O que significa temer a Deus?

Postado por em: O que significa isso?

A Bíblia está recheada de textos que falam a respeito do temor a Deus. Como exemplo, cito Provérbios 1.7 que diz que O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” . No texto de Atos 9. 31 vemos que “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

O que significa temer a Deus e temer ao Senhor?Muito entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”. Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele. Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus.

Qual você quer? Escolha e clique:
Teologia Sem Mensalidades - Curso Para Pregadores - Memorização da Bíblia - Ver Outros

Então, o que significa exatamente temer a Deus?

Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor e outros milhares de atributos revelados a nós. Algumas passagens bíblicas demonstram claramente o significado do Temor do Senhor e exemplificam como devemos praticá-lo:

– Temer a Deus é adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20. 3)

– Temer a Deus é tomarmos atitudes de santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2Co 7. 1)

– Temer a Deus é ser fiel a Ele em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.” (2Cr 19. 9)

– Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a vontade de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10)

– Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Pv 8. 13)

Assim, o temor de Deus é como o oxigênio para a vida do discípulo. Sem temor a Deus não existe o discípulo.

Compartilhe a Bênção:

Seja Bacharel em TEOLOGIA - Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui

Escolhidos Para Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

39 comentários

  • Aline Ferreira Rodrigues disse:

    Muito bom o artigo. Parabéns ^^

    Responder
  • menssagens especiais disse:

    confiar no senhor , muito bom artigo

    Responder
  • Geni disse:

    Gostaria de saber se igual. Temor do Senhor e Temor ao Senhor. Por que eu acho que a contração d+o é diferente da preposição a+o. Me ajude por favor

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Geni, as duas formas são válidas. Devemos temer ao Senhor e também termos temor do Senhor.

      Abs!

      Responder
  • Kelia Gondim disse:

    Geni,

    o verbo temer é transitivo direto (liga-se ao complemento sem preposição) quando significa reverenciar, adorar (quem adora adora alguém). ex. Temo o senhor. Quando significa ter medo (quem tem medo tem medo de alguém ou de alguma coisa) Medo do senhor. (que não é o significado da bíblia). Mas a expressão temor é um substantivo e exige tanto o artigo anteposto a palavra quanto a preposição de /ou, pois quem tem temor tem temor a (preposição) alguém ou de (preposição) alguém. Por isso temor ao Senhor ou temor do senhor. Espero ter respondido sua dúvida.
    Kelia Gongim (Educadora Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas)

    Responder
  • Karina Mello disse:

    Foi muito importante para me ter esse conhecimento da diferença entre temer a Deus.

    Responder
  • Eder correa da costa disse:

    Boa noite, sou novo convertido não entendi o seu estudo, estou querendo aprofundar temor de DEUS, se vc tiver outros estudos me enviar “cirurgicasaudeevida@yahoo.com.br”. Agradeço em nome de JESUS, peço desculpas mas não entendi o verdadeiro TEMOR DE DEUS.

    Responder
  • Socorro disse:

    Temer ao SENHOR é o que todos nós temos que faze-lo,pois , se é adoração e respeito é o mínimo que devemos agir, o SENHOR é tudo.

    Responder
    • Irineu Da Cruz Silva Silva disse:

      Louvo a Deus por sua vida, que Deus possa continuar abençoando seu ministério, que venha alcançar muitas vidas, Abraço pr. Irineu de

      Responder
  • Izabella disse:

    Nossa amei a explicação! Me ajudou mto obg! agora entendo o que e realmente temer a Deus! Boa noite q Deus abencoe mto e mais uma vez obg!

    Responder
  • Matondo disse:

    Temor do Senhor ou ao Semhor, é reverenciar o Todo Poderoso em todas tuas praticas.

    Responder
  • deeivison disse:

    para aprendermos a viver, primeiro temos que aprender a temer a Deus

    Responder
  • cristiano disse:

    Achei muito bom este artigo , foi esclarecedor!

    Responder
  • Jose Ailton disse:

    temor e ter medo!
    So Deus tem poder pra da avida e tira a vida. Ver mt10.28 e temor e pricipio da sabedoria porque a pessoa sabe que o pecado aborrece Deus. Eu tenho medo de Deus porque se eu pecar e esquecer de pedi perdao, ele manda por inferno.

    Responder
  • Mayla Miranda disse:

    Estou gravida e tenho medo de contar aos meus pais.
    Tenho 17 anos, meu noivo é auxiliar da obra.
    O que faço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mayla, você deve contar. Até porque não conseguirá esconder isso por muito tempo.

      Responder
    • Adauto Sperandio. disse:

      Conte o teu caso p/ Deus em primeiro lugar, na verdade Deus já sabe e já sabia até mesmo antes de você nascer que seria assim mas ele quer ouvir de você, Deus quer que tenhamos intimidade c/ ele conte p/ Deus e peça para que mova as coisas p/ que venha a contar do jeito certo
      na hora certa sem constrangimento e tudo se ira bem, acredite tenha fé.

      Responder
    • pastor Alexandre viana disse:

      22Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” …

      Responder
  • Joseval disse:

    Muito bom querido…
    Que Deus continue te dando sabedoria para continuar instruindo e edificando vidas…

    Responder
  • Lourdes disse:

    muito bom o significado sobre temer a Deus, Deus te abençoe a cada dia, e te de a cada dia a porção que vc necessita, para que muitas vidas tenham a oportunidade de aprender e conhecer a palavra do Senhor.

    Responder
  • valdeci disse:

    reportagem importantíssima e preciosíssima:simplesmente adorei! Parabéns.

    Responder
  • Dos anjos disse:

    Glória a Deus e obrigado por lhe terem obedecido…

    Responder
  • Alexandre disse:

    Gostei!!!

    Responder
  • ademario Pereira de Souza disse:

    um artigo maravilhoso este que foi tratado aqui sobre o temor do Senhor, eu gostei tanto que sou auxiliar da igreja e me foi dada a oportunidade de dar o ensino num, usei este assunto para transmitir para os irmãos.Foi uma benção. que Deus abençôe grandimente o irmão André sanches em nome de Jesus

    Responder
  • Sueli disse:

    preciso entender qual a diferença entre Temor e Tremor a Deus

    Responder
    • pastor Alexandre viana disse:

      As palavras temor e tremor, segundo o dicionário, têm o mesmo significado: falam de adoração, honra, submissão, obediência e reverência. A determinação bíblica é enfática: ”Serví ao Senhor com temor”. Não se trata de uma atitude alternativa na nossa relação com Deus. Ele exige este procedimento. Foi assim nos dias do Velho Testamento: ”Agora, pois ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma?” Dt:10-12. Nos nossos dias Deus não é diferente, sua exigência não é a de um tirano opressor. Ele nos ama e quer o nosso bem, quando o homem projeta a sua vida baseada no temor de Deus, ele é abençoado. Ele se torna sábio, o temor deve refletir-se tanto no serviço, como no regozijo do crente. Serviço é todo o nosso envolvimento com a obra de Deus. Deve ser sincero e espontaneo, regozijar-se é alegrar-se grandemente. Deus está presente e quer ser honrado tambem nos momentos de descontração. Pense nisso!

      Responder
  • Alexandre disse:

    O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:28-29).

    Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã.

    Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

    Na bíblia existem algumas regras explícitas sobre o significado do Temor do Senhor para os cristão, entre elas o crente em Deus deve:

    Ter atitudes de santidade e pureza;
    Ser fiel a Deus;
    Adorar exclusivamente à Deus como único deus;
    Aborrecer o mal;
    Viver uma vida de sabedoria e fé em Deus.

    Responder
  • Alexandre disse:

    No meio cristão, o temor a Deus é pregado como forma de conselho que, se seguido, resulta em boa conduta e bem-aventurança.

    Este temor, no entanto, é facilmente confundido com medo, pois as palavras possuem significados muito próximos. O conceito, porém, é bastante distante do medo,

    Responder
  • Alexandre disse:

    Biblicamente falando, temor não é medo. Se assim fosse, o temor a Deus não seria a causa de grande prazer para o justo, pois o medo não traz prazer, alegria, felicidade; traz inquietação ante a percepção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça”,

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    um outro ponto de vista. Muitas pessoas entendem o significado da palavra TEMOR como medo, mas ao analisarmos à luz da palavra de Deus, temos um entendimento bem diferente.

    Para os servos do Senhor, temer a Deus significa ter toda uma existência de vida firmada em Deus. Quando a Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, perguntamos: Quem é o princípio?

    Respondemos: Jesus é o princípio de todas as coisas. No livro de Eclesiastes diz que o fim de todas as coisas é temer a Deus. Voltamos a perguntar: Quem é o fim de todas as coisas?

    Respondemos: Jesus é o fim de todas as coisas. Então biblicamente Jesus é o princípio e o fim de todas as coisas, Ele é o Alfa e o Ômega .

    Então ,temer ao Senhor, é ter toda uma existência de vida, seja ela de quanto tempo for; na presença de Deus. Isto é para o crente temer a Deus, sabendo que o fim da nossa existência será o encontro com aquele que vive para sempre. O nosso Jesus.

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”
    [Salmo 34:9]

    Certo dia, Jesus propôs uma parábola onde três homens figuravam como elencos. O terceiro chegando diante de seu senhor disse: “Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste”. Então respondeu o patrão daquele homem: “Servo mau, por tua própria boca te condenarei” – (Lucas 19:20-22).

    Davi não está se referindo a este tipo de temor contado por Jesus na parábola das dez minas. Mesmo porque, o temor sentido pelo homem desta parábola não trouxe nenhum benefício a ele, ao contrário, foi chamado de mau empregado e desqualificado para o trabalho.

    O texto também não está sugerindo ao homem uma postura simplesmente de estagnação mental, onde ele isoladamente mergulha na ociosidade “reverenciando” o Senhor somente em pensamento. Ao contrário – temer – biblicamente, tem uma conformidade com – obediência – aos princípios da Palavra de Deus. Enfim, temer está ligado diretamente à santificação diária na prática da obediência e fidelidade ao Senhor. Isso é ter toda a existência de vida firmada em Deus.

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    Temer o Senhor é cumprir,por exemplo,Marcos 16:15, onde Jesus diz: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. È uma ordem de nosso mestre e se somos seus servos, o que fazer? Agir por temor, não com pavor.

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    Temer o Senhor é policiar as palavras que saem da boca: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” – Efésios 4:29.

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    Temer o Senhor é não entristecer o Espírito Santo: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” – Efésios 4:30.

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    “O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte” – (Provérbios 14:27). Temor a Deus não pode ser comparado com pavor totalmente irracional e sim respeito ou reverência que procede de uma apreciação dos atributos de Deus.

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    O Senhor Deus é justo, santo, Onipotente, Onisciente e Onipresente, e qualquer ser humano deveria sentir profundo respeito para com Ele. A bíblia diz: “Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno” – (2 Crônicas 19:7).

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    Qualquer ensinamento ou exercício que afasta os nossos pés dos caminhos de Deus pode extinguir o temor do Senhor e acarretar sérios prejuízos, muitos deles irreversíveis. Temer ao Senhor é comprovação de sensatez, por outro lado, não temer ao Senhor é demonstração de insanidade. Confira em sua bíblia “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino…. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor” – (Provérbios 1:7,29).

    Responder
  • pastor Alexandre viana disse:

    Enfim, muitos outros ricos ensinamentos estão impressos nas Escrituras com a finalidade de esclarecer aos santos o caminho de uma vida espiritual saudável e próspera. Você mesmo poderá acrescentar muitos deles. Contudo, de nada serve conhecer e não praticar. Aprenda com o rei Davi: “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem”. Você está necessitando de alguma coisa? Quer ter uma vida com Deus? Temer ao Senhor – este é o caminho!

    Responder
  • Felipe disse:

    Para mim o que foi escrito remete a uma Síndrome de Estocolmo.

    Além disto temos:

    “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.”
    João 4:18
    E agora?

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Escolhidos Para Você