e nele existiam algumas divisões e subdivisões. Existia uma divisão maior que era o páteo. Dentro do páteo existia uma área coberta dividida em duas partes. Em uma das partes temos o que chamamos de Santo Lugar. Ali os sacerdotes tinham acesso livre.

O Santo dos Santos (ou Lugar Santíssimo como também era chamado) era a outra subdivisão. Ela era a área mais restrita e ficava também na parte coberta do tabernáculo. No templo construído por Salomão muitos anos mais tarde também existia o Santo dos Santos (observe na figura acima a planta do tabernáculo).

O Santo dos santos era o lugar mais sagrado do tabernáculo e também do templo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo. Somente o Sumo Sacerdote (o “chefe” de todos os sacerdotes) podia entrar nesse lugar  e apenas uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados do povo (Levítico 16. 34).

Como você pode ver na figura acima, o Santo dos santos era separado do Santo Lugar por um espesso véu (Êxodo 26. 33). Era proibido a qualquer pessoas atravessar esse véu. Somente o Sumo Sacerdote tinha autorização para entrar ali.

Nos tempo atuais não existe mais esse lugar, pois Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai.

E expressão Santo do Santos também pode ser usada de forma figurada para indicar a presença viva de Deus.

 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp