O que significa Ágape na Bíblia? E Philos e Eros, é a mesma coisa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Antes de explicar o significado da palavra Ágape, é preciso saber que o Novo Testamento foi escrito na língua grega, que era uma das principais e mais importante línguas faladas do mundo na época. Essa informação irá ajudar muito a compreendermos o sentido do uso dessa palavra na Bíblia.

Leia também: Por que a Bíblia tem tantas linguagens e traduções diferentes?

O que significa o amor Agape?

O que significa Ágape, Philos e Eros?

A palavra Ágape é uma das palavras traduzidas por “amor” da língua grega (língua em que foi escrito o Novo Testamento) para o português. Na língua portuguesa, usamos a palavra amor para descrever alguns sentimentos e atitudes distintas. Por exemplo, usa-se “amor” tanto para o amor entre irmãos ou amigos como para o amor mais erótico entre um casal, apesar de serem tipos de amor totalmente diferentes.

Ágape, Philos e Eros na língua grega

Porém, a língua grega tem várias palavras para designar os diversos tipos de amor existentes. Por exemplo, a palavra grega “Philos” é usada para descrever aquele amor que tem como principal característica o companheirismo, a amizade, a bondade para com o próximo.

Já a palavra grega “Eros” é usada para designar o amor romântico. Um tipo de amor bem exemplificado pelo amor entre um homem e uma mulher.

E a palavra grega Ágape, (que é a que mais aparece em todos os textos do Novo Testamento), significa aquele amor fraterno, tipo o amor de irmão, que cultiva afeição, boa vontade, bondade. É o tipo de amor que mais exercitamos, ou que deveríamos exercitar no dia-a-dia.

Um exemplo interessante do uso da palavra Ágape esta em Mateus 24. 12, onde vemos que no fim dos tempos esse tipo tão preciso e importante de amor se esfriará na vida da maioria das pessoas:

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor (Ágape) se esfriará de quase todos.” 

Outro texto interessante mostra que o Ágape é o amor com que Deus nos ama e com que devemos amar o próximo:

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13. 34)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp