O que significa Pentateuco, Lei e Torá na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você provavelmente já deve ter lido todo ou partes do pentateuco mesmo sem saber o que ele é. O Antigo Testamento é composto por 39 livros. Esses livros foram agrupados de forma a facilitar o entendimento do leitor, sendo (Pentateuco, Livros históricos, Livros poéticos, profetas maiores e profetas menores). Dentro desse agrupamento de livros, temos um grupo muito especial de escritos sagrados que se chama Pentateuco e que também eram chamados pelos judeus de Torá ou Lei. Vejamos mais detalhes sobre ele:O que significa pentateuco, lei e torá?

Leia também: O que significa Antigo Testamento e Novo Testamento?

O que significa pentateuco, Lei e Torá?

Pentateuco é uma palavra grega “pentateuchos”, que significa “cinco volumes” e que é usada nos tempos mais modernos para designar os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio). Ele começa com a criação do mundo em Gênesis 1:1 e termina com a morte de Moisés em Deuteronômio 34:12.

Na antiguidade, os judeus também chamavam esses livros de “A Lei” e usam também uma palavra muito conhecida para designá-los: A Torá. Torá é uma palavra hebraica que significa “Lei” e que aparece em grande partes dos textos onde a lei de Deus é citada. Veja este exemplo: “Além do Jordão, na terra de Moabe, encarregou-se Moisés de explicar esta lei (תרה “torah”), dizendo…” (Deuteronômio 1:5 – entre parenteses acréscimo meu).

Quem foi o autor do pentateuco?

A autoria dele é atribuída a Moisés e a sua autoria é amplamente aceita pelos estudiosos, porém, algumas partes dele foram adicionadas claramente por outros autores (por exemplo, a morte de Moisés em Deuteronômio 34). Pois ele não poderia escrever a própria morte, correto? Então esse trecho foi acrescentado por um autor que não sabemos. Alguns apontam que pode ter sido Josué, mas isso não é citado.

O pentateuco é uma mistura muito homogênea entre a história do mundo e a lei de Deus.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp