O que significa Velho Testamento e Novo Testamento?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
De 0 a 10, qual a nota que você dá para você mesmo na sua dedicação ao estudo da Bíblia? Dê uma nota sincera, hein! Eu posso "adivinhar" que a nota que você deu indica que você poderia estar MUITO MELHOR e crescendo mais do que está hoje, não é?

Muitos irmãos têm desistido de um estudo mais aprofundado da Bíblia por falta de tempo ou mesmo por ter muita dificuldade de entender a Bíblia, já que a Bíblia é bem grande (1189 capítulos) e tem textos que exigem muito estudo.

Mas existe um grupo de pessoas que NÃO ACEITA uma nota baixa quando o assunto é a Bíblia e que tem se ajuntado para vencer tudo isso e se tornar cada dia mais sábios na Palavra do Senhor! Quer fazer parte desse grupo?

Sou professor de Bíblia há 20 anos e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo na sua casa, de seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia!

Vamos juntos melhorar sua nota no entendimento da Bíblia hoje mesmo? Acesse o link a seguir sem compromisso! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Como você já deve ter percebido, a Bíblia como a conhecemos hoje, é divida em dois grandes grupos de livros: O Antigo e o Novo Testamento. Para compreendermos o significado desses nomes, precisamos saber que a palavra “testamento” quando utilizada para designar esses dois grupos de livros, significa “aliança” (pacto, contrato, concerto).O que significa antigo testamento e novo testamento na Bíblia?

Detalhes sobre o Antigo Testamento e o Novo Testamento

O Antigo Testamento, além de descrever detalhes sobre a criação do mundo, descreve principalmente a aliança de Deus com o povo de Israel. Deus fez um pacto com esse povo, e esse pacto e todos os seus pormenores estão descritos em todo o Antigo Testamento. Nele também vemos a indicação de Deus de um pacto ainda maior que alcançaria todas as nações através da vinda de um Messias (Veja aqui o que significa Messias). Assim, esse testamento descreve claramente detalhes sobre essa vinda.

O Antigo Testamento é constituído por 39 livros (vai de Gênesis a Malaquias)

Os reformados (evangélicos) admitem como inspirados 39 livos desse testamento. Já na Bíblia católica temos pelo menos mais oito livros que eles admitem e alguns acréscimos a outros livros (Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel).

No entanto, entendemos que esses oito livros, que chamamos de livros apócrifos, não devem fazer parte do cânon sagrado, pois a maioria teólogos judeus (povo que escreveu esse testamento e o preservou) não aceitam esses livros como inspirados, além deles não atribuírem a si a inspiração divida, não terem sido considerados por Jesus e seus discípulos e nem terem sidos citados no Novo Testamento, fora os erros doutrinários absurdos contidos neles.

O Novo Testamento é constituído por 27 livros (vai de Mateus a Apocalipse)

Já o Novo Testamento é inaugurado com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Nessa nova aliança vemos Cristo dando Sua vida para a salvação dos que creem (tanto os do povo de Israel quanto as pessoas de outras nações) e inaugurando a igreja, que foi depois continuada pelos apóstolos. Vemos ainda no Novo Testamento a indicação clara da segunda vinda de Jesus Cristo para selar plenamente a “aliança”. Isso se dará através do fim dos tempos, do juízo final.

Dentro dos dois Testamentos temos algumas subdivisões importantes. (veja imagem abaixo):

Divisão dos livros do Antigo Testamentovelho testamento, divisão dos livros

Divisão dos livros do Novo Testamentonovo testamento, divisão dos livros

Você acha isso impressionante? Percebe que está acontecendo diante de nossos olhos? Sim, sinais dos FINAIS DOS TEMPOS acontecendo em nossos dias!

É por isso que Deus nos deixou o livro de Apocalipse! Ele quer que conheçamos bem as profecias para nos prepararmos para esses dias! MAS O LIVRO DE APOCALIPSE É BEM COMPLICADO DE ENTENDER, NÃO É MESMO?

E se eu te ajudar a entender Apocalipse INTEIRO? A boa notícia é que sou professor de Bíblia há cerca de 20 anos e acabei de lançar um comentário em vídeo-aulas de todos os 404 versículos de Apocalipse, frase por frase, palavra por palavra!

Por isso, quero te convidar a conhecer um pouco mais a respeito desse projeto único, onde além de estudar cada verso de Apocalipse, EU ainda vou tirar suas dúvidas pelo ZAP! Quer ver como funciona? QUERO SABER MAIS sobre Apocalipse - Versiculo por Versículo (clique)…

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp