O que significa fornicação? Essa palavra é bíblica?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu sou um jovem de 19 anos, participo da mocidade da minha igreja, acabei de me converter. Eu ouço muito os lideres falarem de fornicação, que não pode fornicar. Porém, não sei bem o significado disso e tenho vergonha de perguntar para eles. Onde na Bíblia explica sobre fornicação? Eu fiz uma pesquisa no meu APP de Bíblia no celular e não achei essa palavra.

O termo fornicação era muito utilizado nas traduções da Bíblia mais antigas para o português, e significa relações sexuais ilícitas (veremos mais abaixo mais detalhes desse significado).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Esse termo era muito comum, por exemplo, na tradução de João Ferreira de Almeida, edição de 1819, que usou essa palavra em diversos textos (por exemplo: Mateus 5:32; João 8;41; Romanos 1:29; Efésios 5:3; Apocalipse 2:21).

O termo fornicação também aparece em dois textos da tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida (ainda muito usada hoje no Brasil), em Atos 15:29 e 1 Coríntios 5:1, no lugar da palavra grega porneia, que é usada nos originais do Novo Testamento em grego para designar uma série de comportamentos sexuais proibidos por Deus.

Vejamos o texto de Atos 15:29 na versão Revista e Corrigida: “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.”

As traduções mais modernas, como por exemplo a Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, a Tradução da Nova Versão Internacional (NVI) e a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) já não utilizam mais essa palavra, pois ela caiu em desuso na língua portuguesa. Inclusive é muito pouco conhecida hoje em dia entre os mais jovens.

Veja, por exemplo, a diferença entre três traduções da mesma palavra grega “porneia” no mesmo texto:

Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida:

“Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.” (1 Coríntios 5:1)

Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada:

“Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.” (1 Coríntios 5:1)

Tradução da Nova Versão Internacional (NVI):

“Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.” (1 Coríntios 5:1)

Assim, o uso da expressão fornicação é maior nas igrejas mais antigas e históricas, que a utilizam normalmente para designar os casos de pessoas que fizeram sexo antes do casamento. Porém, como vimos, fornicação é qualquer tipo de relação sexual ilícita, relações que Deus proibiu na Palavra. Por exemplo, sexo antes do casamento, sexo entre pessoas do mesmo gênero, sexo com animais, etc.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp