O que significa a mulher ser submissa ao marido?

Postado por em: O que significa isso?

Já vi grandes abusos acontecerem pela falta de entendimento das passagens bíblicas que orientam a respeito da mulher ser submissa ao seu marido. Alguns maridos usam o termo para submeter suas esposas a humilhações como se elas fossem uma espécie de escravas. Já ouvi histórias de maridos “cristãos” que faziam até exigências sexuais às suas esposas – contra a vontade delas – sob a alegação de que elas devem obediência plena a eles segundo está na Bíblia. Existe também o lado das mulheres que simplesmente ignoram a ordem bíblica, ou mesmo preferem nem conhecer seu real significado, torcendo o nariz para essa tal “submissão”, que parece mais algo machista que algum homem colocou na Bíblia.

o-que-significa-a-mulher-ser-submissa-ao-marido

O fato é que nenhuma ordem bíblica traz mal ao ser humano (é claro que se obedecidas de acordo com seu real significado). Assim, conhecer o real significado dessa expressão e colocá-la em prática será de grande bênção para o casal e para o lar. Vejamos, então, o que significa a mulher ser submissa ao marido:

A orientação do Senhor a respeito da submissão da mulher ao marido está registrada em vários versículos na Bíblia (1Pe 3.1; 1 Pe 3.5; Cl 3.18; Ef 5.22; Ef 5.24). Vou destacar aqui esse verso: “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5.24).

A comparação feita entre a submissão da igreja a Cristo e a submissão da mulher ao marido é perfeita para explicar o que realmente significa essa submissão. Porventura, seria algo ruim, como igreja, estarmos submissos a Cristo? Não nos sentimos protegidos Nele, não sentimos prazer em fazer a Sua boa e perfeita vontade, em cooperar com Sua missão? Não confiamos na ação Dele e fazemos de tudo para agrada-Lo? Ele não é a nossa direção, nosso líder maior, nosso exemplo? Servir a Cristo não é uma das melhores satisfações que a Sua igreja pode viver? Não é uma bênção, ainda que possa haver tribulações envolvidas?

Qual você quer? Escolha e clique:
Teologia Sem Mensalidades - Curso Para Pregadores - Memorização da Bíblia - Ver Outros

Pois bem, esse é o exemplo máximo de submissão que deve haver dentro do casamento! O marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar. Deve ser amável, atencioso, respeitoso, abençoador, protetor, sustentador, aconselhador, etc, com sua submissa esposa. Essa é a missão que Deus deu ao homem dentro de seu lar, esse é o seu lugar. Qualquer atitude violenta ou não amorosa não cabe aqui. A Bíblia diz aos maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25). A pergunta que fica é: Qual esposa não se sentirá amavelmente impelida a ser submissa a um marido que a ama como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela? Esse é o segredo da submissão bem sucedida!

A esposa deve tal qual como a igreja, se submeter à liderança do marido dentro do lar, cumprindo o propósito tão bem especificado em Gênesis 2.18: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”. A esposa deve ser uma amorosa auxiliadora, cooperando com a liderança – e missão – de seu marido para a edificação mutua. Lembrando que esse fato não faz da esposa maior nem menor que seu marido, pois ambos foram feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27).

Partindo agora para uma pequena análise do termo “submissa” empregado na Bíblia, vemos que a palavra grega usada é “hupotasso” e é formada por duas outras: “hupo”, que significa “sob”, e “tasso”, que significa “colocar em ordem, organizar”. A expressão completa significa algo como “estar sob a liderança de alguém que organiza, de um líder”. Assim, até na aplicação da palavra, o marido é reconhecidamente identificado como o líder dentro do lar e a submissão da esposa uma realidade abençoada para o bom andamento do relacionamento e do lar. O termo não sugere uma relação de obediência cega e à força, mas de boa vontade, voluntariamente e para um bem comum.

O termo “hupotasso” também era usado como um termo militar grego que significava “organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder”. Em um uso não militar, era “uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar um carga”.

Assim, a submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade e nem com o homem ser o “bam-bam-bam” no relacionamento, tratando sua esposa como um objeto. Antes, significa cooperar mutuamente, cada um em seu papel para um bem comum, que é a edificação do lar e de cada um em amor. Dessa forma, deixo um desafio aos casais na aplicação bíblica da submissão:

Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” (Colossenses 3.18-19)

Compartilhe a Bênção:

Seja Bacharel em TEOLOGIA - Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui

Recomendados para você:

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

132 comentários

  • KENIA TEIXEIRA disse:

    BOA NOITE!
    DEUS ABENÇÕE PELAS MENSAGENS ABENÇOADAS!
    TENHO COMPARTILHADO CADA UMA DELAS E DIVULGADO AS,ISSO TEM FEITO COM QUE MUITOS SE ALERTEM E CONHEÇA MAIS DO SEU BLOG.
    SHALON AMADO!
    KENIA.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Kenia.

      Responder
      • Afonso lopes da silva filho disse:

        essa palavra submissao estar sendo trocado por omilhação Jente submissão é vc fazer a vontade de oltra pessoa e satanas tem colocado essa palavra na mente das mulheres, Deus deixou uma missao pro homem e tam bem deixou uma missão pra mulher anbus os dos tem um mesmo papel que é obdecer Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Jesus foi obediente a Deus Filipenses 2:8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Jesus negou a se mesmo pra fazer a vontade de seu pai Jesus fez a vontade de Deus a sim a mulher tem que fazer pro seu marido só que tem um porem que no meio dessa subimissão tem que ter o amor, Cristo fez tudo isso porque nos amor, o marido da mesma forma…

        Responder
        • jose luiz dos santos disse:

          Sim Afonso, parabéns, o homem com a função de líder, bom quando há compreensão, boa vontade,quando isso não acontece, o líder fica triste, como a mulher também é passiva do pecado, não acredito em medidas agressivas, más enalteço as que sejam educativas, nós temos que ter amor e temor ao nosso líder maior, Deus é soberano e tem poderes, por isso vejo o homem na sua missão divina representar o Deus, para isso precisamos de um bom coração, um homem de Deus, más que tenha disponibilizados alguns meios, hoje não se sabe quem é o chefe da família, se o pai se a mãe, não acredito em dois governos, vejo que em poucos a sociedade reaverá essas questões……..

          Responder
        • Solange disse:

          Sr. Afonso Lopes, não sabia transmitir em palavras o que entendo, e penso a respeito desse deste assunto, mas com sua bela colocação ficou mais fácil, é assim que entendo, é assim que interpreto.
          Parabéns,

          Sol Mattos

          Responder
        • Eva Novaes disse:

          mas o marido acha qui a mulher tem que obedecer a ele.mas ele não precisa amar!!!nen dar atenção pra ela .ja ouvi homem dizer vou olhar a vizinha porque a minha ja esta dentro de casa ,eles sabe como e a roupa rde outras mas nem sabe qui roupa a dele se veste<isso e humilhação pra ela ;como ela pode suportar,?e triste .

          Responder
      • Eva Novaes disse:

        assim eu entendo; mas os maridos sempre acham qui tem que mandar e as mulheres obedecer;amar eles não entende que e certo,eles acham ser submissa e viver debaixo dos pés deles .mas a mulher não aceita assim e causa sérios problemas ;como e dificil !

        Responder
    • José Alberto filho disse:

      caro amigo desculpe a discordancia, mais o ato de submeter-se é isso aqui, segundo o dicionario Aurélio Submissão é:
      Submissão:
      s.f. Ato ou efeito de submeter. / Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. / Humildade, humilhação, passividade, subserviência: falou com toda a submissão que o caracteriza.
      submeter-se na realidade é tão somente o ato de obedecer cegamente, ou você vai discorda do dicionario

      Responder
      • Elinete Castro Reis disse:

        Boa noite, gostaria de saber mas sobre submissa!!! As vezes as pessoas confunden o que é submissão,,, submisso a que e a quem?

        Responder
      • Lígia disse:

        Com certeza se amar sua esposa como Cristo amou a Igreja não ser rude, ignorante, bruto, indelicado, sem educação, ser verdadeiramente for o provedor, carinhoso, amoroso…. sua esposa terá o prazer de ser submissão segamente… além da Bíblia ela vai concordar ate com o dicionário. Uma dica leia o livro o poder do marido que ora, será uma bênção em sua vida e sua esposa lhe retribuira tudo com o máximo de submissão mesmo que seja cegamente.

        Responder
        • Luiz Fernando disse:

          O difícil é você encontrar esta pessoa perfeita Ligia, você encontrou? uma pessoa perfeita que você pode ter 100% de confiança e ainda confiar no julgamento dessa pessoa, as pessoas se enganam, as pessoas mentem, as pessoas traem, não acredito em deus, mas é impossível existir alguém que possa ser perfeito como o Deus da Bíblia. Estamos aqui discutindo uma coisa impossível. Experiencia própria, quanto mais confiança você deposita em alguém, maior vai ser o seu tombo quando o humano fazer o que os humanos fazem.

          Responder
      • Bianca disse:

        O q o dicionário diz é diferente do q na Bíblia o Senhor deixou. Porém no meu modo de pensar; submeter-se ao marido n qr dizer q tem q ser humilhada. Obedecer a certas coisas sim e a outras não. As vzs o homem (seja ele crente em Deus) qr q a mulher seja sua “escrava” e as coisas n são assim. Eu particularmente acho essa palavra com todas as cargas muito forte para um casal. Posso até n reconhecer direito o q Deus disse; Mas sim, tanto o homem qnto a mulher devem se amar de tal forma. E acho q se dizer A MULHER DEVE SER SUBMISSA AO HOMEM. <-Isso acho errado, prq soa um ar de q o marido a fará de escrava, ela fará somente o q ele deseja. |/|Prq na verdade é da mesma forma q devem se tratar.. A mulher ajudar seu marido e seu marido ajudar sua mulher, com amor em Deus glorificando Seu Santo Nome e serão abençoados.

        Responder
        • Nilson disse:

          Meus queridos vejo que á mulheres com uma auto defesa
          para fugir da Submissão. Como a palavra mesmo diz “sob”, não = ou sobre logo é uma auxiliadora que não deve tomar para si a missão, que é do homem e sim auxiliar,logo não importa se você ganha mais dinheiro que o seu marido,ou tem fomação melhor isso não vai mudar

          “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” (Colossenses 3.18-19)

          loga a missão da mulher é ajudar seu esposoa a cumprir sua missão mais sempre em obediencia, prudencia e respeito em Submissão.

          veja isso. se a mulher fizer um voto que obrigue a si mesma e o arido discordar e anular sera anulado e o Senhor punira por que seu maridio a proibiu. numeros 30: 6-8

          Responder
          • leia disse:

            Mais estamos no tempo da graça não da lei.. o Homem não tem mais esse direito de desfazer um voto que sua esposa fez… primeiramente fazemos o voto para Deus e uma vez que ele aceita não tem mais como voltar atrás. Deus fez a mulher da costela de Adão…
            não fez da Cabeça pra estar acima e nem do Pé para estar abaixo… FEZ DA COSTELA PARA ANDAR DO LADO…

          • marcelo victor disse:

            O relacionamento entre esposo e esposa é uma via de duas mãos e não de uma mão só, como parece caminhar o presbítero André em seu texto.
            Só há submissão se houver aceitação e acatamento por parte de quem deve ser submisso, caso contrário qualquer instituição se torna uma falácia, e, no caso da família, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não poderá subsistir (Mc 3:25).
            Assim como Jesus está acima da igreja e a conduz como quer, dentro dos Seus padrões morais perfeitos, assim o homem, por determinação divina, está numa posição superior à mulher, no tocante às coisas do lar e da família, mesmo porque, não se pode falar em submissão se não houver posições distintas de superioridade e inferioridade (mesmo que seja funcional), como ocorre, por exemplo, nas empresas e repartições de uma forma geral.
            Numa empresa, devemos ser submissos àqueles que estão em posições superiores às nossas (superiores hierárquicos, chefes, diretores, etc), o que não significa que sejamos inferiores ou menos seres humanos do que quem está numa condição de superioridade.
            Uma coisa é distinta da outra. A superioridade dada ao homem não significa que ele está numa condição de salvação melhor do que a da mulher, nem que suas orações são atendidas mais do que as dela, mas o homem cristão deve ser o líder do seu lar.
            Não há como nós querermos inventar uma definição diferente para a palavra submissão ou querer adaptá-la aos conceitos sociais modernos, pois, assim como Jesus está acima da igreja e a guia como quer, dentro dos Seus padrões morais perfeitos, assim o homem cristão também está numa posição superior à mulher, no tocante às coisas do lar e da família.
            Quem tem ouvidos para ouvir que ouça o que a Bíblia diz:
            “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Pv 21.19).
            “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Pv 14:1).

      • Marcos disse:

        Querido, a biblia foi escrita em hebraico. Na tradução há palavras que não existem em nossa língua e por isso, Almeida, procurou uma próxima . Isso que vc faz , interpretação ao pé da letra, foi o maior erro de humanos , como Hitler e perseguidos pela antiga igreja católica . Há uma forma de ler e interpretar as escrituras, peça a Deus esse discernimento senão vc achará que estará lendo um conto

        Responder
        • Eduilson disse:

          Parabéns Marcos, só o Espírito Santo da condições de lermos a Bíblia entendermos cada versículo.

          Responder
      • leia disse:

        NÃO DEVEMOS BRIGAR POR PODER NO MATRIMONIO É POR ISSO QUE DEUS JÁ FEZ A MULHER DA COSTELA DE ADÃO.
        ELE NÃO FEZ A MULHER DA CABEÇA, E NEM DO PÉ FEZ DA COSTELA PRA ANDAR DO LADO… SE FOR PELA DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO TAMBÉM TA ESCRITO QUE O HOMEM TEM QUE TRATAR A MULHER COM DIGNIDADE: QUE É : 1. QUALIDADE DE DIGNO. 2. NOBREZA. 3. RESPEITABILIDADE; BRIO; HONRADEZ. 4. CARGO ELEVADO…
        O HOMEM E A MULHER DEVEM LEVAR O CASAMENTO COM RESPEITO ENTRE OS DOIS JÁ QUE PASSAM A SER 2 EM UMA SÓ CARNE…
        AGORA EU PERGUNTO PORQUE CASAR? SE É PRA HUMILHAR… PRA MALTRATAR UMA PESSOA… TRATAR ELA COM INFERIORIDADE… A BÍBLIA NOS DÁ PISTAS QUE MUITAS VEZES A MULHER TA CERTA E OUTRA O HOMEM ESTÁ CERTO COMO EM GÊNESIS CAPITULO 21 VERSÍCULO 12 ONDE DEUS DISSE A ABRAÃO:” NÃO TE PAREÇA MAL AOS TEUS OLHOS ACERCA DO MOÇO, E A CERCA DE TUA SERVA, EM TUDO O QUE SARA TE DIZ, OUVE A SUA VOZ; PORQUE EM ISAQUE SERÁ CHAMADA A TUA SEMENTE.”
        E ABRAÃO FOI HUMILDE E SE FOR ASSIM PELA DEFINIÇÃO NO DICIONÁRIO A SUBMISSÃO: OBEDIÊNCIA VOLUNTÁRIA NÃO FORÇADA…
        ENFIM AMADOS PAULO JÁ NOS ALERTAVA SOBRE O CASAMENTO E SEU FARDO PESADO… MELHOR É ESTARMOS VIRGENS, SOLTEIROS, SEPARADOS, VIÚVOS NO SENHOR QUE GANHAMOS MAIS! ♥ :)

        Responder
    • Aparecida disse:

      O que falta é ser colocado em prática, dis dois lado ,pois hoje ,en dia ,com a tal independência, e disponibilidade para ambos, poucos ,lutam para a ver um encaixe.

      Responder
  • Karolayne disse:

    Sempre tive dúvidas sobre essa parte da Bíblia. Foi muito esclarecedor! :) Obrigada.

    Responder
  • Mônica Layandra disse:

    Que site maravilhoso que encontrei para tirar minhas duvidas, Deus é lindo mesmo obrigado, desejo que Deus possa sempre inspirar o André Sanchez, para esta postando mensagens e falando do seu amor eterno para aqueles que o desejarem, fica com Deus abraços.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Mônica!

      Responder
      • Cíntia disse:

        Obrigada pela explicação. Só queria que meu marido entendesse também e que me amasse tal quanto eu sou submissa a ele. :(

        Responder
      • Fatima disse:

        Irmão André, eu concordo plenamente com cada palavra escrita, mas só uma dúvida que não cala. Porque tratam sempre de enfatizar mais a submissão da mulher do que enfatizar um pouco mais o tipo de relacionamento ou trato que o líder deve ter com a esposa? creio que se os pastores começassem a enfatizar mais o tipo de amor demandado por Deus pela sua esposa, talvez teríamos mais submissão, já que a submissão da mulher deve ser um ato voluntario, como consequência de um líder amoroso. Creio que o esposo que a trata com amargura dará conta a Deus até mesmo da falta de submissão da sua esposa.

        Responder
        • Presbítero André Sanchez disse:

          Concordo com você, Fátima. Hoje, infelizmente, se tem falado muito pouco do papel do homem

          Responder
  • Rebeka disse:

    Gostei da explicação.. Vou repassar.

    Responder
    • sandra disse:

      o meu problema e que eu queria que os maridos compreedensem isso mais muitos gostam de surpar a chamada chefia muitos comfundem submissam com o machismo

      Responder
  • Itamar Carrijo disse:

    Uma interpretação bem simples também é que “submissão” é uma missão complementar. Existe a missão, que foi dada ao homem e a “sub” missão que foi dada à sua cooperadora, ajudadora … enfim, a esposa.
    Ambos com suas missões, ele com a principal e ela com a complementar, estão a serviço do Senhor.
    Bom artigo. Parabéns.

    Responder
    • Leandro Santi disse:

      Desculpe Itamar, acho essa interpretacao errada e ja vi ela ser usada como meio de manipulacao por pastores., dizendo: “mulheres vcs tem que ser submissas aos vossos maridos, entao perguntem para eles qual e a sua missao”, trocando em miudos vc deve ser submissa ate a hora que ele falar vamos mudar de igreja. Claro que sei que nao foi a sua intencao no seu comentario, so achei que seria hipocrita da minha parte nao comentar, uma vez que lutei muito contra isso.

      Responder
    • Iceman disse:

      Não concordo que cada um tenha sua missão.
      Submissão significa “sob a mesma missão”.
      Logo, tanto o homem quanto a mulher estão debaixo da mesma missão, que é servir a Cristo.

      Responder
      • Bianca disse:

        Isso. Então PRQ SE DIZ’: MULHER TU DEVES SER SUBMISSA AO TEU MARIDO?

        Responder
    • Lindalva Cordeiro Lopes disse:

      Nem o homem nem a mulher possuem missão principal, pois se são uma só carne, não há como dizer que um possui missão principal ou mais importante, são missões diferentes, mas iguais em importância. O homem precisa reconhecer que a mulher, como ele, é cristã, humana, e precisa respeitá-la, não se considerando o mais importante, o principal, pelo contrário, se preciso for precisa literalmente entregar a vida pelo bem e salvação da esposa.

      Responder
    • Lindalva Lopes disse:

      Porque a da mulher precisa ser a complementar e a do homem a principal, é essa concepção machista que tem trazido tanto sofrimento e violência doméstica, até nos meios cristãos, vamos acordar, gente.

      Responder
      • Vera Lúcia disse:

        Muitas vezes, a mulher provoca a vioência em sua casa.

        Responder
        • Lindalva Lopes disse:

          A mulher quando se revolta, é por que já engoliu muitos sapos, uma mulher quando grita e devido a uma série de abusos e agressões que sofreu calada. Ainda bem que já temos uma lei para proteger nossas filhas, pois com essa mentalidade pagã de submissão e humilhação da mulher, não teríamos caixões suficientes para enterrar as mulheres vítimas dessa mentalidade doentia que mulher é tapete e deve ser pisada.

          Responder
          • Daniel Forte disse:

            Em grande parte dos casos, isso não aconteceria se vcs mulheres não escolhecem os homens violentos! Pq na cabeça de muitas esse é o ideal de homem(o emocionante, o não bonzinho…) !. Custa ser um pouquinho racional ? Se está sofrendo, separe!

            Não quer ser saco de pancada não é? As mulheres reclamam que os homens não controlam seus instintos, mas se esquecem que as mesmas não usam a cabeça quando mais precisa. Deixa levar pelas emoções… Aí já sabemos no que dá.

          • Maria Jose disse:

            Concordo, só o fato de alguem dizer, sejas submissa, isso ja agride a mulher. somos seres iguais, pq temos que ser submissa?

    • marcelo victor disse:

      O relacionamento entre esposo e esposa é uma via de duas mãos e não de uma mão só, como parece caminhar o presbítero André em seu texto.
      Só há submissão se houver aceitação e acatamento por parte de quem deve ser submisso, caso contrário qualquer instituição se torna uma falácia, e, no caso da família, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não poderá subsistir (Mc 3:25).
      Assim como Jesus está acima da igreja e a conduz como quer, dentro dos Seus padrões morais perfeitos, assim o homem, por determinação divina, está numa posição superior à mulher, no tocante às coisas do lar e da família, mesmo porque, não se pode falar em submissão se não houver posições distintas de superioridade e inferioridade (mesmo que seja funcional), como ocorre, por exemplo, nas empresas e repartições de uma forma geral.
      Numa empresa, devemos ser submissos àqueles que estão em posições superiores às nossas (superiores hierárquicos, chefes, diretores, etc), o que não significa que sejamos inferiores ou menos seres humanos do que quem está numa condição de superioridade.
      Uma coisa é distinta da outra. A superioridade dada ao homem não significa que ele está numa condição de salvação melhor do que a da mulher, nem que suas orações são atendidas mais do que as dela, mas o homem cristão deve ser o líder do seu lar.
      Não há como nós querermos inventar uma definição diferente para a palavra submissão ou querer adaptá-la aos conceitos sociais modernos, pois, assim como Jesus está acima da igreja e a guia como quer, dentro dos Seus padrões morais perfeitos, assim o homem cristão também está numa posição superior à mulher, no tocante às coisas do lar e da família.
      Quem tem ouvidos para ouvir que ouça o que a Bíblia diz:
      “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Pv 21.19).
      “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Pv 14:1).

      Responder
  • Silvia Helena disse:

    Seria muito bom se ambas as partes conseguissem cumprir esse mandamento, muita coisa melhoraria. Um abraço e que Deus te abençoe.

    Responder
  • renata disse:

    Ah, andré! Eu oro à Deus por esse homem! Esperar no Senhor é a melhor coisa!

    Responder
  • Ironildo francisco disse:

    Ironildo francisco em 16 03 2013 ás 18:44 disse
    eu gostei da tema. e do esboço. Deus continue
    te abençoando, André

    Responder
  • sandra disse:

    Na minha casa eu mando e meu marido obedece kkkk ¨´brincadeirinha´´ eu prometi ao SENHOR que seria submisa ,mais so que ele nao quer ser o lider.. eu que tenho que tomar decisoes etc.. ele nao é capaz se quer de dar uma opiniao ): tudo é tipo assim: do jeito que vc fizer esta bom,o que vc decidir esta perfeito… ex: o que vc gostaria de almoçar hj? qualquer coisa que vc cozinhar ta otimo quem aguenta isso? :)

    Responder
    • evandro dos anjos santos disse:

      querida que a paz do senhor seja com vosco,quanto ao que você escreveu eu acredito que você deva dar graças a Deus pelo seu marido lhe dar este direito de você decidir.porque eu conheço mulheres que gostariam de ter ao menos um pouquinho deste direito de escolha e não tem.

      Responder
    • ronne disse:

      Foi assim que Adão se ferrou e acabou ferrando toda a humanidade…

      Responder
      • Maria Toledo disse:

        Respeito é bom e eu gosto, o dia que eu descobrir que alguém manda em mim eu me mato, sou bem casada, respeito meu marido e ele me respeita.

        Responder
      • marcelo victor disse:

        Ronne,
        Suas palavras guardam uma grande verdade. Eva recebeu duro castigo por ter sido aquela que primeiro desobedeceu ao Senhor, trazendo desgraça para a humanidade: “Sua vontade será para o seu marido e ele te dominará” (Gn 3:16).
        Adão, por sua vez, foi castigado pelo Senhor exatamente porque deu ouvidos à sua mulher, não usando sua posição original de superioridade (ainda que funcional), visto que sua mulher era sua ajudadora na missão de governar toda a criação.
        Pela gravidade de tal ato, a sentença não foi abolida pelo Senhor Jesus. Ao contrário, a submissão foi ratificada no Novo Testamento para as mulheres cristãs.
        Feliz da mulher que aceitar essa sentença divina, entendendo-a como consequência da desobediência de Eva e não por vontade de Adão.

        Responder
    • Andressa disse:

      Sandra quer saber? É ruim esse lado do seu marido de ser alheio a tudo, mas é muito melhor que ter um machão enchedor de saco que acha que mulher é pau mandado de homem, minha mãe é mãe solteira e nunca precisou de homem pra mandar nem nela tão pouco em mim, somos independentes trabalhamos moramos as duas como grandes amigas, tenho um namorado lindo nós dois conversamos sobre tudo um do outro trocamos ideia e creio que quando casarmos assim vai seguir, chamo isso de cumplicidade, submição é coisa de machão e pau mandado.

      Responder
  • pr. paulo disse:

    100 deixar dúvidas. parabéns

    Responder
  • leonardo disse:

    Gostei tirei muitas duvidas.parabens!

    Responder
  • Fiel Guerreiro de Deus disse:

    Uma benção esse texto para tirar todas as dúvidas relacionado ao tema.

    Responder
  • Messias José da Silva disse:

    Olá irmão André que o Senhor Jesus continue abençoando-te ricamente e que a sua infinita graça permaneça sobre a sua vida e família. Tenho sido abençoado através de seus estudos. Deus lhe bendiga.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Messias! Deus seja contigo também!

      Responder
  • leandro disse:

    o ESPÍRITO NÃO TEM SEXO. entre homem e mulher não hierarquia meus filhos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não entendi bem sua colocação.

      Responder
      • Anne disse:

        pois eu entendi muito bem o que o Leandro quis dizer, homens e mulheres são iguais aos olhos de Deus, podem ser diferentes fisicamente e biologicamente mas para Deus essa diferença não importa, então porque é que um tem prevalência sobre o outro para vocês cristãos???? Tive a infelicidade de ler em um comentário acima de uma pessoa que a culpa da violência doméstica é da mulher, o homem é quem manda e ai dela se não obedecer, não entendo essa lógica de vocês, me desculpe

        Responder
        • Daniel Forte disse:

          Leia de novo o texto! mas desta vez sem raiva. Tu entenderá. Depois leia as respostas do André Sanchez, nos comentários.

          Vai ver que um homem lider na familia não tem o dever de maltratar nem fazer escravo ninguém!

          O que se encontra por aí, são “homens” querendo se aproveitar da posição de um verdadeiro lider. ! Pense nisso…

          Responder
          • Leia disse:

            afffs pelos jeito não entendeu nado do que eu disse!

  • Lane de Oliveira disse:

    MUITO BOA AS EXPLICAÇÕES , DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA.

    Responder
  • Roseni da silva sanches disse:

    perfeito muito bom submissa é estar de baicho da mesma missão

    Responder
  • fabiana disse:

    Obrigada pelas explicações e maneiras de se submissa vou ser obediente ao senhor como já sou e tentar ter mais sabedoria com suas idéias. Amem que deus continue te abençoando e te usando. Amem

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Por nada, Fabiana!

      Responder
  • Daniel Martins disse:

    Bem legal esse texto, gostei. Que o Espírito Santo te ilumine ainda mais.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Daniel!

      Responder
  • Márcio disse:

    Hoje em dia, mulher faz faculdade, mulher trabalha, revoluciona. Não pode haver hierarquia no casal, decisões devem ser tomadas juntas, pois ambos podem estar capacitados seja profissionalmente ou espiritualmente.Se a esposa fica em casa e o homem trabalha colocando sustentando para a familia, é normal que a maioria das decisos sejam tomadas por ele… q ele tenha a palavra final, porém, para decisões que a mulher for melhor capacitada, ela é a indicada para dar o veredito na relação.

    Responder
  • Luciano ferreira santos disse:

    Olá André, o homem nos dias de hoje, tem tido um papel difícil em compartilhar suas necessidades a sua companheira, e muitas vezes a mulher ainda sendo agradada, amada, respeitada, tem um entendimento um tanto diferente do que diz submeter-se ao seu marido, principalmente quando ela trabalha secularmente, vejo que o trabalho do homem em traduzir esse conceito de amar a esposa como Cristo amou a igreja, nos dias de hoje tem atrapalhado muito na caminhada cristã, vejo que se os dois orarem e se submeter ao Senhorio de Cristo com certeza a submissão será um prazer, não uma tortura. AMAR E RESPEITAR TEM QUE CAMINHAR JUNTOS.

    Responder
  • SERAFIM ALFREDO disse:

    Esplicacao sabia, continua meditano na Escritura sagrada. Amado. Jesus te ama

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Serafim

      Responder
  • Erica Silva disse:

    Olá irmão, prazer primeira vez que venho e adorei o post!
    você permite que eu o compartilhe em meu blog?
    http://preciosamudanca.blogspot.com.br/
    De qualquer maneira muito obrigada pela explicação.

    Responder
  • Thaynná Dias disse:

    isso é muito bom , cada dia que passa to sendo a melhoor esposa pro meu marido!
    tudo é bem melhor quando Deus o nosso Senhor esta si agradando com nosso comportamento .. eu tambem recomendo colocar tudos essas ajudas em pratica e os homens tambem pois isso ira mudar muita coisa em seu relacionamento , porque toda açao a uma reaçao si vc tem uma açao boa com sua esposa tera uma reaçao excelente com você !
    – FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS .

    Responder
  • regina disse:

    assistir a um filme evangélico,e gostei muito,se chama À prova de fogo.
    me parece que ele esclarece visualmente algumas dessas citações.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Muito bom esse filme, assisti também!

      Responder
  • Jose antonio do n barbosa disse:

    Jose Antonio. Abençoado Andrer tu es mesmo um homem de Deus. Ontem acabei de perder minha esposa por ela nao asceita a subemisao.ela me falou q nunca ira ser subemisa a ninguem. ha mesma falar q e dona do propio nariz eu venho orando por ela ha 5 anos e continuarei independente de esta com ela ou nao! pois foi a misao q o Senhor me deu. eu vir o fime Aprova de fogo e comprei e a convidei ha acistir ela ate chorou ,mais nada mudou;

    Responder
  • jaelson disse:

    Eu também gostei muito desse site,tem palavras de luz e conhecimento, que são de extrema importância pra nossa vida espiritual,Deus abençoe..

    Responder
  • nilce disse:

    Submissão não pode ser imposta e sim oferecida ao marido!!!!!!

    Responder
  • nilce disse:

    Entendi que submissão não pode ser imposta pelo marido …ela é oferecida pela mulher!!
    Penso que antes é necessário o acordo!!!!

    Responder
  • Cryslane Ferreira disse:

    Muito sabia a mensagem
    ..!!

    Responder
  • George José disse:

    Que o Senhor te abençoe grandemente cada dia mais.. amém

    Responder
  • Quénia disse:

    Bom dia.Pois é por meu noivo não me achar submissa a ele que nossa relação de 4 anos está acabando.Ele acha que devo obedecer a ele,ter as mesmas opnioes e ser a favor de tudo o q ele faz sem retrucar .

    Responder
    • Natasha. disse:

      Pois ele é que não entende que antes de tudo és filha de Deus e só a Ele deve obediência. Deus abençoou a todos com o livre arbítrio, o dom da escolha. Seu noivo deve amá-la e respeitá-la e dedicar-se a você, você deve auxiliá-lo, o que não quer dizer que deva concordar com tudo que ele faz e nisso está certa. Eu interpreto assim, se Deus criou a mulher para ser auxiliar e companheira é porque sabe que o homem não é capaz de fazer tudo sozinho, e se não pode fazer tudo sozinho é porque também não toma todas as decisões nem decide tudo sozinho.

      Responder
  • Fernando Roque Dos Santos disse:

    Ótima colocação e entendo que isto tudo também é questão de discernimento e sabedoria. Que o Senhor nos abençoe nos dando a cada dia ainda mais sabedoria e discernimento, neste mundo onde infelizmente as as “0fertas” desagradáveis são fartas.

    “Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”

    Efésios 5.28

    Responder
  • Nunes disse:

    A Paz do Senhor !
    Estou iniciando o conhecer do seu blog e o primeiro impacto é favorável, pois gostei da sua explicação, muito sábia e agradável de ler. Continuarei visitando e lendo seus artigos. Obrigado pela atenção. Deus continue abençoando seu ministério.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que gostohttp://www.esbocandoideias.com/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=moderated#comments-formu, Nunes!

      Responder
  • Pambo disse:

    que Deus continue te abençoando em tudo…

    Responder
  • dalvaferminodesouza@hotmail.com disse:

    Quando a Bíblia diz; mulher sede submissa aos seus próprio marido como no Senhor
    Eu entendo que nós mulheres temos que ser submeter o esposo como Deus quer e não como o homem quer .Por que o homem eles se acha dono da mulher, e nós somos propriedade de Deus e não do homem.
    Muitas vezes o homem faz coisas errada e ainda poem a mulher pra ser cúmplices.

    Responder
  • David da Silva Santos disse:

    Entre os benefícios de ser submisso está a vantagem de que quem é o líder é o primeiro a ser chamado às responsabilidades, ou seja, se o liderado erra o primeiro a levar bordunada é o responsável. Em se tratando de Evangelho o Senhor repreende os que ama.

    Mas também tem a premissa do mais capaz, tem lar onde a mulher é destacadamente mais inteligente e capaz, dai que se, pela inteligencia a palavra dela se sobrepõe a do marido não vejo transgressão alguma sobre o mandamento.

    Mas a população carece é de exemplos, vejam no vídeo abaixo um bom exemplo do que é dois numa só carne

    https://www.youtube.com/watch?v=amIVV-5K8DA

    Acho que quem precisa ser submisso é somente quando não reina harmonia perfeita, ai um tem que ser o “mandachuva”.

    Responder
  • David da Silva Santos disse:

    O princípio fundamental da convivência entre o casal é a atração sexual, não adianta os dois serem cristão, ter boas intenções e compreenderem bem os mandamentos de Cristo, se não houver a química a relação não se susterá.

    Então acho que todo transtorno conjugal parte do pressuposto de que a se química não é forte o suficiente nem a mais brilhante e espiritual inteligência fará o casamento dar certo.

    Entendo que ser dois numa só carne implica ajustar toda a gama de ser de cada uma das partes a fim de ser um só pensamento, uma só decisão e um servindo o outro conforme acordo mútuo e de acordo com as Sagradas Escritura, mas estes mandamentos são para pessoas sem parámetros, visto que tem casal que vive o mandamento mesmo sem saber explicar o que está escrito ali ou lá, veja o vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=amIVV-5K8DA

    Por isso mesmo penso que muitos cristão erram ao escolher uma mulher/homem de acordo com mandamentos e não baseados no sentimento de atração entre os sexos, depois da atração, e não tentação deve-se observar se a parte atraente poderá cumprir com mandamentos e assim firmar relação.

    Observá-se que o Evangelho tem convertido casais incompatíveis em lares de amor e boa convivência cristã.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      “O princípio fundamental da convivência entre o casal é a atração sexual” – Discordo dessa visão. O amor é o ponto fundamental. Uma relação pode permanecer de pé e saudável sem sexo, mas não sem amor.

      Responder
      • David da Silva Santos disse:

        Sim, sem amor nenhuma relação sobrevive e o amor é o fim de todas as coisas, mas quando não existe atração sexual a coisa fica feia.

        Vivem em amor de irmãos. Não disse que não seja o amor, mas a ignição do amor é a atração física.

        A caridade por exemplo é guardar os mandamentos de Jesus e o que torna o fardo leve e o jugo suave é o amor. Sem amor não se guarda nada, mas a base neste caso é o temor de Deus quem gera o amor aos mandamentos.

        Quando um homem chega perto de uma mulher e não sente atração por ela ou vice-versa então o amor máximo é o de irmãos na fé se for cristão. Sem amor a mulher ou homem vira objeto, mas jamais se constitui família sem que aja profunda e abençoada atração física entre o casal.

        Dai que a atração física dá ignição a um amor que com o passar dos anos tende a suavisar o sexo, mas não a sexualidade e o casal vive sem sexo, mas nunca como irmãos apenas. Por isso tem tantos divórcios, a pessoa fala que é incompatibilidade de gênio, que arranjou alguém melhor, e o David matou Urias, e tantos outros exemplos e por qual razão? Amor? Meio difícil. A base tanto da benção quanto da maldição matrimonial é a atração física, sobre isso se constrói tanto o bem quanto o mal.

        Mas o amor está presente, mesmo que seja amor ao mal.

        Responder
  • Laura disse:

    Eu juro pelo meu feminismo que NUNCA, de forma alguma, serei submissa a homem algum! Realmente, Deus me perdoe, mas aqui é um grande encontro de ignorantes machistas!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Laura, faça como quiser.

      Responder
      • Renee aparecida disse:

        Adorei! Sou submissão ao meu esposo e gosto de ser. Ele eum marido servo e temente a deus. Ele me ama ,respeita etc… Por isso sou uma esposa que tenho meu marido como prioridade. Tomos decisaos juntos e respeitamos um ao otro.

        Responder
        • Anne disse:

          se vcs tomam decisões juntos é pq vc não é tao submissa assim

          Responder
    • David da Silva Santos disse:

      É uma pena que a Laura pense assim, obedecer é muito bom, eu sou barbeiro e obedeço de bom grado meus clientes, obedeço meu filho quando me pede alguma coisa, obedeço os ministros da minha denominação, sou submisso aos meus amigos e assim por diante.

      Acho que a Laura não compreendeu como funciona a doutrina do manda quem obedece. Por ser alguém sempre disponível quase tudo que digo é sempre tido como verdade quase absoluta pois devido a esse comportamento as pessoas tem dificuldade de me dizer não.

      A obediência não pode ser amarga e é uma das bases da salvação da alma, para ser fiel é necessário obedecer.

      Existe uma face da obediência que é detestável, quando alguém usa dela para subjugar e maltratar, ai, cara Laura, estou contigo e não abro.

      Responder
      • Lindalva Lopes disse:

        Você disse que obedece a todos, menos sua esposa, viu como é um machismo enraizado, podemos obedecer todos, mas uma mulher amada, não, a velha mentalidade da sujeira e inferioridade presente na figura feminina. Por que não dizer, por amor, já obedeci minha esposa, quando ela quis viajar para aquele lugar, ou quando ela preferiu almoçar naquele domingo na casa da mãe dela e não na casa da minha mãe. Fica claro o machismo, obedeço todo mundo, mas minha mulher nem pensar, faço o contrário do que ela quer, só para mostrar quem manda. É essa mentalidade que tem minado tantos casamentos.

        Responder
        • Daniel Forte disse:

          Sabe pq os homens não podem ficar obedecendo as mulheres Lindalva? Simples… por que quando o homem vive fazendo isso, a mulher perde TOTALMENTE a atração e o AMOR que ela tanto sentia por ele. Já o contrário não, mesmo que a mulher obedeça o homem, o sentimento que este sente por ela, não muda em nada. Ele continua a amando, e sentindo atração por ela.

          Entendeu agora?

          Que fique bem claro que não defendo os tais “homens” que agridem mulher de tudo quanto é jeito.!

          Mas infelizmente essa é a verdade!

          Responder
          • Lindalva Lopes disse:

            Engano seu, uma mulher que nunca tem um gosto respeitado, que o homem não faz nada para agradá-la, vive com ele por obrigação e vai desenvolvento um desprezo e uma raiva interna por ele, como homem não é muito observador e tem um ego enorme, ele não percebe, mas no fundo a mulher desenvolve uma revolta por ele, que ela disfarça para não melar de vez a relação. Falo por experiência.

    • Vera Lúcia disse:

      A Bíblia manda que temos que ser submissa ao marido. Melhor, um homem machista, do que outro tipo de homem.

      Responder
  • shirlei disse:

    Bom dia a todos. Andre tire uma duvida minha. tenho 31 anos sou casada não no civil, tenho 3 filhos que não e do meu esposo e ele tem 5 filhos que não e meu. convivo com ele a 5 anos eu tive decepçoes anteriores e ele entendeu que a vida que ele tinha não era certa, então unirmos, quando eu o conheci ele morava de aluguel em um barraco, e eu morava com minha mãe, observando como o mundo esta hoje, comecei a ir pra igreja adventista do 7 dia e adquirir sabedoria pra levar meu relacionamento adiante pois estava cansada de perder, ao longo do tempo me submetir pra ele pra servir de inspiração e conservação conquistamos 1casa 2 carros e uma loja (eletrica) pra conquistar a loja abri mão do meu carro e ele continuou com o dele pois alguem tinha que ceder pra vida melhorar, agora eu não aguento mais a vida que levo com ele, pois ele nunca foi pra igreja comigo, para adquirir sabedoria então agora ele me faz de escrava, so me pom defeito tenho que dar conta da loja e da casa e das crianças, me cobra roupa passada, sempre coloquei a mesa, mas agora estou cansada, ele não levanta do sofa nem pra pegar uma caneta, ele trabalha fora tambem, mas sempre ele nunca deixou faltar nada e eu nunca falhei como uma boa dona de casa de um tempo pra ca ele so me julga e me pom defeito e cobra as coisas estou me sentindo um pano de chão. o que fazer ele ta todo bam,bam,bam e me trata do tipo se não da conta pede pra sair. o que eu faço

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Shirlei, penso que o diálogo seja a primeira providência a tomar. Escolha um bom momento em que os dois não estejam envolvidos no estresse doa dia a dia e converse sobre o assunto. Ore bastante antes disso para que Deus abra amente dele para te ouvir.

      Responder
  • Lindalva Cordeiro Lopes disse:

    Submissão não é uma via de mão única, ela só é possível se o cônjuge fizer o seu papel de se doar, amar de forma total sua esposa, caso contrário transforma-se em opressão, uma pobre mulher vítima de um marido autoritário, mandão. Recentemente vi vários vídeos que falam da violência contra a mulher nos meios cristãos, dentro das Igrejas. Inclusive, uma pastor evangélico que fazia programas de rádio pregando o evangelho, e em casa batia na mulher. Essa postura advém de uma concepção equivocada da superioridade do marido, que segundo essa visão, tem poder, por ser o cabeça, de dar sempre a última palavra, mesmo que seja à custa de empurrões, bofetões e outras agressões. Por isso é necessário que haja pregações, como faz o pastor Cláudio Duarte, que fale da compreensão mútua, do entendimento e amor entre casais, sem ficar falando em submissão, pois os homens menos informados não entendem, acham que é carta branca para desmandos e autoritarismo. Assisti todos os vídeos do pastor Cláudio Duarte sobre casais e casamento, nunca o ouvi falar que mulher precisa ser submissa ao marido.l

    Responder
  • Lindalva Cordeiro Lopes disse:

    Essa história de submissão, mal interpretada tem gerado uns absurdos, que com certeza, você que deve ser pai de uma menina, não gostaria para sua filha. Esses dias assistindo um vídeo no youtube vi um programa que abordava esse tema, havia um casal de pastores apresentando, duas mulheres religiosas, pelo jeito bem sucedidas e um pastor como debatedores. As mulheres falaram coisas tão absurdas e deturpadas sobre submissão, que até o pastor convidado, um homem de bom senso, ficou constrangido, pois com certeza não seria isso o que ele desejaria para as mulheres de sua família. Uma delas falou que para usar o computador pede autorização ao marido, que impõe o tempo que ela pode ficar. E ela imitava o jeito que ele dizia com grosseria, “daqui a pouco”, “agora pode parar, já deu”, um absurdo, como se ele fosse uma criancinha, que precisasse ser disciplinada, uma mulher de mais de 40 anos. A outra uma jovem disse que era chefe em uma grande empresa, mas ao chegar em casa, tinha que obedecer o marido em tudo, e sempre perguntava para ele se estava sendo submissa ou não, e ele com cara feia, sempre dizia que ela precisava melhorar. Achei isso um absurdo, duas mulheres se colocando como se fossem tapetes, e o homem, o pastor, falou de submissão de forma diferente, como troca, marido e mulher se entendendo, entrando em acordo. E as duas pareciam duas songas, fiquei revoltada.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Realmente submissão bíblica não é isso

      Responder
    • Yara Rodrigues disse:

      Isso também me deixa triste, Lindalva. Pessoas que não interpretam o que a palavra de Deus realmente diz e só ficam aceitando esse tipo de situação, concluem que a mulher é capacho de homem. Os conjugues dessas mulheres fazem delas de gato e sapato e elas se conformam com isso, acabam entendendo que a esposa é pra ser pisada e usada conforme os desejos do marido. Lamentável.

      Agora fiquei curiosa pra saber qual vídeo você viu.

      Responder
      • Lindalva Cordeiro Lopes disse:

        Prezada Yara, o vídeo está no youtube está dividido em quatro partes, chama-se “Afinal, o que a bíblia diz sobre a submissão? 1/4, 2/4, 3/4 e 4/4. Um forte abraço.

        Responder
  • daniel disse:

    que saber da realidade, se vc suporta ficar sózinho sem pecar, nao case, é melhor que viver sofrendo brigando e com uma pedra no so seu sapato chamado conjuge a vida toda…

    Responder
  • Cláudio Pirovano disse:

    Do jeito que eu entendo tudo isso é… a mulher tem o direito a sua opinião e como ajudadora deve de dar a sua opinião, o homem como cabeça deve de levar a DEUS em oração e ver se a opinião dela que prevalecerá ou a dele. Por exemplo quando Sara disse para Abrãao mandar Agar e Ismael embora. Abrãao não gostou muito, mas DEUS mesmo falou para Abrãao que Sara estava certa, mas que ELE cuidaria de ambos. Então às vezes a mulher pode estar certa, mesmo que soar absurdo como o citado acima. O homem como líder tem que procurar o Senhor ou pode acabar como Salomão que deixou suas mulheres trazerem deuses estranhos e depois Salomão com toda a sua sabedoria acabou fazendo o que elas queriam e não o que DEUS queria, Sansão também revelou o seu segredo a Dalila e ele pagou um preço alto…o homem é sim o líder…como ele deve dar a sua vida pela sua esposa, então dar a vida é algo extremo, então lavar uma louça de vez em quando, varrer o chão, passar um pano, colocar roupa para lavar e secar em vem quando não é nada se comparar em dar a sua vida, poxa Cristo sendo o líder não lavou os pés dos apóstolos?, ele não deixa de ser homem ou líder se fizer essas coisas, e sobre mulheres sendo líderes, bom Cristo não elegeu nenhuma mulher para ser ApostólA, poderia ter elegido sua mãe Maria ou Maria Madalena, mas não O fez . Creio que podem sim pregar a Palavra serem missionárias e tal…mas liderar não. E a mulher ser submissa ao marido como a Igreja é a Cristo…bom tá claro de quem é a última palavra na igreja, ou seja é a de Cristo, então a última palavra é a do marido, a mulher gostando ou não.

    Responder
  • Michaele disse:

    Bom, venho pedindo a misericórdia de Deus para aceitar essa palavra, essa é a unica na bíblia que me deixa meio triste. Realmente não entendo. Para um homem é mais fácil aceitar isso, mas para a mulher é mais difícil por que submissão é uma palavra que parece que inferioriza. Mas que o Espírito Santo me explique e me faça aceitar a bíblia como ela é. Graça e Paz para todos!

    Responder
  • Fernanda disse:

    Não concordo. Porque o marido é o chefe da casa? A bíblia foi escrita por homens em uma época dominada por homens, e nem tudo o que está escrito deve ser seguido a letra. Hoje em dia a mulher trabalha fora, ajuda a pagara as contas, arruma a casa, faz comida e ainda cuida dos filhos. Fazemos exatamente a mesma coisa que os maridos e ainda mais. Porque é que eles são os chefes?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fernanda, se você não crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, então encerro aqui. Não cabe a mim discutir com alguém que seleciona o que acha que vale ou não da Palavra de Deus. Só uma pergunta: Se a Bíblia não fosse escrita por homens seria escrita por quem? Se fosse escrita por um anjo, por um arcanjo ou mesmo por um animal as pessoas creriam?

      Responder
    • Vera Lúcia disse:

      Você não acredita na Bíblia Sagrada? Melhor, uma época dominada por Deus, e, por homens! Do que uma época dominada por mulheres.

      Responder
  • Paulo Henrique Luvisoto disse:

    Estamos em pleno século XXI e ainda tem gente com esse pensamento atrasado, de tratar a mulher como um ser inferior????
    Tenha dó hein….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, acho que você não leu o texto, só pode. Onde no texto a mulher é tratada com inferioridade?

      Responder
  • Yara Rodrigues disse:

    Bom dia a todos

    Sempre fiquei em dúvida sobre essa questão de submissão. Porque o que é mais interpretado hoje em dia é que a mulher tem que fazer as vontades do marido, seja o que for, que ela tem que se sujeitar a qualquer tipo de ordem e até humilhação. O que falta nas pessoas é compreensão na palavra de Deus, entender o que na verdade a bíblia quer dizer. Um casal de Deus tem que entrar em sincronia, onde se tem o amor, o respeito, a sabedoria e a união. Lares acabam sendo destruídos devido a falta de discernimento de uma das partes ou até de ambas, porque não compreendem o propósito de Deus.

    O que tem mais também, são pessoas “espertas” e “ignorantes”, a pessoa “esperta” coloca uma passagem bíblica e aplica uma interpretação errônea com intuito de próprio beneficio, aí a pessoa “ignorante”, ao invés de procurar o real significado, acaba aceitando aquilo como verdade absoluta. O que ocasiona isso: falta de raciocínio, humilhação e comodismo.

    A Bíblia não inferioriza e superioriza ninguém, o que ela diz é que cada um tem seu papel a se cumprir, para que possam viver em comunhão e ter um casamento abençoado por Deus.E que ambos tem a sua importância no matrimônio.

    Andre Sanchez, seu texto está ótimo e compreensivo. Espero que as pessoas passem a ler mais a bíblia (não só versículos isolados) e estuda-lá completamente, porque sabedoria é um dom de Deus que não pode deixar de utilizar.

    Responder
  • Elio Ramon disse:

    Entendo que a ordenança de Deus ao homem, é muito mais difícil de ser cumprida, do que a ordenança dada à mulher, ser submissa não é tão complicado, se observarmos que Deus determina que o “homem ame sua mulher, assim como Cristo amou sua Igreja”, isso implica em última estância “dar até sua vida pela esposa”, e qual homem estaria disposto à isso? mesmo os que amam suas esposas profundamente, numa situação destas, teriam no mínimo uma exitação…Além de outro ponto que destaco, onde na Bílbia é determinado por Deus, que homem “ame sua mulher”, e para a mulher é determinado que ela “seja submissa ao seu marido”, “amar” é uma opção mais difícil do que se “submeter” à alguém.

    Responder
  • Fernanda disse:

    Eu não sei, me desculpem. Mas não concordo com o que vocês escreveram, sei lá. Meu marido e eu somos parceiros, amigos, conto tudo para ele, ele me apóia, me aconselha, faz tudo o que pode para me ver feliz. Acho estranho ler que o marido decide isso ou aquilo, que humilha etc…bom, no meu casamento não tem isso. Meu marido e meu melhor amigo, a pessoa que eu mais amo no mundo, seguimos o mesmo caminho. Nunca brigamos, sempre conversamos. Eu tenho 29 anos, meu lindo esposo tem 30, sou dona de imobiliária, ele piloto comercial. Acho que essa história de humilhação e superioridade só ocorre em casamentos onde a mulher e objeto, não onde existe amor onde existe companheirismo. casamento e uma coisa seria e não pode ser usada jamais como status. Eu sou muito feliz casada com o meu marido. Rimos juntos, saímos juntos, somos cúmplices. Somos um casal de verdade. Amo muito ele e a família dele. Bom mas eu também tenho a mente aberta. Marido e mulher tem que ser parceiros, amigos, confidentes e não rivais. Estou casada tem um ano, nos nunca brigamos, sempre chegamos a um acordo. Se fosse para viver como vocês escreveram eu jamais teria me casado. Me casei por amor não por causa da opinião dos outros. Quem tem que decidir como o casal vai viver e somente eles e mais ninguém. Sempre tivemos democracia em casa e nunca fazemos ou fizemos algo sem que o outro concordasse antes. Eu não tenho filhos e nem pretendo ter. Estamos muito felizes assim só nós dois.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fernanda, acho que você não leu atentamente o artigo. Onde está escrito que o marido decide e humilha?

      Responder
  • marta silva disse:

    me ajudem , meu noivo quer que eu seja submissa a ele lhe entregando comida ,cafe, água essas coisas eu não aceito que isso seja a mesma submissão que a Bíblia relata , a é tembem tenho que concordar com ele mesmo que a minha opinião seja contraria , me ajudem

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marta, ele está querendo uma escrava não uma mulher submissa. Explique para ele o que é submissão na Bíblia

      Responder
  • Adenilson Nascimento disse:

    Eu penso o seguinte, Submissão que a bíblia diz, tem uma tradução diferente ao do dicionario, porem desde que o Marido busque a edificação da família, Ora Cristo nos deixa uma ordem e não vamos obedecer? E logico que nos como Cristão vamos obedecer sim, porque tudo que Cristo nos ordena ele ordena para edificação, para melhoria e para termos mais amor, Ora se o Marido resolve “escravizar” sua esposa, o que tem de edificação nisso? Porem o Marido da uma ordem para mulher, e a ordem e a melhor coisa para família, a mulher mesmo contrariada tem que obedecer sim. Não vejo minha noiva como um objeto para eu mandar e desmandar, eu a vejo como minha parceira, que vou ordenar sim, o que for preciso para que a nossa família e nossos futuros filhos, tem a melhor educação e vivencia, Paz e Bem a todos.

    Responder
    • Lindalva Cordeiro disse:

      Você não tem que ordenar ninguém, se você quiser dar ordens para sua esposa, ela não irá obedecer, vai brigar com você e sua vida virará um inferno. Nós obedecemos nossos pais e patrões, marido se entra em acordo, pois mulher não é capacho, é um ser autônomo, se você for casar com essa ideia de que vai ficar dando ordens e uma mulherzinha tonta obedecendo e dizendo amém para tudo, nem se case, pois vai sofrer muito.

      Responder
  • Flavio Santos disse:

    O que está escrito, tá escrito…segue quem crê, e por crê terá os benefícios…. Deus orienta a Mulher a Submissão dentro do casamento, para cooperar com a harmonia dentro de uma lar…..O homem tem em sua natureza o impeto de comandar, e a Mulher tem por natureza o impeto de Ajudar neste comando, quando ambos invertem este papel, há uma frustação em ambos, como um vazio em seus corações, porque uma ordenança de Deus atendia nos traz um coração em paz e preenchido, por isso, a importancia de etendermos que todo conselho divino tem uma recompensa, cabe cada um pagar pra ver….A vida é feita de escolhas, o que você escolhe é o que você se fartará….analise sua vida conjugal, e faça uma anãlise, e julgue a si mesmo, se estas em paz ou em conflito, seja plenamente cheio de Deus em Obediência(sunmissão) a Cristo Jesus, nosso Senhor e Pai…bjs

    Responder
    • Lindalva Lopes disse:

      Obediência a Cristo e aos pais, entre marido e mulher é preciso que ambos sejam um, como vou obedecer a mim mesmo, eu vou ficar dando ordens para mim? Não, marido e mulher são companheiros, precisam de cumplicidade, diálogo, decisões tomadas em conjunto, se um cônjuge não quer que se venda a casa, ela não será vendida, se um dos cônjuges não quer que se registre o bebê com aquele nome, ele não será registrado, escolham um nome que os dois gostem. Se fosse na base da submissão esses exemplos que dei ocorreriam de acordo com a vontade do marido, e a mulher ficaria magoada, ressentida, você acha que um casamento nesses moldes pode dar certo? Decisões em casamento só se forem com o aval dos dois cônjuges, pois quando se casaram com em conformidade com o aval dos dois. Viu como submissão de um em relação ao outro não dá certo em casamento.

      Responder
  • Maria disse:

    Bom, eu estou realmente tendo dificuldades em entender isso. Sou cristã, tenho 17 anos e tudo q eu quero é servir a Deus. Nunca gostei de nenhum garoto, estou sendo totalmente sincera. Tenho defeitos, sou egoísta e preguiçosa, mas sou muito sensata e madura. Quando vejo q minha vida espiritual está ruim, mudo alguma coisa. Penso muito antes de falar, e quase não falo. Tenho uma boa capacidade de liderança. Nos trabalhos em grupo,organizo as coisas mas ao mesmo tempo respeito a todos. Se alguém é melhor em matemática q eu, ouço a opinião da pessoa e faço oq ela sugere. Isso não é uma biografia, mas sim uma pergunta. Como posso ajudar alguém se minha vida espiritual é minha principal missão? Se eu sei através do Espírito Santo q a decisão do meu marido trará algo ruim, fico quieta? Deixo q consequências ruins se concretizem? É fácil para os homens dizerem q a mulher tem q obedecer, mas vira e mexe eu lembro desses versículos e pronto. Minha vida espiritual fica um caos. Também já li um versículo q nunca mais encontrei, q diz q entre homens e mulheres um não deve colocar-se sobre o outro, pois a mulher veio da costela do homem e todo o homem nasce de um útero. Só sei q fica em Gênesis. Enfim, essa é minha maior dificuldade. Se conheço 2 meninos q não são idiotas e machistas isso é muito. Tenho desejos como todo adolescente, mas penso seriamente em ficar sozinha mesmo assim. Não quero desobedecer a Deus, então prefiro morrer sozinha e em paz.

    Responder
    • Karen Rocha disse:

      Minha querida acho que vc esta certa, se é pra viver na Submissão não vale a pena, é melhor ficar sozinha…
      minha querida eu penso como vc sei o que passa é muito facil ser homem e dizer o que está na Biblia porque infelizmente é sempre melhor para eles, a mulher sempre fica abaixo desde que eu li a primeira vez a biblia quando tinha 12, 13 anos me decepcionei muitoooo com ela foi como balde de agua fria na minha cabeça, me senti um verdadeiro lixo humano, e desde então meu unico refugio foi a parte em que diz que para os solteiros virgens não há mandamento no Senhor, todos os homens são machistas… isso não muda mesmo quando um faz elogios ou algo do tipo pra exaltar a mulher, nós sabemos lá no fundo que isso não é de Coração, a verdade é que o homem não vê a mulher como igual, e sim como inferior…
      Eu nunca me esqueci desta parte em que vc citou acima eu conheço este versiculo é sobre o véu na cabeça das mulheres… infelizmente como sempre há uma parte machista ai mais está em 1 CORÍNTIOS 11 VERSICULOS 11 AO 12
      11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
      Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
      1 Coríntios 11:11,12
      a VERDADE MARIA é que para nós mulheres só há 3 caminhos ou vc vira Sapatão, kkkk ou vc fica sozinha ou vc casa e vira capacho, porque eu sei sou mulher infelizmente, e sei que só alguém citar essa parte da Biblia sobre SUBMISSÃO OU O HOMEM É A CABEÇA DA MULHER, QUE MAGOA E A TAL PONTO QUE FICA CICATRIZES AS QUAIS NUNCA MAIS SAEM…
      Um conselho fica sozinha mesmo que seja um pouco infeliz pode ter certeza que não vai doer tanto quanto casar e ter que ser inferior… tenho feito isso ja tenho 22 anos e ta bom assim ser virgem para sempre tem sido a unica alternativa, mais não fiques triste pois isso é dom de Deus na sua vida… fique feliz pois o caminho sozinho tem menos espinho.
      PARA nós mulheres não quem nos ajude e nos defenda, só podemos contar com essa palavra pra nos socorrer… “quem casa faz bem, quem não casa faz melhor” 1 CORINTIOS 7 37 Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.
      38 De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.
      1 Coríntios 7:37,38
      1 CORINTIOS 7 34 Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

      Responder
  • marilza paula dos santos disse:

    BOM DIA,
    Meu marido quer que eu seja sbmissa e humilde com ele,mais quem paga as conta grosseira da casa, limpa cuida e se preoculpa com as coisa do dia-dia sou eu..o que eu faço para ele enchegar que ele esta errado.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Marilza, o melhor caminho é o diálogo

      Responder
  • Anderson disse:

    Olá autor, belo texto, infelizmente as pessoas não entenderam, a palavra submissão ou auxiliar tem um sentido pejorativo graças a nossa cultura, ao meio corporativo que nos ensinou que auxiliar é alguém abaixo do outro… na bíblia ela tem conotação de função não de essência (antologicamente), veja que no A.T. o termo é usado para Deus – Salmo 121 – “Elevo os meus olhos para os montes de onde virá o meu socorro” – socorro = auxílio, veja que Deus é o nosso auxilio (será que Deus é inferior a nós?), no N.T. O Espírito Santo é o auxiliar da igreja, da mesma que Cristo lidera a igreja, com responsabilidade, com carinho e amor (ao ponto de morrer por ela) assim o marido o faz pela esposa, da mesma forma que o Espírito Santo auxilia a igreja, a esposa deve auxiliar o marido, observe que a própria trindade se submete em função mais em essência são iguais – um grande abraço e parabéns pelo artigo.
    Anderson

    Responder
  • Hugo disse:

    Bela explicação do que a moral atual nos é coerente. No final, você conclui que não há submissão, mas parceria. A palavra submissão quer dizer exatamente submissão. Não há erro de interpretação em uma palavra de sentido tão claro, e é nobre assumir que a Bíblia tenha regras ultrapassadas. Na época, fazia sentido o marido ter a mulher submissa, e hoje não faz mais. Faz parte. Era a moral de uma época que durou até pouco tempo. Não é mais. A bíblia é escrita por homens e um registro histórico de um povo. É nobre e digno assumir que nossa sociedade sofre transformações naturais e fiquemos atentos a elas. Dentro da Bíblia está a a palavra de Deus: Temos onze mandamentos a seguir, 10 dados por Deus a Moisés, e 1 dado por Deus a Jesus. Fora os mandamentos dados por Deus, precisamos filtrar os registros históricos e não confundir palavra dos homens com a palavra divina. Fazer exatamente o que você fez é maravilhoso: adaptar à nossa realidade. Parabéns!

    Responder
  • Madeleine Vidal Lima disse:

    O senhor fez uma excelente esplanação do tema, cujo teor se encontra tão claro nas Escrituras, mas infelizmente a maioria dos nossos líderes evangélicos abordam de forma carnal, pessoal, tendenciosa. Dão ênfase a submissão com concepções equivocadas de inferioridade e que não expressam o real sentido dado por Deus e que o Senhor Jesus foi e é exemplo: submissão ao amor de Deus. Deus chama o homem a expressar amor para com sua mulher como ELE próprio fez com a Sua Igreja, mas este homem resiste em obedecer ao Senhor e consequentemente a mulher em ser submissa como manda o Senhor. Ambos precisam um do outro, mas o pecado impede de realizar a vontade de Deus.

    Responder
  • leia disse:

    A todos homens e mulheres aqui, eu comecei a ler a palavra quando tinha 22 anos eu tenho agora quase 23 anos… antes de ler a biblia eu imaginava que Deus queria que o casamento fosse igual a ambos, pensei que não haveria nada ao meu ver machista… rsrs mais infelizmente não foi isso que aconteceu, muito me decepcionei quando li o novo testamento… posso dizer a alguns homens que estão aqui digo e repito ALGUNS, que vocês são capazes de refletir apenas o que vos convém, isso não ta certo… se pegarmos o que a biblia diz a respeito do casamento podemos destacar a parte em 1 PEDRO CAPITULO 3 VERSÍCULO 7: o qual diz: “Maridos vó igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com DIGNIDADE, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” muito simples como alguns homens aqui destacaram a submissão como definição no dicionário , então seguindo esse raciocínio vejamos a definição de DIGNIDADE NO DICIONÁRIO:
    “1. QUALIDADE DE DIGNO. 2. NOBREZA. 3. RESPEITABILIDADE; BRIO; HONRADEZ. 4. CARGO ELEVADO.” se é pra seguir o dicionário posso dizer pelo que entendo e acho que a maioria deve também compreender desta forma que o marido então deve tratar sua esposa assim com respeito: respeitabilidade e nobreza ou seja o varão tem que tratar sua mulher como uma princesa, rainha nobre, cargo elevado… vc não trata um nobre com falta de respeito acho que ambos temos que se repeitar, quanto a um comentário acima a respeito de que o homem tinha o poder no tempo da lei de anular o voto de sua mulher… não estamos mais no tempo da lei e sim da graça que nos trouxe Jesus… e isso é bem explicado no novo testamento principalmente no livro de hebreus, aonde em hebreus capitulo 8 onde já em seu titulo ensina: A antiga aliança era simbolo TRANSITÓRIO DA NOVA. SUPERIOR E ETERNA, DA QUAL CRISTO É MEDIADOR… leiam homens e mulheres este livro este capitulo no livro de hebreus, o Senhor fez novas todas as coisas… e quanto a submissão diz como convém no Senhor… somente mulheres ignorantes e homens muito machistas não entenderiam isso… que quer dizer no Senhor,,, fique bem claro referente as coisas de Deus, se homem dizer algo do tipo: vc não vai na igreja, simplesmente diria sinto muito mais eu amo a Deus acima de tudo… no qual em primeiro seja macho ou fêmea devemos obedecer…
    porque podemos pegar como exemplo uma parte do antigo testamento em que Sara disse a Abraão para deitar fora Ismael e Agar, porquanto zombavam de Isaque… Abraão como pai de Ismael achou isso pesado, mais Deus disse a ele: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço, e acerca da tua serva; EM TUDO O QUE SARA TE DIZ, OUVE A SUA VOZ; PORQUE EM ISAQUE SERÁ CHAMADA A TUA SEMENTE. Gênesis capitulo 21 versículo 12. isso quer dizer que as vezes o homem ta certo, e as vezes a mulher… por isso é importante orar e sempre pedir pra Deus que ele cumpra o certo a sua vontade… Seja ela dita na boca do homem ou da mulher…
    Acho que referente ao sexo a mulher assim como muitos homem usam a palavra de Deus para a difamar e dizer seja submissa a mim mulher ate mesmo em coisas que vc não gosta de fazer… da mesma maneira a mulher pode usar de sua autoridade sobre o corpo do homem dada por Deus onde diz que o corpo da mulher pertence ao marido e o do marido pertence a sua mulher… 1 CORINTIOS CAPITULO 7 VERSÍCULO 4 A mulher não TEM PODER SOBRE SEU PRÓPRIO CORPO: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não TEM PODER SOBRE SEU PRÓPRIO CORPO : ele pertence à sua esposa. DIGO NÓS NÃO SOMOS OBRIGADOS A FAZER O QUE O OUTRO(A) QUER NA CAMA, PORQUE A ONDE ENTÃO SE CABERIA TODA PARTE DITA A RESPEITO DO RESPEITO DO HOMEM PARA COM SUA MULHER E DA MULHER PARA COM SEU MARIDO… mais se seu Marido não aceita essa parte ao menos esta parte referente a união acima citada pode ser levada em conta para defesa da mulher… se vc tem poder sobre o corpo dele e ele sobre o seu logo se ele a obriga a fazer horrores vc também tem esse direito, logo que o corpo dele é seu…
    ISSO tudo me deixa muito triste como mulher, porque o casamento posso até ser muito inocente nesta parte e nada saber… mais nunca deveria ser uma disputa de poder, acho que os dois deveriam ser a cabeça afinal duas cabeças pensam melhor que uma, algumas vezes vc cede outras seu marido, tenho certeza que isso sim seria um casamento abençoado por Deus, sem submissão… o Homem como cabeça pode escolher abrir mão desse direito por amor a sua esposa… talvez este seja o grande segredo de Deus a respeito do casamento… vc abnegar de sua glória abrir mão de ser a cabeça e dar também esse direito a mulher… porque foi isso que Cristo fez ele abnegou seu trono sua glória no céu e se fez homem mortal e deu sua vida por nós (igreja) Aí fica a critério dos homens esta escolha, mais posso dizer que todas as cristãs sonham com isso… acho que as mulheres que leem a bíblia não sonham com um príncipe e sim com um homem que seja capaz de não abrir mão de sua vida, mais do direito da submissão… homens nos libertem!

    Enfim tudo isso é muito complexo casamento é muito pesado, e sempre em cima da mulher…
    Desde que li a Bíblia decidi viver sozinha, solteira quanto aos virgens não há mandamento para eles no Senhor. Graças a Deus…

    Responder
    • Karen Rocha disse:

      É concordo com vc querida, mais pena que os homens não…

      Responder
    • marcelo victor disse:

      Segundo a Bíblia, Eva recebeu duro castigo por ter sido aquela que primeiro desobedeceu ao Senhor, trazendo desgraça para a humanidade: “Sua vontade será para o seu marido e ele te dominará” (Gn 3:16).
      Adão, por sua vez, foi castigado pelo Senhor exatamente porque deu ouvidos à sua mulher, não usando sua posição original de superioridade (ainda que funcional), visto que sua mulher era sua ajudadora na missão de governar toda a criação e fora criada por causa do varão (1 Co 11:9).
      Pela gravidade de tal ato, a sentença não foi abolida pelo Senhor Jesus. Ao contrário, a submissão foi ratificada no Novo Testamento para as mulheres cristãs.
      Feliz da mulher que aceitar essa sentença divina, entendendo-a como consequência da desobediência de Eva e não por vontade de Adão.

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Recomendados para você: