Quem é o Leviatã mencionado na Bíblia? É um demônio?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Um irmão em Cristo estava me contando esses dias que a Bíblia cita um ser chamado de leviatã e que esse ser provavelmente seria algum demônio muito poderoso que se opõe ao povo de Deus e é citado em Isaías 27:1. Poderia falar um pouco sobre isso. Quem era leviatã na Bíblia Sagrada?

Caro leitor, existem muitas lendas e informações que vão sendo construídas com o passar dos anos e que, muitas vezes, não representam a verdade dos fatos.

Daí a necessidade de avaliarmos na fonte (na Bíblia) os detalhes sobre esse ser. Sobre esse leviatã é preciso avaliar com atenção o que a Bíblia diz sobre ele. Vamos lá?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem é leviatã na Bíblia?

(1) A primeira coisa a se esclarecer é que leviatã não é nenhum demônio. A Bíblia cita esse nome quando se refere a um tipo de animal. Vejamos:

“Podes tu, com anzol, apanhar o crocodilo (leviatã) ou lhe travar a língua com uma corda?” (Jó 41:1 – acréscimo meu entre parênteses).

Algumas traduções para o português traduzem a palavra hebraica “livyathan” como leviatã. Outras traduções traduzem por crocodilo, como visto ali em Jó 41:1.

Ou em outros textos é traduzido também por monstro marinho: “Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem excitar o monstro marinho” (Jó 3:8).

Isso já nos deixa bem claro que leviatã é um animal. Mas qual seria esse animal?

(2) Apesar dos tradutores usarem por vezes a palavra crocodilo e por vezes monstro marinho onde aparece a palavra hebraica para leviatã, as descrições que temos desse animal nos leva a crer que não se tratava de um crocodilo, mas de um animal aquático, talvez extinto, com características únicas, e que se parece muito com o que conhecemos hoje como algumas espécies de dinossauro (plesiosaurus, por exemplo):

Leia também: Onde estão os dinossauros na Bíblia? Eles foram na arca de Noé?

a) Veja esta descrição que parece indicar que saia até fogo ou algo parecido da boca deste animal: “Cada um dos seus espirros faz resplandecer luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva. Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela” (Jó 41:18).

b) Note como ele tinha uma pele altamente resistente: “Se o golpe de espada o alcança, de nada vale, nem de lança, de dardo ou de flecha” (Jó 41:26).

c) Era um animal extremamente forte, capaz de destruir coisas muito resistentes: “Para ele, o ferro é palha, e o cobre, pau podre” (Jó 41:27).

d) Em sua barriga existiam escamas com formas pontiagudas: “Debaixo do ventre, há escamas pontiagudas; arrasta-se sobre a lama, como um instrumento de debulhar” (Jó 41:30).

e) Era um animal muito grande e que sobrepujava aos outros animais e, evidentemente, que chamava muito a atenção quando era visto: “Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos” (Jó 41:34).

Leviatã era usado também em sentido figurado?

(3) Leviatã também é usado por vezes de uma forma simbólica na Bíblia. Devido ao seu aspecto assustador mencionado e conhecido à época em que foram escritas as menções sobre ele, ele se torna uma figura usada em alguns textos para representar o maligno:

“Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o dragão (Leviatã), serpente veloz, e o dragão (Leviatã), serpente sinuosa, e matará o monstro que está no mar” (Isaías 27:1 – acréscimos meus entre parênteses).

É daqui que muitos tiram a ideia de que leviatã seria um demônio ou o próprio diabo. Porém, o texto faz uso da palavra de uma forma figurada e não representando de forma pessoal o diabo ou algum demônio como se eles fossem esse ser.

(4) Temos ainda outro uso figurado da palavra leviatã para mostrar o poder de Deus sobre tudo e todos, demonstrando o grande poder do Senhor até mesmo sobre as criaturas mais temidas pelos homens naquela época:

“Tu espedaçaste as cabeças do crocodilo (leviatã) e o deste por alimento às alimárias do deserto” (Salmos 74:14 – acréscimo meu entre parênteses).

Observe no texto o plural “as cabeças”. Teria esse animal mais de uma cabeça? Realmente se tratava de um animal único que provavelmente não tenhamos mais hoje.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp