O que significa Pentateuco, Lei e Torá na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você provavelmente já deve ter lido todo ou partes do pentateuco mesmo sem saber o que ele é. O Antigo Testamento é composto por 39 livros. Esses livros foram agrupados de forma a facilitar o entendimento do leitor, sendo (Pentateuco, Livros históricos, Livros poéticos, profetas maiores e profetas menores). Dentro desse agrupamento de livros, temos um grupo muito especial de escritos sagrados que se chama Pentateuco e que também eram chamados pelos judeus de Torá ou Lei. Vejamos mais detalhes sobre ele:O que significa pentateuco, lei e torá?

Leia também: O que significa Antigo Testamento e Novo Testamento?

O que significa pentateuco, Lei e Torá?

Pentateuco é uma palavra grega “pentateuchos”, que significa “cinco volumes” e que é usada nos tempos mais modernos para designar os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio). Ele começa com a criação do mundo em Gênesis 1:1 e termina com a morte de Moisés em Deuteronômio 34:12.

Na antiguidade, os judeus também chamavam esses livros de “A Lei” e usam também uma palavra muito conhecida para designá-los: A Torá. Torá é uma palavra hebraica que significa “Lei” e que aparece em grande partes dos textos onde a lei de Deus é citada. Veja este exemplo: “Além do Jordão, na terra de Moabe, encarregou-se Moisés de explicar esta lei (תרה “torah”), dizendo…” (Deuteronômio 1:5 – entre parenteses acréscimo meu).

Quem foi o autor do pentateuco?

A autoria dele é atribuída a Moisés e a sua autoria é amplamente aceita pelos estudiosos, porém, algumas partes dele foram adicionadas claramente por outros autores (por exemplo, a morte de Moisés em Deuteronômio 34). Pois ele não poderia escrever a própria morte, correto? Então esse trecho foi acrescentado por um autor que não sabemos. Alguns apontam que pode ter sido Josué, mas isso não é citado.

O pentateuco é uma mistura muito homogênea entre a história do mundo e a lei de Deus.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp