O que significa impor as mãos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

O ato de impor as mãos é muito antigo e não tem apenas um significado. Ele é amplamente usado em diversas religiões. Mas o nosso foco neste estudo é analisarmos o significado dele à luz da Bíblia Sagrada.

A imposição de mãos foi muito usada no Antigo e no Novo Testamento com os mais diversos objetivos. O ato era feito quando a pessoa levantava ou colocava sobre alguém uma ou as duas mãos com algum dos objetivos que vou exemplificar abaixo:

O que significa impor as mãos?

Como funcionava a imposição de mãos na Bíblia Sagrada?

Impor as mãos no Antigo Testamento:

Um dos objetivos principais de impor as mãos no Antigo Testamento era para invocar bênçãos sobre alguma pessoa. Como exemplo disso temos a imposição das mãos de Jacó (Israel) abençoando Manassés e Efraim: “Mas Israel estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando assim as mãos, não obstante ser Manassés o primogênito” (Gênesis 48. 14).

Também temos o ato de impor as mãos com o objetivo de consagração da pessoa para uma missão, um serviço ou algum cargo. Moisés impôs as mãos sobre Josué e o consagrou como seu sucessor: “e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés” (Números 27. 23).

Também observamos a imposição de uma das mãos sobre a cabeça do animal que levaria o pecado da pessoa, como um ritual de transferência do pecado do pecador para o animal a ser sacrificado: “E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação” (Levítico 1:4). Essa forma de impor as mãos teve validade apenas no Antigo Testamento, quando o sistema de sacrifícios ainda vigorava. Após Cristo não é mais feita.

Impor as mãos no Novo Testamento

No Novo Testamento temos mantida a tradição de impor as mãos como um ato de abençoar. Como exemplo, temos Jesus abençoando as crianças. “Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” (Marcos 10. 16).

O ato de consagrar alguém para determinado serviço, ministério ou cargo, impondo as mãos, também é visto no Novo Testamento. Antes de enviarem Barnabé e Paulo para o campo missionário os apóstolos impuseram as mãos sobre eles. “Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.” (Atos 13. 3)

Vemos também, por várias vezes, o ato de impor as mãos com o objetivo de invocar a cura sobre a vida de alguém. Jesus fez isso diversas vezes: “Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, impondo as mãos sobre cada um.” (Lucas 4. 40). Essa forma de impor as mãos também foi realizada pelos apóstolos.

Temos também registrados casos em que eram impostas as mãos sobre pessoas com o objetivo de conceder dons especiais a elas, num canal da manifestação de Deus. “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.” (Atos 19. 6)

No entanto, a Bíblia também nos ensina a termos cuidado quando impormos as mãos sobre alguém, para que não sejamos precipitados em fazer isso, nos indicando que não devemos sair por ai impondo as mãos e aprovando as atitudes das pessoas sem uma análise prévia dos objetivos do que estamos fazendo: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro” (1 Timóteo 5:22)

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

> Seu casamento está com GRAVES problemas? Clique aqui, eu posso te ajudar

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão