O que significa imundo na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

A Bíblia, principalmente no Antigo Testamento, utiliza a palavra imundo com muita frequência. Veja esse exemplo: “Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias.” (Números 19. 11). Muitas pessoas se confundem, principalmente porque em nossa época imundo tem um significado mais pejorativo, indicando pessoas sujas e, figuradamente, pessoas ruins, maus-caracteres, etc. No entanto, o significado bíblico é bem diferente.

O que significa imundo na Bíblia?

No contexto da Lei do Antigo Testamento, imundo significa “inapropriado para a presença de Deus”. Nesse sentido Deus traz ao povo diversas leis que, se descumpridas, tornariam a pessoa impura ou imunda por certo período de tempo determinado pela lei. Ou seja, ela estaria excluída por aquele período de participar de qualquer cerimonial que envolvesse o contato com o Senhor e às vezes com outras pessoas (o culto público, por exemplo). Algumas leis que tratavam de doenças também exigiam que a pessoa ficasse isolada do convívio próximo com a sociedade até que ficasse curada (Levítico 13. 45-46)

Vejamos alguns exemplos das leis sobre imundícia:

Alguns tipos de animais eram chamados imundos e não podiam ser consumidos, pois se consumidos, deixavam a pessoa imunda: “Destes, porém, não comereis: dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo…” (Levítico 11. 4)

Tocar em um cadáver de um animal imundo fazia a pessoa ficar imunda: “Mas todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés serão para vós outros abominação. E por estes vos tornareis imundos; qualquer que tocar o seu cadáver imundo será até à tarde.” (Levítico 11. 23-24)

A mulher depois do parto era considerada imunda: “Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda.” (Levítico 12. 2)

Um vaso sem tampa era imundo não podia ser usado: “Também todo vaso aberto, sobre que não houver tampa amarrada, será imundo.” (Números 19. 15)

Algumas doenças de pele faziam da pessoa e de quem a tocasse, imundos: “Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á imundo; a carne viva é imunda; é lepra.” (Levítico 13. 15)

O homem com alguma doença venérea era considerado imundo: “Falai aos filhos de Israel e dizei-lhes: Qualquer homem que tiver fluxo seminal do seu corpo será imundo por causa do fluxo.” (Levítico 15. 2)

Não sabemos ao certo a razão de algumas das leis dadas ao povo de Israel no Antigo Testamento, mas certamente, Deus queria conduzir Seu povo à santidade nas diversas esferas de suas vidas naquele momento da história.

Assim, imundo no Antigo Testamento não tem nada a ver com sujeira, mas com desobedecer a certas leis dadas por Deus para que o povo estivesse “de forma apropriada em Sua presença”.

Hoje não observamos mais essas leis, pois as leis cerimoniais foram abolidas em Cristo. Além disso, várias dessas leis que visavam a saúde ou a proteção das pessoas, hoje, de certa forma, são cumpridas com as modernas técnicas da medicina e saneamento básico das cidades.

Hoje, estar imundo é estar em pecado e desagradar a Deus, que é a maior das imundícias.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

> Seu casamento está com GRAVES problemas? Clique aqui, eu posso te ajudar

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão